Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
A BELEZA das índias é destaque nos arraiais juninos de São Luís, a exemplo do Arraial da Praça Maria Aragão.
A BELEZA das índias é destaque nos arraiais juninos de São Luís, a exemplo do Arraial da Praça Maria Aragão.
O prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda posando com um grupo de brincantes, na noite do último sábado, quando aplaudiram as apresentações de bumba meu boi e o show de Flávia Bittencourt com os convidados Nando Cordel, Lena Machado e Alceu Valença
O prefeito Edivaldo e a primeira-dama, Camila Holanda posando com um grupo de brincantes, na noite do último sábado, quando aplaudiram as apresentações de bumba meu boi e o show de Flávia Bittencourt com os convidados Nando Cordel, Lena Machado e Alceu Valença

História e futebol
Na Rússia, a história sempre foi rude, implacável e cruel - como o próprio inverno de lá. Mas, mesmo no fulgor do verão, como agora, há cabeças que rolam como rola a bola e tronos manchados de sangue derrubados ou retomados ao sabor dos elementos - no caso, 11 elementos fardados, correndo atrás da redonda.

Reluzente
Nesses primeiros dias de Copa russa, Cristiano Ronaldo reluz feito um tsar dos tempos áureos, qual Pedro, o Grande, ao passo que Messi fez as vezes de Nicolau II, o derradeiro e desastrado soberano Romanov. Enquanto isso, a Alemanha? Bem, a Alemanha, você sabe, está habituada a chafurdar na Rússia - e, dessa vez, não pode nem culpar o general inverno? Já o México teve seu dia de Argélia (que bateu a mesma Alemanha na Copa de 1982): jogou como sempre e ganhou como nunca.
Mas, claro, o que importa é o Brasil. E o fato novo é que o time quase levou um chocolate moral da Suíça, conhecida pela proverbial neutralidade (que, até o último domingo, era extensiva também ao futebol).

Estilizado
O desempenho da seleção de Tite deixou muita gente de cabelo em pé - em especial Marcelo e, claro, Neymar com aquele seu penacho estilizado. Ao que tudo indica, ele fez a cabeça na concentração - só parece ter esquecido ambas, concentração e cabeça, no cabeleireiro, ops, no vestiário.
De todo modo, não restam dúvidas de que a coroa de louros que por hora repousa na cabeça de Cristiano Ronaldo deu de 10 no aplique de Neymar: ela reluz feito um
diadema de Catarina, a Grande. Mas quem de fato acha que a armada lusitana pode chegar a mares que nunca dantes navegou? Naquela caravela, Cristiano Ronaldo labuta feito um marinheiro só.

Guerra e paz
A França - que, como a Alemanha, já saiu daqui com o rabo entre as pernas, enregelada no ruço dos campos de batalhas russos - também não deu a impressão de que está de fato no páreo: ganhou com os suspensórios na mão da apenas aguerrida Austrália. Mas, claro, a peça está somente em seu preâmbulo e mesmo o primeiro ato ainda está longe do fim. Até as cortinas se fecharem, no dia 15 de julho, muitos papéis hão de mudar nesse jogo tão cheio de guerra e paz.

Linhas tortas
E se na Rússia a história tem se repetido, simultaneamente como tragédia e como farsa, não é menos verdade que aqui o passado também já foi muitas vezes reescrito.
Brasil, Alemanha e os argentários argentinos - que empataram com um time de pescadores islandeses - ainda podem, portanto, redesenhar as linhas tortas de suas estreias.
Mas que elas estão soando como falas saídas de uma farsa escrita pelo genial Nicolai Gogol, ah, isso estão.

Palestra na UNDB
A UNDB é a primeira instituição de ensino maranhense a criar uma Liga de discussão sobre o mercado financeiro, inspirada nos exemplos das
renomadas universidades americanas de Harvard e Yale.
E para o lançamento dessa Liga Mestra ou Liga do Mercado Financeiro do Maranhão, a UNDB promove a Semana do Mercado Financeiro, cuja abertura hoje, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma.
O destaque na palestra magna de abertura é para o empresário e técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho. Além dele, participará o economista, administrador de empresas e executivo do mercado financeiro João Amoedo (RJ).
Eles falarão sobre o atual cenário da gestão contemporânea, a importância da liderança e as tendências do mercado financeiro.

Pênalti
O pênalti para a França não foi o único marcado pelo AV no sábado, nem Messi foi o único sul-americano a desperdiçar a penalidade. Em Saransk, na volta do Peru a uma Copa depois de 36 anos, o meia-atacante Cueva, do São Paulo, chutou por cima da goleira dinamarquesa quando o jogo ainda estava 0 a 0. Os europeus chegaram ao gol no segundo tempo, com Poulsen, e conseguiram suportar a enorme pressão peruana - que incluiu um quase-golaço de calcanhar de Guerrero.

A Bola, paixão e magia
Quem é a bola? – perguntava a grã-fina de Nelson Rodrigues. Cortejada na Copa do Mundo pelos seus candidatos a Casanova, a Bola é um ser universal e seu nome está em todas as línguas, as vivas e as mortas. O que dizer dos amores da Bola nesse tão dramático Brasil 1 x 1 Suíça? “Ela” poderia facilmente se ter enamorado por Philipe Coutinho, autor de um mágico gol. O prometido idílio de Neymar com a Bola não aconteceu, ele que se empenhava pela sua paixão, não podia dar um passo. Era sistematicamente derrubado, caçado, obstruído.

TRIVIAL VARIADO

Primeira rodada da Copa e não tivemos um time com cara de campeão, jogando o fino da bola. Ou seja, todos com chances. De chegar ou de sair. O melhor resultado foi conquistado pelo México que venceu a Alemanha, com o seu time campeão do mundo.

Segunda rodada já vai proporcionar uma melhor leitura. E quem sabe com melhores jogos e atuações individuais. Até agora temos o México e Cristiano Ronaldo pelos três gols como
únicos destaques.

Brasil e Suíça travaram em Rostov um outro duelo. Os dois goleiros, Alisson e Yann Sommer são vistos pelas mulheres como os dois jogadores mais bonitos desta Copa. O duelo foi decidido pelo tamanho. Ganhou
então o brasileiro.

Antes de preocupações mais sérias que vieram do empate contra a Suíça, as atenções do Brasil eram para o novo penteado de Neymar. O craque que tem uma longa trajetória capilar ainda não brilhou com o modelito “ninho do canarinho”.

Dez anos da Lei Seca. A queda no número de mortos nas estradas comprova que bebida e direção
não combinam.

A biografia de Newton Ishii, o Japonês da Federal, chega às livrarias em julho. O agente foi responsável pela custódia da PF, onde ficam as celas dos réus da Lava-Jato, até ser preso por facilitação de contrabando.

A Academia Caxiense de Letras está de luto com a perda do Reverendo Sillas Marques Serra, aos 93 anos, grande orador, decano fundador da instituição e ocupante da Cadeira de número 21, que já pertenceu a Teófilo Dias.

Em reconhecimento ao trabalho que a terapeuta ocupacional maranhense Rôse Cristina Bello realiza em São Luís, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) a convidou para ministrar palestra educativa, dia 26 deste mês, no Rio de Janeiro, para professores da rede.

DE RELANCE

Não está tudo errado
Em uma frase, o empate frustrante da Seleção com a Suíça em sua estreia na Copa da Rússia pode ser resumido da seguinte maneira. Com ou sem erros de arbitragem, ainda que tenha merecido vencer pelo volume de jogo, a atuação não foi a de uma candidata ao título. Este é o ponto. Era ingenuidade achar que seria barbada, se a Suíça vive boa fase e sempre complica os grandes. Esperava-se um Brasil capaz de mostrar credenciais como um dos favoritos, mantendo sua sequência ascendente de atuações contra um adversário sempre complicado, mas infinitamente inferior. E isso, de fato,
não aconteceu.

Não está tudo errado 2
Se este 1 a 1 com a Suíça servir para acender uma luz em cada jogador de que a Copa é diferente de tudo, terá valido a pena. Ainda mais porque o Brasil teve mais volume e merecia ter vencido, apesar dos pesares. Das 19 faltas sofridas pela Seleção, 10 foram em Neymar. Se ele não segurasse tanto a bola ou tentasse sempre o drible, teria sofrido tantas faltas? Por que não o fez, ainda mais sem estar 100%? Debaixo de seus cachos recentemente pintados de loiro, Neymar não passou de um ponta-esquerda antigo, rapidinho, ciscadorzinho, pequenininho.

Nem tudo está perdido
É hora de aprender com os erros da estreia e seguir em frente. A Alemanha perdeu para o México. A Argentina só empatou com a Islândia, um país cuja população cabe em um grupo de WhatsApp. A França suou sangue para ganhar da Austrália por 2 a 1. A própria Espanha não venceu Portugal, o exército de um homem só. A Copa não acaba para o Brasil em razão deste empate na estreia.

A maldição do campeão
Já virou sina de campeão do mundo estrear sem vitória na Copa seguinte. Nos últimos cinco Mundiais, a única exceção foi o Brasil: França, campeão em 1998 - Estreou em 2002 com derrota para Senegal por 1 a 0; Brasil, campeão em 2002 - Estreou em 2006 com vitória sobre a Croácia por 1 a 0; Itália, campeã em 2006 - Estreou em
2010 com empate contra o Paraguai por 1 a 1; Espanha, campeã em 2010 - Estreou em 2014 com derrota para a Holanda por 5 a 1; Alemanha
campeã em 2014 - Estreou em 2018 com derrota para o México por 1 a 0.

Cinco Copas
Ao entrar em campo no 74º minuto da partida contra a Alemanha, Rafa Márquez entrou também para a história. O zagueiro mexicano de 39 anos é o terceiro jogador a disputar cinco Copas (2002, 2006, 2010, 2014 e 2018), unindo-se a seu compatriota Carbajal (1950, 1954, 1958, 1962 e 1966) e ao alemão Lothar Matthäus (1982, 1986, 1990, 1994 e 1998).

Fim de uma era
A Alemanha, derrotada pelo México no domingo, não perdia em estreias de Copa desde 1982, quando foi derrotada pela Argélia. A Alemanha não perdia um jogo de Copa desde a semifinal de 2010, quando foi eliminada pela Espanha. A Alemanha nunca havia perdido para o México em Copas: goleou por 6 a 0 na primeira fase de 1978, ganhou nos pênaltis nas quartas de final de 1986 e fez 2 a 1 nas oitavas de 1998.

O México tremeu
Evidentemente, não em campo. Segundo o Instituto de Investigações Geológicas e Atmosféricas, o país registrou um leve terremoto após o gol de Lozano que daria a vitória para o México contra a Alemanha. O sismo foi percebido por, pelo menos, dois sensores na Cidade do México, por volta de 10h32min. O abalo foi confirmado por um instituto chileno. No dia anterior, evento semelhante foi registrado na região de Lima, quando Cueva isolou o pênalti contra a Dinamarca e o Peru quase
veio abaixo (literalmente).

Para escrever na pedra:
“Por mais que exista um sorriso por traz dele sempre haverá uma lágrima esperando a hora certa para cair”. De Ketteri.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.