Filosofia

A filosofia de Rousseau e Kant debatida em congressos

Três eventos que ocorrem simultaneamente na Universidade Federal do Maranhão discutem as implicações das obras dos pensadores com as ciências humanas e sociais na atualidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Pensamento de Rousseau é tema de evento na UFMA
Pensamento de Rousseau é tema de evento na UFMA

SÃO LUÍS - Tendo como uma das finalidades abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente acerca da filosofia de Rousseau e de Kant e suas implicações com as ciências humanas e sociais, ocorre na próxima segunda, terça e quarta-feira (dias 25, 26 e 27), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), três eventos que visam a integração de estudantes e de pesquisadores cujos trabalhos se relacionam às obras dos pensadores. As inscrições para os eventos podem ser feitas até domingo (24), no endereço eletrônico https://congressorousseau.wixsite.com/congressoufma2018/inscricao ou no dia do evento, cuja programação começa às 8h15 no Centro de Ciências Humanas da UFMA.

O I Congresso Internacional Rousseau X Kant - UFMA; o III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau – UFMA: Estética e Representação e o I Congresso Kant – UFMA: Liberdade, Justiça e Dignidade, da Universidade Federal do Maranhão são uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau – UFMA e do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Kant – UFMA, coordenados, respectivamente, pelo professor Luciano da Silva Façanha e pela professora Zilmara de Jesus Viana de Carvalho.

O professor Luciano Façanha explica que a ideia de unir os três congressos em um evento se deu pela possibilidade de construir um diálogo entre os dois pensadores e também para fortalecer os grupos de pesquisa. “Nossa expectativa é de que alcancemos um bom público, contabilizando em torno de 400 inscritos de São Luís e também vindos de campis do interior do estado. Além disto, reuniremos no evento 18 palestrantes convidados de estados como São Paulo, Goiás, Bahia, Pará, Distrito Federal, entre outros”, destaca o professor.

A programação do evento consta de minicursos, comunicações orais, mesas temáticas e conferências. Para abrir os congressos será proferida pela professora Vera Waksman, docente de Filosofia Política da Universidad Nacional de La Plata e doutora em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires e pela Université Paris 8, a conferência “Rousseau y las lecturas kantianas: amor de sí, razón y libertad”. O evento será às 18h15 de segunda-feira (25), no auditório central da UFMA.

Já a palestra de encerramento ocorre na quarta-feira (27), às 10h15, no auditório setorial do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Na ocasião, a professora Carlota Boto proferirá a conferência “Rousseau, kant e o imaginário da pedagogia das luzes”. Em seguida, o professor Wilson Alves de Paiva falará sobre o tema “Educar no meio do jardim: ética e estética no pensamento de Paulo Freire, Kant e Rousseau”.

Pensamento de Kant também será debatido na programação
Pensamento de Kant também será debatido na programação

Perfis

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo iluminista, de grande envergadura, é observado na atualidade como o precursor de diversas questões, estando inclusive no cânone da história da filosofia. Renovador capital dos problemas da ontologia, epistemologia, ética, além de uma concepção inovadora da linguagem, que segundo a crítica especializada, unifica a obra do filósofo da Ilustração.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss, Rousseau é um crítico do cogito cartesiano e fundador das ciências humanas. Há ainda uma articulação de sua filosofia com a estética, passando pela literatura, música, teatro, festa, romance, escritos autobiográficos, educação e política em seu pensamento, podendo se encontrar uma chave de leitura de problemas fundamentais da filosofia contemporânea da linguagem e do sujeito.

Já Immanuel Kant (1724-1804), através da sua filosofia crítica, representa um marco no pensamento moderno do séc. XVIII, uma filosofia que se apresenta como sistema, portanto, com pretensões a pensar a razão em sua totalidade, isto é, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático. l

Serviço

O quê

I Congresso Internacional Rousseau X Kant - UFMA; o III Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau – UFMA: Estética e Representação e o I Congresso Kant – UFMA: Liberdade, Justiça e Dignidade

Quando

Segunda, terça e quarta-feira (dias 25, 26 e 27)

Onde

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Inscrições

Até domingo, 24, no endereço eletrônico https://congressorousseau.wixsite.com/congressoufma2018/inscricao

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.