Cinema

Um olhar sobre solidão e terceira idade em filme do Guarnicê

Filme de Breno Ferreira, “Walter do 402”, será exibido hoje, às 19h, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro Histórico, dentro da programação do Festival Guarnicê

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Walter do 402 participa da mostra competitiva de filmes nacionais
Walter do 402 participa da mostra competitiva de filmes nacionais (Walter do 402)

SÃO LUÍS- Em andamento no Centro Histórico de São Luís, o Festival Guarnicê de Cinema apresenta hoje o filme “Walter do 402”, do diretor Breno Ferreira. A obra aborda a solidão na terceira idade, com uma composição leve e que mistura gêneros como drama e comédia. O roteiro é assinado por Breno e também por Bruno Sabóia. O filme já participou de mais de 30 festivais internacionais e venceu prêmios na Romênia, Inglaterra e dois festivais nos Estados Unidos. A exibição de hoje é a primeira no Brasil após a morte da atriz Araci Cardoso, a dama do teatro nacional, que viveu a personagem Goreti. Ela faleceu em dezembro do ano passado.

Segundo Breno Ferreira, no Brasil, o filme venceu o 15º Festcinemazonia, nas categorias melhor ator (Antônio Petrin) e melhor ficção nacional. Foi também selecionado em mais dois festivais, sendo um nos Estados Unidos e outro na Itália.

“A repercussão está sendo ótima, como desde o início, e acabou proporcionando outras coisas. Eu, por exemplo, recebi o convite para trabalhar em um filme no Canadá, e o Antônio Petrin, foi filmar um longa-metragem em Israel. Nossa maior dificuldade foi no processo de pós-produção, pois tivemos um problema na liberação do recurso. Tínhamos filmado há mais tempo, mas só fomos finalizar no segundo semestre de 2016. Mas no final, tudo deu certo”, disse Breno Ferreira.

O diretor explicou que o filme foi gravado em Copacabana, no Rio de Janeiro, por ser o bairro com o maior número de pessoas idosas. Um dos pontos de destaque do filme é o humor do casal de protagonistas, vividos por Antônio Petrin e Alcione Mazzeo, além da irreverência do porteiro e suas namoradas, vividos por Gustavo Arthiddoro, Daniela Fontan, Cinara Leal, Antônio Saboia e Pritty Borges.

O filme conta a história de Walter, um idoso, rabugento, que sofre com sua solidão e vê no suicídio a única saída. Já sua vizinha, a também solitária Vera, deseja conhecer o Walter, pois tem a esperança de que ele seja a companhia que precisa. Ela tenta conquistar Walter usando o talento que tem na cozinha, levando para ele pedaços de bolo. Ele parece não se interessar por Vera. Entre os dois, há o porteiro Zezinho, jovem Don Juan que não enxerga problema algum em viver sozinho. l

Serviço

O quê

Exibição do filme “Walter do 402”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Alcione Nazaré (Centro Histórico)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.