Um caos

Máquinas estão paradas no canteiro de obras na Estrada da Vitória

Cheia de buracos, a via tornou-se uma armadilha para quem trafega pelo local; moradores reclamam da falta de atenção do Governo do Estado

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

[e-s001]Quem usa a Estrada da Vitória, no Turu, para trafegar, seja de carro ou mesmo a pé, tem vivido um grande desafio. A situação da via é de total descaso e tem afetado diretamente os moradores do bairro, impossibilitando a mobilidade de quem não tem como escolher uma rota alternativa para não correr o risco de ter prejuízos com o automóvel ou ser prejudicado pela lama que invadiu os buracos, formando poças que têm causado dor de cabeça à população.

A via é uma importante ligação para áreas como Alto do Turu e Parque Jair, em São José de Ribamar, além da Maioba, Sítio Grande e Maiobão, no município de Paço do Lumiar. Mas, pelo visto, não é assim enxergada pelo Governo do Estado, que implementou o projeto de revitalização da Estrada da Vitória, por meio do Programa Mais Asfalto, mas não deu continuidade às obras - o que de fato é criticado pelos moradores da região.

As máquinas, que deveriam trabalhar para efetivar a proposta do governo de revitalizar a via, foram flagradas por O Estado na manhã de ontem, 14, paradas no canteiro de obras. Segundo moradores, nem a empresa responsável pelo maquinário e nem o Estado foram transparentes com a população.

Madalena Azevedo, 66, tem uma venda de lanches à margem da Estrada da Vitória. Ela contou que a freguesia caiu consideravelmente após a situação caótica em que se encontra a via. “Depois disso [dos buracos e da lama], caiu foi muito minha venda. A obra nunca chega. É uma vergonha!”, ressaltou. “Nós [os moradores] levantamos 4h. Viemos fazer protesto aqui, manifestamos até 10h30, e não tivemos estrutura boa”.

[e-s001]Caos
Longas viagens balançando de um lado para o outro. É assim que tem sido para o usuário do transporte coletivo que faz linha pela região metropolitana de São Luís.

Trafegar pela Estrada da Vitória também tem sido um desafio para os motoristas de ônibus, que já ficaram - e correm, diariamente, o risco de ficarem - com os ônibus quebrados tentando cumprir o trajeto pelos buracos profundos localizados na via.

Ruas
Em março, o Governo do Maranhão anunciou que, além da revitalização que seria realizada na Estrada da Vitória, ruas dos bairros Parque Vitória e Jardim Turu também seriam requalificadas, embora três meses depois, não seja essa a realidade constatada pelos moradores, pois os problemas continuam os mesmos.

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que a conservação da pavimentação de ruas e avenidas, constitucionalmente é uma responsabilidade das gestões municipais. Contudo, o Governo do Maranhão tem empreendido um grande esforço para auxiliar as prefeituras em todo o Estado investindo na mobilidade urbana. Sobre o caso citado, a Sinfra ressaltou que os trabalhos no Jardim Turu estão em andamento e que seguem de acordo com a logística das equipes que estão no local, embora os moradores garantam que as obras estão paradas.

O Estado também manteve contato com a empresa responsável pelas máquinas e pela obra, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.