Sétima Arte

Festival Guarnicê de Cinema encerra 41ª edição

Evento homenageará em cerimônia de encerramento a cineasta Anna Muylaert; na ocasião, serão anunciados os vencedores das competitivas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Anna Muylert é atração do encerramento do Festival Guarnicê
Anna Muylert é atração do encerramento do Festival Guarnicê (Anna Muylaert)

SÃO LUÍS - A 41ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que este ano celebrou o protagonismo feminino no audiovisual, termina neste sábado (16), com cerimônia no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), às 19h. Na ocasião, será homenageada a cineasta Anna Muylaert que ao lado da cineasta Tata Amaral tiveram suas obras reverenciadas durante o evento. O festival, que começou dia 9, reuniu produções maranhenses e nacionais em mostras competitivas e paralelas. Os vencedores serão anunciados na noite de encerramento.

Além de Anna Muylaert e Tata Amaral, estão presentes no festival os atores Pedro Necessian e Nando Costa. Anna Muylaert ressalta a temática feminina escolhida este ano para o evento. “Acho um momento oportuno para isso já que todos nós, no Brasil e no mundo, estamos finalmente tomando consciência da dificuldade que é para as mulheres fazerem seus filmes e também de termos filmes protagonizados por mulheres como prioridades da indústria”, pontua a cineasta que tem uma relação de carinho com o festival já que foi no Guarnicê que ela ganhou seu primeiro prêmio, com o curta “As Rosas não calam”, no início da década de 1990.

Segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine), apenas cerca de 17% dos filmes produzidos no Brasil são dirigidos por mulheres. “Portanto, estamos ainda lutando por espaço, mas dentro do pouco que temos, estamos crescendo em qualidade e, pelo menos no Brasil, se observa que a maioria dos grandes festivais nos últimos anos está dando seus principais prêmios para filmes dirigidos por mulheres”, diz Anna Muylaert.
Além da homenagem no encerramento do Festival Guarnicê, a cineasta terá o premiado filme “Que horas ela volta?”, exibido às 14h, em sessão no Teatro Alcione Nazaré. Após, às 16h, a cineasta fará um master-class mediado pelas professoras e pesquisadoras de gênero Daniele Segadilha e Jeane Mello.

O Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela UFMA e tem patrocínio da Cemar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e copatrocínio do Banco de Nordeste (BNB).

Premiação
As produções vencedoras nesta edição do festival, além de receberem o Troféu Guarnicê, ganharão prêmios em dinheiro. Ao Melhor Filme Longa-metragem Nacional será concedido R$ 23 mil; Melhor Filme Curta-metragem Nacional, R$ 12 mil. Já o Prêmio Assembleia Legislativa do Maranhão agraciará o Melhor Curta Ficção Maranhense, Melhor Curta Documentário Maranhense e Melhor Filme Longa ou Curta Maranhense eleito por júri popular com 10 salários mínimos cada um.

O Prêmio Cia Rio aos melhores será em locações de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria enquanto o Prêmio Mystika concederá encode de DCP para melhor Filme Longa-Metragem Nacional, Melhor Filme Curta-Metragem Nacional e Melhor Filme Longa ou Curta Maranhense. l

Serviço

O quê

Encerramento do Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Neste sábado, 16

Onde

No Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande)

Programação gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.