Em falta

No dia do doador, estoque de sangue do Hemomar segue baixo

Com a chegada da temporada festiva de São João e Copa do Mundo, aumenta a necessidade de sangue no Hemocentro de São Luís; devido às festividades e período de férias, números caem e desestabilizam o estoque

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O estoque do banco de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) segue em baixa e registra queda neste período de festa junina, Copa do Mundo e aproximação do período de férias.

Com a quantidade de doação (dia) tendo despencado neste mês de junho, o Hemomar lançou a campanha de incentivo à doação de sangue, ontem, 14, data em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

A campanha tem por objetivo reforçar o estoque de sangue para atendimento da necessidade transfusional no período junino, quando é previsível a redução do número de doação e aumento das transfusões.

Dados
Até o mês passado, o número de doações/dia chegava a 280 bolsas de sangue. Com a chegada do período das festas de São João, que são tradicionais na capital, o número caiu para mais da metade.

Hoje, o número de doações/dia tem sido de cerca de 130 bolsas, acarretando na baixa do estoque do centro e comprometendo o abastecimento de hospitais que recorrem ao Hemomar para atender pacientes vítimas, principalmente, de acidentes de trânsito.

A assistente social do Hemomar, Frassinete Araújo, informou sobre o objetivo da campanha e ressaltou a importância e os mitos que a população tem sobre o processo de doação. “Com a campanha, a gente está buscando melhorar o nosso estoque para a atender a demanda hospitalar, porque, além do período junino, ainda tem a Copa do Mundo. Então, as intercorrências aumentam, os [números] de acidentes autambém, e os hospitais precisam da gente como apoio para fornecer o sangue de acordo com a necessidade deles. Tem alguns mitos que atrapalham a doação de sangue: que engorda, que deixa o sangue ralo e que quem doa uma vez tem que doar sempre. Isso não é verdade! A pessoa só doa se quiser. A gente é que tem esse trabalho de motivar as pessoas a virem fazer sua doação”.

Doar sangue
A direção do Hemomar informou que, para doar, basta a pessoa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar no mínimo 50 kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar alimentado (sem alimentos gordurosos) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar portando documento com foto.

Nos grupos que não podem doar sangue estão mulheres grávidas, pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, portadores de hepatites B e C, Aids, doença de Chagas, malária e quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis.
Caso a pessoa esteja resfriada, o doador deve esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Já aquelas pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, estiveram em região de malária ou fizeram sexo sem proteção devem aguardar um ano.


SAIBA MAIS

Etapas da doação
O doador é cadastrado
Realiza-se teste de anemia e aferição da pressão arterial, pulso, temperatura e peso
O médico ou o enfermeiro faz a entrevista com o doador de forma individual
A coleta de sangue dura no máximo 15 minutos
Após a doação, o doador precisa se alimentar

Números em nível nacional
De acordo com o Ministério da Saúde, são realizadas 3,4 milhões de doações de sangue por ano no Brasil e cerca de 1,6% da população contribui. A quantidade de doadores é superior ao mínimo de 1% estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sangue
O corpo de uma pessoa possui em média cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml. Toda pessoa saudável por doar sangue sem prejuízo à saúde, com intervalo de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens

Fonte: Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.