Projeto

Descobrindo histórias e experiências

Os paulistas Diana Boccara e Leo Longo estão em São Luís para cumprir agenda do projeto “Lifeness Generation”; na capital, eles gravam com a idealizadora do Re(o)cupa, Deuza Brabo, no Centro Histórico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Diana Boccara e Leo Longo em registro de viagem
Diana Boccara e Leo Longo em registro de viagem

SÃO LUÍS - Uma experiência de dois jovens com um olhar diferenciado sobre lugares e pessoas. Os paulistas Diana Boccara e Leo Longo estão em São Luís para cumprir uma etapa do projeto “Lifeness Generation”, que resultará em documentário e uma série de TV. O casal está percorrendo países da América do Sul, incluindo o Brasil, onde visitará nove cidades. Eles já estiveram em Belém e, depois de São Luís, irão ainda para Brasília, Cuiabá, São Paulo, Santa Rita do Sapucaí, Curitiba, Joinville e Floripa. Em todos os lugares, buscam histórias curiosas de pessoas que transformaram seus estilos de vida, assim como eles.
Em São Luís, a dupla destacará a história de Deuza Brabo, idealizadora do projeto Re(o)cupa, no Centro Histórico de São Luís. “Ficamos curiosos para saber o que motivou ela a ocupar um casarão do Centro Histórico de São Luís e o porquê disso”, diz Diana Boccara, referindo-se à casa do Re(o)cupa, na Rua Afonso Pena, que foi dividida em três ambientes, não limitados fisicamente, mas que se comunicam para propor uma experiência diferenciada para quem o visita.
O projeto de Diana e Leo dá sequência a um estilo de trabalho que eles iniciaram em 2014, quando tiveram a ideia de filmar uma série inédita e ambiciosa chamada “A Volta ao Mundo em 80 Videoclipes” (“Around The World in 80 Music Videos”), na qual passaram 18 meses filmando videoclipes com bandas de todo o mundo. Foi o ano do 7x1 na Copa do Mundo do Brasil e quando aconteceu a última eleição presidencial. Com tantas adversidades na economia e indústria, Diana e Leo acabaram perdendo a batalha na tentativa de captar recursos para realizar o tão almejado projeto.
Assim como para milhares de brasileiros, o fim de 2014 para eles seria dedicado a replanejar qual seria a vida que teriam no futuro. Para complicar a situação, os dois já tinham abandonado seus trabalhos na televisão (ela como roteirista e produtora e ele como diretor) e o retorno para a área não era uma opção. Mesmo com o ano novo de 2015, continuavam com o sonho antigo. E para conseguirem realizar a série global de videoclipes, decidiram mudar tudo. O casal se propôs a fazer rupturas em seu lifestyle que seriam fundamentais para conseguir alavancar o projeto: vender o imóvel, abrir mão dos investimentos no banco, se desfazer dos móveis e objetos da casa recém montada e passar a viver apenas com duas malas cada um. Diana e Leo conquistaram seu objetivo e o projeto foi concluído em 2016. Além de estar integralmente disponível em canal no Youtube, a série também vai virar programa de TV, no canal BIS, que estreia em maio deste ano.

Na estrada
Hoje, dois anos depois, eles ainda não voltaram à vida que tinham antes do projeto. Continuam itinerantes, com suas malas e criando projetos colaborativos. E isso fez com que eles tivessem a ideia de cair na estrada mais uma vez, com o “Lifeless Generation”. “Nós nos transformamos completamente e não queremos mai voltar à vida normal. Com isso, surgiram vários convites para palestras e iremos ainda lançar um livro, contando tudo”, conta Diana Boccara.
Durante os próximos meses, Diana e Leo viajarão pelo mundo. Entre outras coisas, o projeto vai produzir uma série de episódios semanais que deve estrear no segundo semestre de 2018. As filmagens começaram pela América do Sul, quando passaram 100 dias dirigindo pelo continente e onde também produziram documentário longa-metragem sobre o tema.
“Esta vai ser nossa maneira de divulgar histórias de pessoas inquietas que, por algum propósito, estão fazendo coisas de um jeito, enquanto todos fazem de outro. Não é um projeto sobre certo e errado, mas sobre motivar as pessoas a serem criativas e inventivas em relação a nossa prática de vida. O que podemos aprender e replicar com a história de pais que decidem fazer homeschooling ao invés de levar os filhos na escola? Como é a vida de quem vive com menos de 100 itens dentro de casa? Como alguém consegue reduzir drasticamente suas compras e substituí-las pela troca? É disso que se trata nosso projeto: de sharing economy, minimalismo, consumo consciente, inovação e criatividade”, explica o casal, informando que toda a produção do projeto será da “Couple of Things”, duo-coletivo formado por eles dois e que a versão de “Lifeness Generation” para série de TV e web ainda não tem data de lançamento prevista. A versão em documentário será lançada em 2019 em festivais de cinema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.