No Iraque

Recontagem de votos e explosão em Bagdá alimentam tensões

Clérigo iraquiano Moqtada al-Sadr pediu calma a seus seguidores. Explosão deixou 18 mortos e mais de 90 feridos na quarta-feira,6

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

BAGDÁ - O clérigo iraquiano Moqtada al-Sadr pediu ontem a seus seguidores que permaneçam calmos depois que uma explosão matou 18 pessoas em seu principal bastião em Bagdá. O incidente ocorreu poucas horas depois de o Parlamento pedir uma recontagem dos votos de uma eleição vencida por seu bloco.

Sadr, um nacionalista que capitalizou o ressentimento crescente com o Irã, obteve uma vitória surpreendente na votação de 12 de maioprometendo combater a corrupção e melhorar os serviços. Ele disse em um comunicado que um comitê será criado para investigar a detonação e que os resultados serão apresentados dentro de três dias. Ele pediu "paciência e autocontrole", segundo comunicado de seu escritório.

Ao menos 18 pessoas morreram e mais de 90 ficaram feridas em Cidade Sadr, um bairro de Bagdá, em um ataque que o Ministério do Interior disse ter sido causado pela detonação de um depósito de munições. Forças de segurança iniciaram sua própria investigação.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse em um comunicado que armazenar munições em uma área residencial é um crime, e ordenou que o Ministério do Interior investigue o incidente e adote ações legais contra os culpados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.