Música

Um concerto de agradecimento no Teatro Arthur Azevedo

“Coral São João Turnê Europa 2018: Matracas e Pandeirões na Cidade Luz e nos Países dos Chocolates” é o título do concerto que o grupo de cantor coral maranhense apresentará neste domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
(Coral São João )

Depois de encantar o público europeu em uma turnê por diversos países, o Coral São João comemora o sucesso da viagem com uma apresentação neste domingo, às 19h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). O evento será um passeio musical com o repertório apresentado em palcos da Bélgica, França e Luxemburgo. Segundo os organizadores, o concerto é uma forma de agradecimento àqueles que os ajudaram e que poderão firmar novas parcerias no futuro.

O concerto é intitulado “Coral São João Turnê Europa 2018: Matracas e Pandeirões na Cidade Luz e nos Países dos Chocolates”. O grupo, que é uma referência musical dentro e fora do Maranhão, apresentará peças com samba, forró, xote, baião, MPB, clássicos, óperas e música francesa, além de toadas de bumba meu boi. Assim como fez na Europa, cantando o Maranhão com chapéus de fitas e pandeirões, arrancando aplausos em Paris, Versalhes, Bruxelas, Liège e Luxemburgo.

De acordo com o regente Fernando Mouchreck, logo na chegada, no aeroporto Charles de Gaulle, o grupo entoou “Wave”, parando o trânsito de pessoas. Foram duas semanas no total, lotando igrejas e teatros por onde passou. Em Paris, o Coral São João foi acolhido pelo Coral e Orquestra Hugues Reiner. Com o grupo, e sob a regência do renomado maestro Hugues Reiner, apresentou a um público exigente o “Glória de Vivaldi”, com os solos da soprano Patrícia Berto e da contralto Rayssa Monroy, na Catedral Notre-Dame-du-Liban ou Nossa Senhora do Líbano.

Ao término da peça e sob a direção de Fernando Mouchrek, o coral retornou ao palco para abrilhantar a noite com parte do seu repertório. Ainda em Paris, o coral multi étnico “Les Musi’ Terriens” recebeu os maranhenses para um concerto privado. “Eles cantaram várias canções de outros países, inclusive a música “Brasil Pandeiro”, com o charme do sotaque francês, deixando claro que não há fronteiras e nem línguas estrangeiras que consigam criar obstáculos para a arte e a amizade”, destaca Fernando Mouchreck.

Para poder partilhar o palco com os corais belgas “Vox Anima” e “Anaconda”, na capital Bruxelas, e com o coral “La Magnarelle”, na cidade de Liège, o Coral São João adicionou, de forma respeitosa e com reconhecimento, músicas dos repertórios de cada um dos corais anfritriões, além de cantar seu vasto e eclético repertório eclético.

Entoando repertório bastante diversificado, passando pelo erudito, das óperas aos musicais e à música folclórica de diversos países e regiões, o grupo procura agregar ao canto coral a poesia e a dança, sempre a serviço do belo, proporcionando aos expectadores a arte do bem cantar. Ao longo de 40 anos, o Coral São João tem muito a comemorar na arte do canto coral. Dentre seus muitos feitos, contabiliza nove shows, entre eles, “Canção do Amor Demais”, “Oração de Natal”, “Canto Negro”, “Abre Alas”, “Vozes Nordestinas”, “Kizomba”, “Canta Brasil” e “Razamérica”. São espetáculos que tiveram em sua montagem e apresentação, figurinos, iluminação, bem como a participação de outros artistas, como solistas e dançarinos.

Serviço

O quê

Concerto “Coral São João Turnê Europa 2018: Matracas e Pandeirões na Cidade Luz e nos Países dos Chocolates”

Quando

Neste domingo, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Ingressos: R$ 30,00 (plateia e frisa) e R$ 20,00 (camarote, balcão e galeria)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.