Violência nas vias

Em 10 anos, Maranhão elevou número de mortes de trânsito

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas do Ministério da Saúde apontam que em uma década da Lei Seca houve uma elevação de 17,5% na quantidade de óbitos em ruas e avenidas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O uso do bafômetro e multa pesada não inibiu o consumo de álcool por motoristas no Maranhão
O uso do bafômetro e multa pesada não inibiu o consumo de álcool por motoristas no Maranhão (O uso do bafômetro e multa pesada não inibiu o consumo de álcool por motoristas no Maranhão)

SÃO LUÍS - Dado divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) em referência aos 10 anos de vigência da Lei Seca no país - entrou em vigor no dia 19 de junho de 2008 - aponta que o Maranhão elevou o número de mortes de trânsito durante este período. Em uma década, houve uma elevação de 17,5% na quantidade de óbitos em ruas e avenidas, o que posiciona o estado como o terceiro do país no índice, sendo superado apenas por Tocantins (27,8%) e Piauí (27,5%).

Nas regiões Norte e Nordeste, o aumento foi de 16% e 6,3%, respectivamente. Já nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul houve redução no quantitativo de óbitos em uma década. Ainda de acordo com o MS, se determinados estados apresentaram elevação no índice de mortes, outros registraram queda no percentual, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Na capital do país, aliás, foi registrado uma diminuição de 40,6% no caso de mortes no trânsito.

No Maranhão, o fator apontado para o índice considerado preocupante no número de mortes no trânsito está ligado ao consumo de álcool. Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) do MS apontou uma elevação no consumo de bebidas entre as mulheres, que passou de 1,9% em 2011 para 2,5% em 2017.

Ainda de acordo com o levantamento, São Luís está entre as capitais onde mais se pratica o consumo de álcool ligado à direção. Entre as cidades que se destacam de forma negativa na pesquisa estão Palmas (TO), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS).

Casos

Um dado que corrobora com o levantamento do MS está no quantitativo de corpos que deram entrada no Instituto Médico Legal (IML) no último fim de semana. De acordo com o órgão, pelo menos cinco pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito de sexta-feira,15, até o início da tarde de domingo,17, somente na Região Metropolitana. Mesmo com a intensificação das campanhas de fiscalização e do uso do bafômetro para coibir o consumo de álcool, os motoristas ainda insistem em desobedecer a lei.

Mudanças

Em abril deste ano, entrou em vigor a Lei número 13.546 que ampliou as penas para os infratores no trânsito. De acordo com o dispositivo legal, se antes a pena de prisão para o motorista que cometesse homicídio culposo no trânsito dirigindo sob efeito de álcool variava de 2 a 5 anos, com a mudança, a pena aumenta para até 8 anos de reclusão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.