Relação

Trump explica foto com Merkel que viralizou: ''Só estávamos conversando''

Em imagem, líderes do G-7 parecem confrontar presidente americano ao fim de encontro tumultuado no Canadá

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

CINGAPURA - Na entrevista coletiva depois da cúpula com o ditador norte coreano, Kim Jong-un, o presidente americano, Donald Trump, resolveu dar sua própria explicação para a foto que viralizou no último sábado, 9, na qual aparece com a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes do G-7.

Na imagem, tratada como um sintoma da relação conturbada entre Trump e os aliados tradicionais dos Estados Unidos, ele aparece sentado de braços cruzados, como uma criança amuada, e parece ser confrontado por uma Merkel cansada e impaciente, que apoia a mão na mesa diante dele.

"Acabamos a reunião, todos estavam felizes, e eu concordei em assinar algum acordo. Na verdade, na foto com Angela Merkel, com quem me dou muito bem, em que estou sentado assim, estamos esperando o documento, já que eu queria ver o texto final", disse Trump ontem.

Questionado sobre sua postura, se parecia amigável ou não, Trump afirmou: " Sei que a foto não pareceu muito amigável. Sei que a imagem foi divulgada de um jeito ruim para os dois lados, eu estaria bravo com ela, ou ela comigo. Mas, na verdade, nós só estávamos conversando, o grupo inteiro, sobre algum assunto sem relação com a reunião, em um clima leve.

Trump afirmou que decidiu desistir do acordo que havia negociado no G-7 quando assistiu, no sábado, depois que já havia partido para Cingapura, à entrevista coletiva do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em que este disse que não cederia na guerra tarifária com os EUA , um argumento que Trudeau já havia defendido diversas vezes anteriormente.

"Ele vai aprender que isso irá custar muito dinheiro para os cidadãos do Canadá. Ele vai aprender que não pode fazer isso", reiterou Trump ontem, 12.

A foto que viralizou foi feita por Jesco Denzel, fotógrafo premiado que trabalha para o governo alemão, e foi postada primeiro no Instagram de Angela Merkel. O G-7 é formado por EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.