Santo do dia

Festa de Santo Antônio atrai milhares de fiéis

Tradicional distribuição de pães acontece nas missas celebradas hoje; programação de encerramento conta com missas e procissão

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Todos os anos a igreja de Santo Antônio, localizada na Praça Antônio Lobo, na região central da cidade, se enche de fiéis durante o festejo em homenagem ao santo. A tradicional distribuição de pães acontece durante todo o dia desta quarta-feira, 13, desde as 5h até as 19h, no decorrer das sete missas realizadas. Além das cerimônias, uma procissão e animações culturais encerram o festejo.

O dia de Santo Antônio é celebrado anualmente em 13 de junho, data de sua morte, e faz parte das comemorações das festas juninas. Ele é considerado um dos santos mais populares no Brasil, conhecido como o “Santo Casamenteiro”. De acordo com a crendice popular, aqueles que desejam casar ou manter um relacionamento, preparam simpatias e orações para o santo no dia de hoje.

Na igreja de Santo Antônio, todos os anos no mês de junho, é realizado o festejo que homenageia o padroeiro. Entre as celebrações, a distribuição dos pães é um dos momentos mais esperados pelos fiéis que devotam sua fé no santo. De acordo com o padre Clemilton Moraes, o momento simboliza a benevolência de Santo Antônio.

“O conhecimento que Santo Antônio tinha da palavra de Deus era transmitido, transformado na caridade, e a questão da entrega dos pães está ligada a isso. Os pães são abençoados em cada missa e depois da benção são distribuídos às pessoas”, destacou.

Alguns devotos procuram a igreja para pedir e agradecer bençãos do padroeiro e nem só de casamento vive Santo Antônio. O músico e vendedor Carlos Márcio Gonzaga contou que recorreu a Antônio para que intercedesse pelo filho, que passava dificuldades em outro estado.

“A minha devoção começou quando o meu filho viajou para São Paulo e passou por algumas dificuldades, e eu aqui em São Luís fiz uma promessa de que na bênção de Santo Antônio ele venceria. Logo após essa promessa, se empregou e está bem em São Paulo, e eu aqui em São Luís venho recebendo as bênçãos dele, para honra e glória de Santo Antônio”, contou.

O nome do filho de Carlos Márcio Gonzaga também está relacionado com o padroeiro. Ele se chama Antônio Joseph e segue uma tradição da família, como explicou o músico, que há três anos cumpre a promessa que fez ao santo. “Botei Antônio, porque o meu pai e um irmão são Antônios, tenho uma família de Antônios e também pago uma promessa na Liberdade doando 40 pratos de comida e fazendo samba, tudo em homenagem a Santo Antônio”, contou.

A procissão tradicional é um ponto alto do encerramento do festejo e, de acordo com o padre Clemilton Moraes, passa por ruas tradicionais do centro. “A procissão sai aqui da Igreja, passa pela rua 7 de Setembro, desce o largo do Carmo, passa pela Rua Grande e volta pela Igreja de São João”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.