Perseguição e censura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Apesar de ser considerado um fake quando o assunto é a ideologia comunista - que todos acreditam ser uma farsa em seu perfil -, o governador Flávio Dino, vez por outra, dá sinais de autoritarismo, perseguição e censura a todos que tentam brecar sua verve absolutista. E o jornal O Estado é uma das vítimas dessa sanha persecutória do comunista maranhense.
Flávio Dino move, atualmente, nada menos que 18 ações contra O Estado, todas com pedido de censura na Justiça comum ou eleitoral. A medida antidemocrática do governador visa tão somente calar a visão crítica que o jornal tem de sua gestão.
Essa perseguição comunista - que, vez por outra, encontra guarida em autoridades incapazes de ler a história e a Constituição - atinge qualquer veículo que tente mostrar a realidade das coisas que ele fantasia em sua propaganda institucional, na maioria das vezes claramente eleitoreira.
As decisões judiciais de censura ou de perseguição a órgão de imprensa são rotineiramente derrubadas no Supremo Tribunal Federal, que entende a liberdade de expressão como um bem pétreo do Estado Democrático de Direito. As decisões do STF sempre ensinam os perseguidores a conviver com as diferenças de pensamento. Ainda que duras, ainda que cruéis.
E é com este sentimento que O Estado segue seu compromisso público de informar criticamente, com base em testemunhos e documentos, e abrindo sempre o direito do contraditório, como faz em mais de 50 anos de existência. E seguirá assim. Porque Flávio Dino passa; a liberdade fica.

Fortalecida
Mesmo apenas recebendo lideranças em casa, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) tem causado importantes defecções na base do governo Flávio Dino.
Além de conseguir lideranças religiosas, parlamentares e lideranças do segmento social, ela também consegue se articular com prefeitos e ex-prefeitos.
E deve anunciar novos apoios já a partir da próxima semana.

Bolsonaro
A ex-prefeita Maura Jorge (PSL) considerou excepcional a repercussão da vinda do presidenciável Jair Bolsonaro ao Maranhão.
A recepção dada ao candidato do PSL fez com que Maura tivesse a certeza de que pode crescer consideravelmente se capitalizar a relação com ele.
A pré-candidata espera trazer Bolsonaro também ao interior maranhense.

No front
O ex-deputado Ricardo Murad (PRP) tem sido a principal pedra no sapato do governador Flávio Dino quando o assunto é questionamento jurídico das ações do governo.
Murad tem uma das melhores assessorias jurídicas do Maranhão, tanto nas áreas cível e criminal quanto na questão eleitoral.
E usa essa estrutura para desmascarar o uso do dinheiro público e criminalizar as ações do comunista maranhense.

Em campanha
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) vai participar de evento do seu partido em Imperatriz já na condição de pré-candidato ao governo.
Apesar de não se anunciar como candidato, o parlamentar tem sido recebido nesta condição por lideranças no interior.
E agora tem a companhia mais presente do prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (Avante), que apoia abertamente a sua candidatura.

Anti-Maranhão
A votação do projeto de Zoneamento da Exportação mostrou, mais uma vez, que o PCdoB joga contra o Maranhão, quando o assunto não interessa ao governador Flávio Dino.
A proposta, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB), adversário de Dino, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, apenas com um voto contrário.
Tratou-se da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), amiga e correligionária de Dino, que não pensou duas vezes em prejudicar o estado governado por ele.

TJ reage
O Tribunal de Justiça do Maranhão, em conjunto com a Corregedoria Geral da Justiça, repudiou nota subscrita pelo presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão que, “numa retórica vazia de conteúdo”, acusa o Poder Judiciário de promover a criminalização de advogados do seu grupo político, que no momento desenvolve campanha para as eleições da OAB.
O TJ refuta questionamentos quanto à autenticidade de imagens do circuito interno do Fórum de São Luís que desmentem suposta agressão a causídicos por membros da segurança institucional do TJMA e cuja integralidade, em vídeo.
Também ressalta que as prerrogativas do advogado - e não apenas do causídico - mas de toda classe advocatícia, “estão previstas no Estatuto da Advocacia (Lei Federal 8.906/94) e cumpre respeitá-las, e não violá-las como vem sendo feito sistematicamente pelo dirigente do sindicato”.

DE OLHO

R$ 50 milhões É quanto o governo Flávio Dino paga anualmente a escritórios de advocacia de amigos, quase sempre para defender a si próprio, e não ao governo.

E MAIS

• O deputado Rubens Pereira Júnior é o agente de Flávio Dino em Brasília para acionar aliados nacionais quando o assunto não interessa ao chefe comunista maranhense.

• O deputado federal Weverton Rocha (PDT) dá sinais de incômodo com a candidatura da colega Eliziane Gama (PPS), que ele achava apenas fazer figuração na disputa pelo Senado.

• O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB) quer convencer o presidente da Famem, Cleomar Tema Cunha, a liberar parte dos prefeitos para o aliado Eduardo Braide.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.