Dados preliminares

Censo Agropecuário destaca produtos cultivados em SL

Maxixe, milho verde e quiabo estão entre os principais produtos de horticultura cultivados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Dados preliminares do Censo Agro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que, nos 817 estabelecimentos agropecuários identificados em São Luís, predominam lavouras de mandioca, feijão verde e milho e hortifrutis como maxixe, quiabo, pepino e alface.
De acordo com os números apresentados pelo coordenador da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), Wellington Georges, durante o recenseamento foram encontrados 165,88 hectares de área colhida de mandioca; 56,99 hectares de área colhida de feijão verde; e 18,06 hectares de área de milho em grãos.
No que diz respeito aos produtos da horticultura, destaque para os 253.923 quilos produzidos de maxixe, 225.993 quilos de milho verde, 213.565 quilos de quiabo, 98.710 quilos de pepino (98.710 e 75.958 quilos de alface.
Também foram divulgados alguns dados preliminares em nível estadual. As principais lavouras temporárias foram de soja (669.124,57 hectares de área colhida); milho em grãos (353.809,47 hectares de área colhida); arroz em casca (84.725,55 hectares de área colhida) e mandioca (84.725,55 hectares de área colhida).
Balsas foi o município com maior área colhida de soja, seguido por Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, Loreto e Sambaíba. Em relação ao cultivo do arroz, os municípios com mais área colhida foram Grajaú, São Mateus do Maranhão, Codó e Tutoia.
No que diz respeito ao cultivo do milho, mais uma vez Balsas foi o município com maior área colhida, seguido de Tasso Fragoso, Riachão, Tutoia e Carolina. Já sobre o cultivo da mandioca, municípios em destaque foram Pedro do Rosário, Urbano Santos, Viana, Tutoia e Barreirinhas.
Sobre a criação de bovinos, os municípios com a maior quantidade de rebanho foram Açailândia, Amarante do Maranhão, Santa Luzia e Grajaú. Sobre os suínos, os municípios de Balsas, Chapadinha, Caxias e Timon apresentaram os maiores rebanhos. Por fim, os municípios de Viana, Cajari, Matinha e Penalva tiveram os maiores rebanhos de bubalinos.

Avaliação

De acordo com o chefe da unidade regional do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo, o Censo Agropecuário no estado está finalizado no que diz respeito à coleta dos dados e crítica das informações obtidas. Ele afirmou também que os dados são de extrema importância para viabilizar, por exemplo, políticas públicas voltadas para as atividades agropecuárias.

“É fundamental que você tenha dados precisos e atuais para fazer um planejamento estratégico do que o estado pode fazer no ponto de vista estruturante para viabilizar essas atividades”, destacou Marcelo Virgínio de Melo.

A mesma opinião foi compartilhada pelo presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, ao corroborar que os dados são importantes para o planejamento nos setores públicos e privados, tendo em vista os impactos das mudanças nos mercados nacional e internacional. “O censo traz muitas informações para nos qualificarmos para as mudanças extremamente rápidas que estão acontecendo. Precisamos, por exemplo, ter políticas específicas voltadas para a desocupação rural”, disse.

Mais

Divulgação final

A divulgação dos dados do Censo Agropecuário, em nível regional e nacional, está prevista para iniciar no mês de julho deste ano. Serão divulgadas periodicamente, ao longo dos meses, diversas publicações relacionadas à pesquisa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.