Blindagem

Governo veta informações sobre obras de centros de hemodiálise

Requerimento com cobrança de informações ao secretário de Saúde, Carlos Lula, era de autoria da deputada Nina Melo; base governista votou pela sonegação dos dados

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Cafeteira é líder do Governo Flávio Dino
Cafeteira é líder do Governo Flávio Dino (Rogério Cafeteira)

A base governista na Assembleia Legislativa vetou requerimento nº 262/2018, de autoria da deputada estadual Nina Melo (MDB), que solicitava informações sobre a construção de 7 centros de hemodiálise no estado, e blindou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O requerimento foi primeiro rejeitado pela Mesa Diretora da Casa, formada por governistas. Em seguida foi colocado para apreciação do Plenário após a autora da proposta recorrer da decisão.

Antes da apreciação, o líder do Governo na Casa, deputado Rogério Cafeteira (DEM), chamou a atenção de aliados do Palácio dos Leões no Plenário e orientou os colegas a votarem pela manutenção da decisão da Mesa. O objetivo foi manter blindagem a Carlos Lula, que enfrenta crise na Saúde e é investigado pela Polícia Federal (PF) no inquérito nº 0606/2017.

Após manifestação de Cafeteira, Nina Melo, Sousa Neto (PRP) e Wellington do Curso (PSDB) cobraram transparência do Governo e questionaram a estratégia do Palácio dos Leões de sonegar informações sobre os centros de hemodiálise.

“Eu encaminhei esse requerimento ao secretário de Saúde, o senhor Carlos Lula, motivada pela dor e pelo sofrimento de centenas de pacientes renais que têm que se deslocar no estado do Maranhão para conseguir fazer uma hemodiálise. Fato que vem acontecendo nos últimos anos e que tem sido repercutido em redes sociais, repercutido em TV, rádio, denunciando o sofrimento dessas pessoas”, justificou Nina.

Ela afirmou que o Ministério Público já ingressou com uma ação contra o Estado para que as obras sejam concluídas. Por isso a cobrança de dados em relação aos empreendimentos.

Wellington do Curso manifestou apoio ao requerimento e questionou a manobra do Executivo.

“Senhoras e senhores, nós tivemos aqui nesta Casa um minuto de silêncio em homenagem a três maranhenses que estavam saindo do interior do estado [Arari] para fazer tratamento de hemodiálise em São Luís e que se envolveram em um acidente de trânsito. Todos os pacientes morreram [além do motorista e de outro passageiro]. A preocupação é algo tão simples: informação. A população quer saber, o povo do Maranhão quer saber”, pontuou.

Sousa Neto concordou com os colegas e disse que a falta de transparência é a marca do Governo.

Hemodiálise – O atraso na conclusão e entrega das obras dos centros de hemodiálise chegou a ganhar repercussão nacional no início do ano, com reportagens da TV Mirante, veiculadas no Bom Dia Brasil e no Jornal Hoje da Rede Globo.

Em janeiro, o veículo mostrou o drama de dezenas de pacientes – residentes no interior do estado -, que precisavam se deslocar por mais de 400 quilômetros, pelo menos duas vezes na semana, para se submeter ao tratamento de hemodiálise na capital.

Desde 2015 clínicas de hemodiálise seguem sem inauguração. O Governo do Maranhão reservou quase R$ 7 milhões para as obras e os contratos foram assinados em 2014, mas nenhuma clínica foi entregue.

Há obras, por exemplo, em Pinheiro, São José de Ribamar, Chapadinha, Santa Inês, Imperatriz, Coroatá e em São Luís.

No ano passado, o Governo informou que concluiria três clínicas para oferecer pelo menos 111 novas vagas. Ontem, vetou dados sobre as obras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.