Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Os jovens empresários Hélder Martins e André Rezende, que, na noite de hoje, comandam o evento de inauguração da loja Portobello, na Avenida dos Holandeses, reunindo o que há de mais sofisticado em revestimentos
Os jovens empresários Hélder Martins e André Rezende, que, na noite de hoje, comandam o evento de inauguração da loja Portobello, na Avenida dos Holandeses, reunindo o que há de mais sofisticado em revestimentos
Os restaurantes de São Luís transbordaram de clientes na última terça-feira, sendo a grande maioria casais de namorados ou de marido e mulher, que aproveitaram o Dia dos Namorados para um momento romântico a dois. Foi o caso dos empresários Ricardo André e Michelle Carreira, que celebraram 16 anos juntos e escolheram o cardápio incrementado do restaurante do hotel Blue Tree Towers, no Calhau
Os restaurantes de São Luís transbordaram de clientes na última terça-feira, sendo a grande maioria casais de namorados ou de marido e mulher, que aproveitaram o Dia dos Namorados para um momento romântico a dois. Foi o caso dos empresários Ricardo André e Michelle Carreira, que celebraram 16 anos juntos e escolheram o cardápio incrementado do restaurante do hotel Blue Tree Towers, no Calhau

É São João em SL
A partir de hoje, a fogueira ganha força para aquecer as festas juninas em São Luís. A temporada, aliás, é considerada ótima para os hotéis, que sempre registram aumento no número de hóspedes, haja vista a leva de turistas que para cá se desloca nesta época do ano, provindos de diferentes cidades e, também, do exterior.
Afinal, temos uma das mais genuínas festas caipiras do Brasil e aqui os grupos de bumba meu boi dominam o espaço e têm vários sotaques. Por tudo o quanto, os que desembarcarem no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, serão recebidos em clima de festa e descontração.
A largada será dada na tarde de hoje, com o grupo “Batuques do Maranhão”. Logo no saguão de desembarque, os visitantes serão recepcionados com música, atores caracterizados como os tradicionais personagens da cultura popular maranhense, distribuição de matracas e livretos contendo a programação junina.

Ação na paróquia
O presidente da Associação Médica do Maranhão, oftalmologista Mauro César Oliveira, participou de mais uma ação social na Paróquia Santa Terezinha, no bairro Filipinho.
Desta vez, o atendimento ocorreu no convento da Irmãs do Instituto Farina, quando várias pessoas carentes foram atendidas, gratuitamente, beneficiadas com diversos tipos de consultas.
Com esta, já somam nove ações realizadas pela Paróquia do Filipinho, em parceria com a AMB.

Prêmio de Jornalismo
Jornalistas atuantes em qualquer cidade do Brasil já podem inscrever trabalhos na edição deste ano do Prêmio Estácio de Jornalismo,
evento cujo objetivo é fomentar a produção, na imprensa, de matérias jornalísticas que abordem o ensino superior no país.
O concurso é, atualmente, o mais importante e tradicional dedicado, exclusivamente, à temática e contemplará reportagens inéditas, que tenham sido publicadas ou
veiculadas entre os dias 11 de junho
de 2017 e 2 de julho de 2018.
A cada edição, o prêmio atrai um número cada vez maior de inscrições de reportagens com qualidade e diversidade dos temas propostos. Os materiais que chegam à coordenação do concurso estão mais elaborados e estruturados, demonstrando que os jornalistas acreditam no Prêmio e na seriedade da instituição.

Maratonas Aquáticas
Competição promovida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas será realizada em São Luís a partir do dia 29 deste mês.
Durante três dias, a cidade de São José de Ribamar se tornará a casa da principal competição da modalidade no Brasil. Os melhores atletas brasileiros estarão participando do evento em busca de pontos para o ranking nacional.
Além de o Maranhão fazer parte do calendário oficial das maratonas aquáticas, o evento em São José de Ribamar será uma oportunidade para os atletas da casa mostrarem que estão em um bom momento na temporada atual.

Em Teresina
O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, está bastante entusiasmado em poder levar o espetáculo da turnê “De Teresina a São Luís”, em que é apresentado o musical “João do Vale, O Gênio Improvável”, para Teresina, marcada para este sábado.
A apresentação foi um sucesso nas cidades de Caxias, Codó, Coroatá e São Luís. Na capital piauiense, o musical será mostrado no Complexo Cultural da Ponte Estaiada, na zona leste da cidade.
Após a apresentação em Teresina, o espetáculo partirá para a cidade natal de João do Vale, Pedreiras (MA), dia 23 de junho.
Estima-se que cerca de 10 mil pessoas já assistiram ao espetáculo, desde a sua estreia, em dezembro do ano passado, na reabertura do teatro.

Sem agressão
A campanha temática “Toda mulher pode brincar sem João. Viva elas no São João sem agressão” é uma iniciativa da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa e será lançada oficialmente, hoje com a primeira ação estratégica no Arraiá
do Povo, na Assembleia Legislativa.
A iniciativa tem caráter educativo e envolve prevenção, estímulo à igualdade de gênero e às denúncias de agressão, promovendo o protagonismo, liberdade e valorização da mulher. Na abertura do arraial, a ação da Procuradoria da Mulher contará com a
participação do Tribunal de Justiça do Maranhão e da União Brasileira de Mulheres.

A bola rola e aquece
Olheiros desta coluna que estão no centro da Copa do Mundo 2018 comentam: na Rússia tudo é épico, tudo é vasto, quase tudo é trágico e muito é brutal. Espera-se que esta seja uma Copa vasta e épica, mas é quase certo que não será brutal nem trágica – pelo menos não para o Brasil. O Mundial começa nesta quinta-feira, mas Moscou ainda se mostra impávida, quase soberba – com chuva fina, sol pálido e umidade abafada. Ao que tudo indica, lá como cá, o clima de Copa aguarda a abertura para se aquecer.

TRIVIAL VARIADO
A digital influencer Thaynara OG visita hoje o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, oportunidade em que divulgará o seu "São João da Thay" no programa de rádio “Som do Povo”.

O Ministério do Planejamento não leva ninguém de compadre: publicou portarias no Diário Oficial da União cortando 143 milhões de reais que seriam destinados ao
Ministério da Fazenda.

O procurador do Estado e membro da Academia Ludovicense de Letras Bruno Tomé Fonseca estará na Rádio Mirante AM, na próxima segunda-feira, para um bate-papo com o radialista Roberto Fernandes sobre o livro, de sua autoria, em homenagem ao ex-lutador Zulu, que fez história na modalidade vale tudo.

A cantora pernambucana Mara Pavanelly está em São Luís e hoje apresenta um pocket-show no Arraial do Ilha, terreiro junino coordenado pelo Imirante.com, no Shopping da Ilha.
Depois de 32 anos, os Estados Unidos voltarão a sediar uma Copa do Mundo. O país receberá junto com Canadá e México o torneio em 2026. A candidatura batizada de United 2026 superou o Marrocos em votação no 68º Congresso da Fifa, em Moscou.

Vem aí o “Arrasta Pet”, na loja da Terra Zoo do Rio Anil Shopping, dia 23, com direito à decoração junina, promoções e comida típica. A renda será revertida para benefício do trabalho de ONGs protetoras dos animais.

DE RELANCE

Arena Blue Tree
A concentração para os jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia já tem um destino certo em São Luís: a arena do Blue Tree Hotels, no Calhau, que preparou programação especial para levar sorte à campanha da Seleção Brasileira, que joga no próximo domingo. Com open de petisco, feijoada, mocotó e cerveja, o local promete ser o ponto de encontro dos torcedores mais animados, a partir das 13h.

Palestra na UNDB
A Faculdade UNDB lançou a Liga do Mercado Financeiro do Maranhão e promoverá uma palestra de abertura da “Semana do Mercado Financeiro”, a ser ministrada pelo empresário e técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho.

Educação à distância
A Universidade Estadual do Maranhão celebrou 20 anos do seu Núcleo de Educação à Distância (EaD), no Residencial Recepções, no último dia 6 de junho. Na solenidade de comemoração, foi exibido um documentário sobre a trajetória da EaD na universidade, desde 1998, quando o primeiro curso de capacitação para professores foi realizado até o presente momento. A noite ainda foi marcada pela entrega de premiações nas categorias “Autoridades Parceiras”, “Homenageados Externos” e “Coordenadores de EaD da UEMA”. Durante as duas décadas de trabalho com EaD na instituição, mais de 40 mil alunos foram beneficiados.

Suspensão temporária
Entrou ontem na pauta de votações da Câmara dos Deputados emenda que pretende dobrar, de 20 para 40, o número de pontos para a suspensão temporária da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de caminhoneiros, taxistas e motoristas de aplicativos. Se for aprovada, criará uma diferenciação inaceitável e um incentivo às transgressões. Equivalerá a dizer “façam o quiserem no trânsito, vocês estão mais protegidos”.

Assuntos da Justiça
O fato de militantes do PT espalharem fake news pelas suas redes e sites oficiais irritou boa parte da Igreja no Brasil, onde o ex-presidente Lula da Silva tem perdido o apoio dos padres. O Vaticano desmentiu, por meio da Nunciatura Apostólica em Brasília, que o Papa Francisco enviou um terço (rosário) de presente ao petista na cadeia. A Igreja já foi uma grande aliada do Lula operário, e agora poderá se afastar de vez do petista. Nos bastidores da batina, os padres já foram orientados, por informes verbais, a explicarem nas homilias que o Papa pode orar por todos, mas não se mete em assuntos da Justiça.

Visita ao TJMA
Estudantes do curso de Direito da UNDB conheceram, na semana passada, a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário do Maranhão. A visita integrou a programação institucional do projeto “Visita Guiada”, coordenado pela Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça. Os acadêmicos, acompanhados do professor Bruno Rócio, foram recebidos pela diretora judiciária Denyse Reis Batista e pelo juiz auxiliar da Presidência
do TJMA, Cristiano Simas.

Turismo cultural
O campus São Bernardo da Universidade Federal do Maranhão sediará, entre os dias 27 e 29 de junho, o I Encontro de Turismo Cultural do Baixo Parnaíba Maranhense, evento que busca mostrar a culinária, dança e outros aspectos culturais tradicionais de comunidades do Baixo Parnaíba Maranhense, estimulando o turismo local e compartilhando conhecimentos sobre a abordagem do evento. O tema abordado será “O Quilombo Saco das Almas”.

Para escrever na pedra:
“A única maneira de não cometer erros é fazendo nada. Este, no entanto, é certamente um dos maiores erros que se poderia cometer em toda uma existência”. De Confúcio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.