Socioambiental

TJMA e UFMA reafirmam parceria nas ações do “Projeto Vida Saudável”

Convênio visa ampliar as ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho em comarcas do interior, nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão renovaram, ontem, convênio de Cooperação Técnico-Científico, com objetivo de ampliar as ações de qualidade de vida no ambiente de trabalho em comarcas do interior, nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física, com atendimento de magistrados e servidores por profissionais da UFMA.

O convênio foi assinado pelo desembargador presidente do TJMA, Joaquim Figueiredo; a reitora da UFMA, Nair Portela; o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça, desembargador Jorge Rachid; e o vice-reitor da Universidade, Fernando Carvalho Silva.

O convênio tem ação conjunta das duas instituições entre os partícipes, relativamente à realização das ações do ‘Projeto Vida Saudável’, que compõem o ‘Programa UFMA Saudável’, oferecendo ao corpo funcional do Judiciário maranhense a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida no próprio ambiente de trabalho. A medida busca fortalecer as ações já realizadas pela Divisão Médica do Tribuna de Justiça.

O presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, disse ser de maior importância esse trabalho desenvolvido em parceria com a UFMA no sentido de realizar um trabalho preventivo e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos servidores e magistrados.

O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal, desembargador Jorge Rachid agradeceu à UFMA pela excelente equipe de profissionais que participam do projeto.

A reitora da UFMA, Nair Portela, falou de sua satisfação de estar mais uma vez contribuindo com esse trabalho que a universidade desenvolve, levando à sociedade as ações que a Instituição tem o domínio e a competência para fazer.

O vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, afirmou que o projeto está sendo aplicado também em várias instituições que compõem o grupo da Ecoliga, que envolve o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e a Justiça Federal.

Ações

O Núcleo de Gestão Socioambiental promoveu, em 2016, a primeira ação de qualidade de vida nos Termos das comarcas da Ilha de São Luís (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) que teve continuidade em 2017 na comarca de Imperatriz e unidades judiciais de São Luís.

Em dois anos, a iniciativa possibilitou o atendimento de quase mil servidores e funcionários terceirizados, com uma média de quatro mil procedimentos nas áreas de Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física.

Segundo a coordenadora do Núcleo Socioambiental, Joelma Nascimento, com este novo Convênio, até novembro deste ano, mais de mil servidores dos polos de Pinheiro, Caxias/Timon, Bacabal/Santa Inês, Codó/Coroatá e Balsas serão atendidos.

O Tribunal vai interiorizar o atendimento na área de saúde, de forma preventiva para qualidade de vida dos servidores

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.