Nova pasta

Câmara aprovou texto de MP que criou Ministério da Segurança Pública

Nova pasta, que já está funcionando desde a publicação da medida, comanda a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Deputados aprovaram o texto base da MP que criou o Ministério da Segurança Pública, que passou a comandar a PRF e PF
Deputados aprovaram o texto base da MP que criou o Ministério da Segurança Pública, que passou a comandar a PRF e PF (Câmara dos Deputados)

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 13, o texto-base da medida provisória que cria o Ministério da Segurança Pública.

Como a pasta foi criada por meio de medida provisória, já estava funcionando desde a data de sua publicação, em 26 de fevereiro. Para que não perca a validade, a proposta terá de ser aprovada ainda em junho pelo Senado, uma vez que precisa ser votada em até 120 dias pelo Congresso.

A pasta, ocupada pelo ministro Raul Jungmann, tem a atribuição de coordenar e promover a integração da segurança pública no país, em parceria com estados e municípios.

Até a última atualização desta reportagem, os deputados ainda analisavam sugestões de mudança no texto. Concluída esta fase, a MP seguirá para o Senado.

Desde a publicação da medida, o ministério passou a comandar a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A proposta criou o Instituto Nacional de Estudos sobre Segurança Pública, a partir do desmembramento do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Também cabe ao ministério cuidar das políticas sobre drogas. O ministro poderá ainda, de forma excepcional, em acordo com o ministro da Defesa, solicitar militares das Forças Armadas ao presidente da República.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.