Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O Prof. Dr. Frederico Buhatem Medeiros, Doutor em Patologia e Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo/ FOUSP e Mestre em Diagnóstico Bucal-Semiologia, com especialização em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial e Implantodontia é um dos entrevistados de hoje no Bom Dia Mirante. No dia 23 ele faz palestra na V Jornada de Odontologia, sobre o tema “Pacientes com alterações cardiovasculares. Como tratar? Do consultório à atuação hospitalar”, na Cidade Universitária. Ele é filho de Maria da Graça e Sérgio Medeiros
O Prof. Dr. Frederico Buhatem Medeiros, Doutor em Patologia e Estomatologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo/ FOUSP e Mestre em Diagnóstico Bucal-Semiologia, com especialização em Cirurgia e Traumatologia BucoMaxiloFacial e Implantodontia é um dos entrevistados de hoje no Bom Dia Mirante. No dia 23 ele faz palestra na V Jornada de Odontologia, sobre o tema “Pacientes com alterações cardiovasculares. Como tratar? Do consultório à atuação hospitalar”, na Cidade Universitária. Ele é filho de Maria da Graça e Sérgio Medeiros
Em São Paulo, o médico Pedro Filho Brito participando do Congresso de Prática de Ortomolecular já em sua 31ª Edição. Temas interessantes da Ortomolecular no uso prático da Nutrologia Médica. Uma passagem também pelo item Terapia da Reposição Hormonal nas diversas fases da vida e em especial no Climatério e Andropausa
Em São Paulo, o médico Pedro Filho Brito participando do Congresso de Prática de Ortomolecular já em sua 31ª Edição. Temas interessantes da Ortomolecular no uso prático da Nutrologia Médica. Uma passagem também pelo item Terapia da Reposição Hormonal nas diversas fases da vida e em especial no Climatério e Andropausa

TVN na Copa
Enquanto os usuários da TVN poderão assistir a todos os jogos da Copa do Mundo 2018 nos canais esportivos Fox Sports (88 e 488), a empresa terá horário diferenciado no dia 22, sexta-feira, quando estará com sua loja no São Francisco fechada pela manhã e abrindo ao público
somente das 13h às 18h.
Tem mais: no dia 27, o expediente será normal pela manhã, das 08h às 13h, mas com a loja fechada
na parte da tarde.
É que a TVN, assim como muitas empresas, optou pela compensação de horas para que os colaboradores também possam assistir aos jogos.

Ouvindo e aprendendo
Como em outros períodos pré-eleitorais, é intensa a procura de professores de comunicação oral em São Luís.
Ensinamentos de um dos mais conhecidos: o conteúdo da mensagem transmitida significa 7 por cento do sucesso da oratória.
A voz, especialmente a entonação, corresponde a 38 por cento e os outros 55 por cento ficam a cargo da expressão corporal.
Há controvérsias.

O que interessa
As conversas dos partidos pequenos, nesta fase, têm um objetivo: integrar coligações que abram a possibilidade da eleição de deputados estaduais e federais. Sabem que sozinhos não irão adiante.
Quanto ao apoio nas majoritárias, não chega a significar muito.
Pode ser qualquer um.
Líder nanico e sem mandato parlamentar perde o poder de fogo e não leva vantagem na distribuição dos cargos.

Time seleto
Um time seleto de empregados da VLI, empresa de soluções logísticas, marcou presença no Prêmio Revista Ferroviária, concedido pela publicação especializada, de mesmo nome, reconhecida como referência no segmento metroferroviário.
O evento realizado em São Paulo destina-se a homenagear os homens e organizações que mais fizeram pelo transporte metroferroviário no Brasil.
Representando o corredor Centro-Norte da VLI, trecho que engloba os estados do Maranhão e Tocantins, esteve o servidor Hemerson Sousa Oliveira.

Todeschini
Entre os dias 21 e 24 de junho, a Todeschini (www.todeschini.com.br) - uma das maiores empresas de móveis planejados da América Latina -, participa de um dos eventos mais importantes de franchising do mundo: a ABF que acontece no Expo Center Norte em São Paulo.
A marca levará ao stand de 12 m² novos produtos e todas as informações sobre o seu modelo de franquia.
Sempre atenta às novas tecnologias, a Todeschini disponibiliza aos visitantes a experiência em conhecer melhor o negócio.
Através dos óculos 3D, eles poderão fazer uma viagem e conhecer ambientes reais de lojas, de projetos e de produtos, observando sua futura operação.

Só em Copa do Mundo
Tem cenas que costumam ser vistas apenas em Copas. Por exemplo, a do sujeito que pintou o rosto com as bandeiras das duas seleções adversárias. Ou então o agradecimento dos jogadores panamenhos pelo apoio da torcida, mesmo diante da derrota por 3 a 0.
É que o Panamá está estreando em Mundiais. Sua classificação foi motivo de orgulho no país.
À falta de técnica, os jogadores responderam com muita entrega. Chegaram a atrasar o protocolo inicial da partida porque decidiram fazer uma rodinha dentro de campo para desejar sorte uns aos outros.
Fora do gramado, quem venceu foi o Panamá. A torcida deu show, a começar na execução do hino, cantado a plenos pulmões.

Jingle volta à tona
A campanha começará daqui a dois meses e os eleitores precisam estar preparados. Figuras carimbadas vão se comportar como se não tivessem responsabilidade alguma pelo que aconteceu. Privilégios insensatos, corrupção, fraudes abusivas, gastos públicos irracionais e incompetência administrativa. Poderão
se juntar num bloco e adotar como jingle a famosa letra da música “daqui para frente,
tudo vai ser diferente”. Não adiantará.

TRIVIAL VARIADO

Tem seleção que começou a segunda rodada ontem e nem sinal de campeão. Os favoritos principais perderam, empataram ou ganharam jogando mal. Na Copa russa, não pintou inovação tática ou qualquer sintoma de revolução dentro do campo.

Em tempo: não creio que aconteça, o que não faz da Copa menos interessante. A razão é a melhor possível, sustenta a paixão visceral pelo futebol: emoção.

Malabarismo equivocado: a cada véspera de campanha eleitoral, algumas circunstâncias se repetem, mesmo com políticos experientes: ficam por algum tempo em cima do muro e pulam para o lado errado.

Identificada pela curiosa alcunha de “amante” nas planilhas da distribuição de propinas da Odebrecht, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) começa a ser julgada hoje pelo Supremo Tribunal Federal.

O que era apenas comentário agora é oficial: o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou que o valor total de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha será de R$ 1,716 bilhão.

Tem mais: o fundo foi criado no ano passado para regulamentar o repasse de recursos públicos entre as legendas, depois que foi vetado o financiamento privado das campanhas. Este fundo será repartido entre os diretórios nacionais dos 35 partidos com registro no TSE.

Um torneio à parte da Copa do Mundo ocorre nas mídias sociais e para avaliar o impacto dos preparativos e da estreia da seleção brasileira no mundial, o IBOPE Repucom monitorou a evolução no volume de seguidores dos jogadores da seleção nas principais mídias sociais.

Comparando com os volumes de seguidores da última semana (11/06), quem lidera em ganho de novos inscritos nas mídias sociais é o atacante Neymar, amado e odiado, que somou mais de 1,2 milhão de novos seguidores no período, 67% deles só em sua
conta oficial no Instagram.

As Coreias unidas mais uma vez. Pelo menos no esporte. Pyongyang e Seul formarão uma equipe conjunta para os Jogos Asiáticos.

O jovem empresário Cristiano Fernandes teve seus 41 anos comemorados segunda-feira em grande estilo com almoço na casa de seu pai Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Melina.

DE RELANCE

Estamos por um fio
Há muito de preconceituoso na avalanche de críticas ao novo penteado do maior jogador brasileiro. Tenho convicção disso, mesmo que muitos dos que pegaram pesado com Neymar achem que estão falando apenas do cabelo dele. Não estão. De fato, há toda uma formulação estética, engessada em um padrão europeu e publicitário de antigamente, por trás do mau humor. Ficou estranho, concordo. Mas esse é um
problema só do Neymar.

Estamos por um fio 2
É óbvio que quando um dos melhores jogadores do planeta muda o visual para uma estreia de Copa, quer chamar a atenção e sabe que vai gerar zilhões de posts nas redes sociais. Não analiso aqui os comentários e as brincadeiras, mas o momento em que tudo isso passa do limite do humor e vira raiva e ódio.

Estamos por um fio 3
Se o Neymar se sente bem sendo loiro, ou fantasiado de calopsita, que bom para ele. O cabelo é dele, a história é dele, a identidade dele é ele quem faz e constrói. Li e ouvi em muitos comentários a mesma música de fundo, desta vez mais disfarçada: “Moleque vileiro metido a besta”. Engraçado. Quando um loiro cultiva dreads em homenagem a Bob Marley, é cool. Afinal de contas, na mais perfeita metáfora que faz a ponte entre país e futebol, estamos todos por um fio.

Pimenta e poesia no São João
Quem já ouviu o mais novo CD de Alexandra Nícolas intitulado sugestivamente de “Feita na Pimenta” vai entender o porquê dos elogios arrebatadores que grandes críticos musicais estão fazendo à cantora maranhense e seu trabalho, que conta com esmerada direção musical de João Lyra. O renomado crítico Mauro Ferreira, resumiu o CD como “arretado, temperado com a malícia dos vivazes ritmos musicais agrupados sob o genérico rótulo de forró”. Já para Tarik de Sousa o CD é “nordeste na veia”! E Zeca Baleira vai mais longe ao dizer que “Feita na Pimenta nos remete a um tempo de delicadeza da música popular, como se estivéssemos ouvindo o auto – falante de um arraial perdido na memória”.

Pimenta e poesia 2
A propósito: Zeca Baleiro sabe do que fala, pois ele gravou um dueto com Alexandra Nívcolas nesse CD, com a música Teu, uma composição dele e de Anastácia. Aliás, uma das mais belas faixas do disco que também faz sucesso na plataforma de música Spotify. E agora, toda a musicalidade de “Feita na Pimenta” será apresentada em shows gratuitos ao público maranhense, com estreia nesta quinta-feira no Arraial da Vila Palmeira. Na sexta, o show será no Arraial da Praça Nauro Machado e no sábado, no Arraial do Ipem, encerrando domingo no Arraial da Praça Maria Aragão.

SESI tem arraial
O São João do SESI 2018 promete, nos dias 22 e 23 de junho, no SESI Araçagi. No primeiro dia, a animação começa às 18h30, com as apresentações de danças dos alunos da Escola SESI Anna Adelaide Bello, seguida das atrações Boi de São Miguel do Rosário; Companhia Barrica; Boi de Maracanã e Boi de Axixá. Já no sábado, 23, são destaques da programação, o Barriquinha, Boi de Morros, Grupo de Forró Pé no Chã, Boi Brilho da Ilha e, encerrando, com Boi da Maioba.

Eliezer Batista
Estive algumas vezes com Eliezer Batista em São Luís. Homem de fino trato, gentil, atencioso. Ontem, o maior executivo que a Vale teve partiu para a eternidade deixando para trás uma vitoriosa carreira nessa empresa que teve, como ponto alto, presidente por duas vezes, e a partir de 1980 criou uma estratégia de comercialização de minério em grandes volumes e a longo prazo com as siderúrgicas japonesas.

Durante a Copa
Ainda não é permitido pedir voto. Mas dinheiro e likes, sim. Os pré-candidatos à Presidência e os partidos políticos estão aproveitando o momento de pré-campanha para aumentar a visibilidade nas redes sociais e dar o pontapé inicial na arrecadação de doações.

Para escrever na pedra:
“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”. De Nelson Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.