Programação do bem

Instituição filantrópica terá arraial no domingo

O III Arraial da Esperança busca angariar fundos para a Fazenda da Esperança, em Coroatá

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

A III edição do Arraial da Esperança será realizado neste domingo, 17, a partir das 18h, na Associação da Caixa Econômica (APCEF), no Calhau. A programação conta com atrações culturais e musicais, testemunhos dos acolhidos e venda de comidas típicas. Todo o dinheiro arrecadado será direcionada para a reforma de uma casa da instituição localizada na cidade de Coroatá.

O Arraial da Esperança é organizado há três anos pela Fazenda da Esperança. O grupo não recebe ajuda do governo e todas as atrações são voluntárias, como explicou produtor cultural e voluntário da instituição, Antônio Carlos Tote. “Todo mundo se apresenta gratuitamente, porque a Fazenda vive de doações e o Governo do Estado bloqueou o convênio que tinha”, informou.

Nas barracas de comidas típicas, serão vendidos pratos tradicionais da culinária maranhense e, conforme explicou Tote, apenas bebidas alcoólicas não estarão disponíveis para não proporcionar chances de recaídas dos acolhidos. “É cocada, é mingau, é manuê, tudo que tem nos arraiais convencionais, terá no Arraial da Esperança”, destacou Tote. Ele ressaltou ainda que toda a produção dos pratos é resultado de trabalho voluntário.

“As comidas estão sendo preparadas na Fazenda da Esperança pelas mães dos acolhidos, voluntários que já passaram por lá e se apaixonaram pela obra e continuam dando a sua contribuição”, frisou.

Os ingressos para o Arraial da Esperança custam R$ 20,00 e serão vendidos no local do evento. O valor arrecadado durante a festa será revertido para a reforma da sede de Coroatá.

Fazenda da Esperança
A primeira Fazenda da Esperança foi fundada por volta de 1980 em Guaratinguetá, no estado de São Paulo. A segunda sede da entidade foi aberta na cidade de Coroatá, no Maranhão e rapidamente se espalhou por outros estados e países.

Atualmente são cerca de 120 sedes espalhados por vários continentes, sendo 78 no Brasil. Seis destas estão no Maranhão, nas cidades de Bacabal, Balsas, Caxias e Coroatá, com capacidade para acolher mais de 170 dependentes químicos.

SAIBA MAIS

Apresentações

Boi Brilho do Sesc
Show com Gabriel Melônio
Boizinho Barrica
Boi Encanto da Ilha
Show com grupo Quatro Vozes em Trio
Dança Portuguesa Diamante de Coimbra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.