PH

Políticos civilizados conversam

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O casamento de Gustavo Valadão com Luciana Castro, que esta semana estão chegando de viagem de lua de mel que passaram na Indonésia. Na foto, o Repórter PH com José Aparecido Valadão – o pai – e Gustavo Valadão – o filho e noivo
O casamento de Gustavo Valadão com Luciana Castro, que esta semana estão chegando de viagem de lua de mel que passaram na Indonésia. Na foto, o Repórter PH com José Aparecido Valadão – o pai – e Gustavo Valadão – o filho e noivo (ph01)

Uma imensa demonstração de espírito democrático e civilizado era dada na tarde do último sábado, no aeroporto do Tirirical. No salão de embarque, o senador João Alberto e seu filho, deputado federal João Marcelo, batiam um papo animado com o vice-governador do Estado, Carlos Orleans Brandão. Se falaram sobre o panorama político local, é assunto para investigar. Mas que a conversa estava muito animada e descontraída, posso afirmar como testemunha ocular da cena.

Um ano atípico
Dois mil e dezoito é um ano que, em termos eleitorais, vai entrar para a história. Jamais houve um líder de pesquisa preso, como é o caso de Lula.
E nem há uma oposição que possa tentar tirar proveito eleitoral disso, porque os seus principais arautos também estão melados na Lava Jato.
E o que haverá de sair, em termos de esperança, das urnas de 2018? Segundo uma felpuda raposa da política maranhense, com as coligações, que possibilitam uma enorme pulverização de partidos sem voto no Congresso, nada.
Ou seja, o cenário atual seria fruto de um modelo de representação política que tornou o jogo federal um imenso balcão de negócios. Isso afundou a moral dos políticos e nada de novo virá.

Quatro Rodas
Tite está prestes a perder o posto de gaúcho mais famoso da Copa do Mundo de 2018. Um Fusca com placas de Pelotas já aparece em fotos de usuários do Instagram dos cinco continentes.
O carro de 1968 atravessou o Oceano Atlântico em cima de um navio para chegar ao maior país do mundo.
Os amigos Nauro Júnior e Caio Passos cruzaram sete países da América do Sul a bordo do Segundinho – apelido carinhoso dado ao automóvel. Agora, estão na Rússia para mostrar “o lado B” do Mundial.
Para dormir ou comer, nada de hotel ou restaurante chique. O teto do veículo guarda uma barraca, e o reboque – que na verdade é um Fusquinha cortado ao meio e adaptado –, panelas e ferramentas. A jornada de 12,9 mil quilômetros rumo à Copa foi estimada em R$ 40 mil.

Na Copa 1958
O Brasil deve o ingresso de Garrincha e Pelé no time ao primeiro jogo sem gols da história das Copas. Foi em 1958, na Suécia. Na segunda partida da fase de grupos, a Seleção teve uma atuação apagada e não saiu do 0 a 0 com a Inglaterra.
Os atacantes Joel e Mazzola decepcionaram: o primeiro por falta de habilidade, o segundo por ser um fominha interessado apenas em aparecer para arranjar um bom contrato na Europa.
Para prosseguir na competição, restava ao Brasil vencer a União Soviética, do lendário goleiro Yashin, favorita ao título. Era dureza.
Um grupo de jogadores – liderado pelos grandes Nilton Santos, Didi e Bellini – resolveu bater à porta do técnico Vicente Feola para pedir a entrada do craque de pernas tortas e do garoto de 17 anos no time. O treinador acatou. Pobre Yashin. Nem precisa dizer quem ficou com o caneco.

2030 é logo ali
Com a escolha de Estados Unidos, Canadá e México para sediar o Mundial de 2026, já começaram as movimentações para conquistar a Copa seguinte, a do centenário. O Marrocos, derrotado pela quinta vez, deve se apresentar de novo. Também está na mesa a candidatura conjunta de Uruguai, Argentina e Paraguai.
E as autoridades britânicas interpretaram a escolha para 2026 como uma vitória dos critérios técnicos sobre os políticos e também se assanharam. A ideia seria uma proposta englobando todos os países do Reino Unido.

Brasília e os ipês
Em meio às discussões políticas e negociações econômicas, Brasília está mais bonita e florida. É a temporada dos ipês-roxos. Depois vêm os amarelos, os rosa e os brancos. Época de admirar a cidade. A estimativa é que existam mais de 600 mil ipês no Distrito Federal, dos quais cerca de 200 mil estão no Plano Piloto, região central.
É comum, todos os dias, esbarrar com alguém fotografando ou filmando um ipê. Eles estão nos tradicionais cartões-postais da cidade, como a Esplanada dos Ministérios e em frente à Catedral de Brasília. Também estão nas entrequadras e transformam o asfaltos e as calçadas em grandes tapetes de flores.

Em transformação
Lixões a céu aberto, com resíduos contaminantes, provenientes de hospitais, clínicas odontológicas e veterinárias e da indústria, a exemplo de estopas com graxas, latas de tinta, etc, ainda fazem parte da triste realidade ambiental de centenas de cidades maranhenses.
Na região metropolitana da Grande São Luís, o primeiro Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão (CTR), que funciona desde junho de 2016, na área industrial do Itaqui Pedrinhas, em São Luís, há dois anos está transformando essa realidade.
Nesse período, mais de 900 toneladas de resíduos perigosos e não perigosos já foram incineradas. Resíduos que provocariam gravíssimos danos ambientais se fossem descartados como lixo comum, segundo informa o diretor da Maxtec, Rogério Albino.

Em transformação 2
Com capacidade para queimar até 800 quilos de resíduos por hora, o Centro de Tratamento de Resíduos do Maranhão (CTR) garante avanços importantes para melhorar a qualidade de vida e a saúde da população maranhense e preservar o meio-ambiente.
Em funcionamento desde junho de 2016, na área industrial do Itaqui Pedrinhas, em São Luís, completou dois anos com resultados exitosos para a população e o meio-ambiente.


TRIVIAL VARIADO

O primeiro dia do jogo do Brasil foi um tanto que tímido em São Luís. Não se viu aquela empolgação como dantes e não se ouviu o bombardeio de foguetes como de costume.

Já pensou em ficar rico em plena Copa do Mundo? Basta tentar a sorte na Mega Sena, pois nenhum apostador acertou as últimas dezenas sorteadas.

Mais uma vez, o Boi Barrica deu um show em sua apresentação, no sábado, no Arraiá do Povo, na Assembleia Legislativa do Maranhão, no Cohafuma. Os cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão deram o tom.

O mundial de futebol impôs um novo ritmo às escolas brasileiras. Algumas optaram por antecipar as férias do meio do ano, para englobar todo o período da Copa; outras preferiram liberar os alunos nos horários dos jogos do Brasil.

O diretor regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu na semana passada, a tenente assistente social do Centro de Lançamento de Alcântara, Elcileny Gonçalve, e o coronel de Infantaria David Sabino Pereira, que buscaram o Senac com o objetivo de dar continuidade à parceria com a entidade por meio do projeto “Soldado Cidadão”.

DE RELANCE

Exposição sobre Maracanã
A abertura da exposição fotográfica “A Potência da Alegria no Bumba Meu Boi de Matraca do Maracanã” abre nesta segunda-feira, às 16h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, e pode ser visitada até o dia 30 de junho. O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada pela professora da Universidade Federal de São Carlos (SP), Dulce Ferreira, como parte de um pós-doutorado realizado junto à Universidade Federal do Maranhão, no ano passado.

Arraiá do Povo
Foi um sucesso o projeto ‘Arraiá do Povo’, terreiro junino montado no estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão, ao lado do Complexo de Comunicação, e que destacou o melhor da cultura maranhense em três noites de festança, com a presença de grupos folclóricos, artistas e um numeroso público, que aplaudiu de pé a iniciativa. O arraial foi realizado por meio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão, que tem à frente Ana Paula Lobato, esposa do presidente da Casa, Othelino Neto. Aliás, foi anunciado que a festança continua, no próximo sábado.

São Paulo Apóstolo
No próximo dia 23 de junho, será dado início ao festejo de São Paulo Apóstolo. A paróquia São Paulo é quem promoverá o evento. Do dia 23 de junho a 1 de julho haverá programação. Este ano, o tema do festejo será “Andai como Filhos da Luz”, temática que foi pensado por meio da Carta de São Paulo aos Efésios.

Previdência Social
Esta semana, houve a divulgação de pesquisa sobre a importância da Previdência Social para os brasileiros. O que mais surpreendeu: 1) a reforma foi defendida por 43 por cento dos entrevistados. Os parlamentares, em Brasília, não captaram a mensagem. 2) a maioria acredita que o sistema é sustentável e desconhece que ele já gasta mais do que arrecada. Só para lembrar, o déficit da Previdência, em 2017, chegou a 268 bilhões de reais.

Processo Penal
O Código de Processo Penal (CPP) é de 1942. O autor: Francisco Campos. Sua obra anterior tinha sido a montagem do arcabouço jurídico-institucional do Estado Novo, que culminou com a Constituição 1937. Os primeiros atos foram fechar o Legislativo, manietar o Judiciário e amordaçar a Imprensa. Era o começo da ditadura de Getúlio Vargas.

Santo de Casa
Com o tema “Santo de Casa”, a Urban Arts São Luís, Santé e Água Viva realizam ação de valorização da moda local e da arte amanhã, a partir das 20h. A iniciativa apresentará as novas estampas das marcas de roupa e as artes da coleção “Construtivismo Russo com a Bossa Brasileira”. O evento será voltado para convidados e acontecerá na galeria de arte, que fica na Avenida dos Sambaquis, no Calhau.

Para todos
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória que permite qualquer titular de conta do PIS ou Pasep sacar recursos que possui em conta individual até 29 de junho deste ano. Pela proposta, o Poder Executivo poderá estender esse prazo até 28 de setembro.

Para refletir com Antoine de Saint Exupéry:
“A verdade não é, de modo algum, aquilo que se demonstra, mas aquilo que se simplifica”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.