Saúde

Tumor de laringe: Fumo e álcool estão associados a 90% dos casos

Outros fatores de risco, ainda que pouco frequentes, são a infecção pelo papiloma vírus humano, o refluxo gastroesofágico e a poluição ambiental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Por apresentar sintomas sutis, é preciso sempre estar atento aos primeiros sinais
Por apresentar sintomas sutis, é preciso sempre estar atento aos primeiros sinais (Cigarro)

São Paulo - O músico Branco Mello, baixista e vocalista do Titãs, anunciou na semana que passou que ficará afastado dos palcos devido a um tumor na laringe. Esse câncer, que representa 25% dos tumores malignos que atingem essa área e atinge principalmente homens, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), está muito relacionado ao estilo de vida.

O fumo e o álcool ainda são os principais fatores, com 90% dos casos associados a esses hábitos. Juntos, eles reduzem a proteção natural da mucosa e provocam uma multiplicação desordenada na região. Outros fatores de risco, ainda que pouco frequentes, são a infecção pelo papiloma vírus humano, o refluxo gastroesofágico e a poluição ambiental.

A laringe, que carrega o ar da respiração até o pulmão, produz a voz e impede que alimentos entrem nas vias respiratórias, é dividida em três parcelas: subglote, glote e supraglote. Apesar de o tumor poder aparecer em qualquer região, cerca de 60% deles se desenvolvem na glote, estrutura constituída pelas cordas vocais.

Por apresentar sintomas sutis, é preciso sempre estar atento aos primeiros sinais. Rouquidão que permanece por mais de três semanas pode ser um forte indício de alteração na laringe é aconselhável uma avaliação médica.

O tratamento será determinado de acordo com a localização e o estágio da doença. "Para cada caso desenvolvemos um tratamento específico que pode combinar a cirurgia para a retirada do tumor, quimioterapia e a radioterapia", salienta Andrey Soares, oncologista do Centro Paulista de Oncologia – Grupo Oncoclínicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.