Combate à dengue

Ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo realizadas no bairro do Cohafuma e entorno

As atividades consistem em trabalhos de limpeza, visitas domiciliares, e ações educativas com palestras em escolas da área

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
A aplicação de larvicida é realizada pelos agentes de saúde.
A aplicação de larvicida é realizada pelos agentes de saúde. (dengue)

SÃO LUÍS - Moradores dos bairros Cohafuma, Recanto do Vinhais e Vila Progresso estão recebendo ações de combate ao Aedes aegypti. As atividades, realizadas pela prefeitura de São Luís, consiste em trabalhos de limpeza, com capina, roçagem e coleta de bagulhos volumosos; visitas domiciliares, com aplicação de larvicida e recolhimento de amostras para estudo; e ações educativas, com palestras em escolas da área. Neste sábado (23) ocorrerá a culminância das atividades, na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil.

Desde o seu início, a ação vem apresentado resultados positivos. Nos primeiros cinco meses deste ano, houve redução de aproximadamente 50% no número de casos de dengue notificados no município, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de janeiro até a primeira semana de junho de 2017 foram notificados 650 da doença, enquanto em 2018, no mesmo período, este número caiu para 324

O objetivo do trabalho é promover a conscientização da população sobre o assunto. Além do Cohafuma e do Recanto dos Vinhais, outros bairros da cidade já receberam a ação. O trabalho já foi realizado em locais como Vinhais, Planalto Vinhais I e II e Vila Menino Jesus de Praga.

Durante as visitas domiciliares, os agentes de saúde orientam moradores sobre as condutas preventivas, além de verificarem o armazenamento adequado de água nos imóveis e o acúmulo em locais que podem ser criadouros do mosquito. Também é realizado a aplicação de larvicidas para eliminação dos focos do inseto. Durante o mutirão que acontece ao longo da semana, acontece pelas ruas da área a nebulização espacial feita pelo carro fumacê.

Na culminância da ação, além dos serviços de limpeza serão oferecidos à população serviços na área da atenção básica, como vacinação contra doenças como febre-amarela, meningite, gripe e vacinação de cães e gatos.

AÇÕES

Os serviços de limpeza urbana também serão intensificados durante a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti. A capina e roçagem já foram concluídos no Cohafuma e agora estão ocorrendo nas comunidades do entorno, como Vila Progresso e Jardim Progresso. Além disso, será feito o serviço de bota fora, que é o recolhimento do chamado entulho volumoso: móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de entulho, poda e capina domésticas. A partir da sexta-feira (22) e no sábado (23) as caçambas estarão percorrendo o bairro.

O mutirão de atividades e serviços incluem ainda a realização de palestras educativas em escolas, com teatro de bonecos. As palestras, que abordam as formas de prevenção às arboviroses e visam à conscientização dos estudantes acerca do problema. Na área do Cofahuma, escolas como a Unidade Básica de Educação (U.E.B.) Oliveira Mata Roma participam das atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.