Cinema

Tata Amaral na 41ª edição do Festival Guarnicê de Cinema

Realizadora é uma das homenageadas do evento que este ano discute a participação feminina no cinema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
(Tata Amaral)

SÃO LUÍS - Uma das homenageadas do 41º Festival Guarnicê de Cinema este ano é a cineasta Tata Amaral. O evento este ano tem como tema “Telas – protagonismo feminino no audiovisual” e pretende discutir a participação feminina em todas as cadeias produtivas do cinema. A abertura ocorreu neste sábado, 9,no Teatro Arthur Azevedo (Centro).

Tata Amaral é paulistana. Com seus longas-metragens, conquistou mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. A cineasta também se destaca pela experimentação de linguagem e meios, tendo realizado diversas vídeo instalações e curtas-metragens. Seu longa-metragem de estreia, “Um Céu de Estrelas” (1997), foi considerado pela crítica como um marco do cinema brasileiro, além de ter recebido um total de 18 prêmios no Brasil, Estados Unidos, Itália, Cuba e França (inclusive de melhor filme nos festivais de Boston e Trieste).
Seu longa-metragem, “Antônia”, inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao EMMY/2007. Em 2007, lançou o livro “Hollywood: Depois do Terreno Baldio”, contos e relatos de histórias colhidas durante a pesquisa para o filme “Antônia”.
Sobre a homenagem no festival, ela louva a iniciativa de destacar as mulheres no cinema. “Acho uma excelente iniciativa do festival iluminar o cinema feito por mulheres. Temos muitas histórias para contar. Quanto à homenagem que receberei, fico muito honrada com ela”, diz a diretora.

Tata Amaral ressalta ainda a realização de eventos de cinema fora dos grandes eixos produtores. “O Brasil é um país de dimensões continentais, com culturas, tradições, referências e povos distintos. Esta diversidade precisa ser representada no cinema. Para tanto, a descentralização da produção é fundamental. Estamos notando os diversos sotaques e cores das diversas regiões do país nos festivais. Um brinde a estas!”, festeja.

Com uma agenda cheia, Tata Amaral conta que está terminando uma série, “Causando na Rua” sobre ativismo artístico e ações criativas que acontecem na rua, que está na segunda temporada. “Estamos preparando o lançamento de meu próximo longa-metragem ‘Sequestro Relâmpago’ com Marina Ruy Barbosa, Sidney Santiago Kuanza e Daniel Rocha para novembro deste ano. Estou também me preparando para um projeto intitulado ‘Democracia’ que consiste em analisar o processo eleitoral de 2018. Em paralelo, agora em julho, começaremos a produção de uma série de 13 episódios intitulada ‘Protagonistas’ que consiste em contar a história do cinema brasileiro do ponto de vista do cinema feito por mulheres. Queremos, Caru Alves de Souza, minha sócia e filha, publicar livros e catálogos de obras audiovisuais de mulheres. Estamos bastante empenhadas em construir esta historiografia”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.