Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
A empresa Aço Verde do Brasil foi homenageada durante solenidade realizada em comemoração aos 65 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A homenagem é resultado do reconhecimento pela contribuição da empresa ao crescimento da instituição. Na oportunidade, o advogado Marcos Souza recebeu a homenagem em nome da instituição, que faz parte do Grupo Ferroeste. No registro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Conselho Regional do Senai, Edilson Baldez das Neves, entre o advogado Marcos Souza e o diretor regional do Senai, Marco Antônio Moura da Silva
A empresa Aço Verde do Brasil foi homenageada durante solenidade realizada em comemoração aos 65 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A homenagem é resultado do reconhecimento pela contribuição da empresa ao crescimento da instituição. Na oportunidade, o advogado Marcos Souza recebeu a homenagem em nome da instituição, que faz parte do Grupo Ferroeste. No registro, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Conselho Regional do Senai, Edilson Baldez das Neves, entre o advogado Marcos Souza e o diretor regional do Senai, Marco Antônio Moura da Silva
As médicas pediatras Marynéia Vale, presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, e Patrícia Marques, secretária geral da entidade, comemorando o sucesso da décima segunda edição da Jornada Maranhense de Pediatria e do I Encontro Maranhense Multiprofissional de Pediatria, o evento cuja programação será encerrada nesta sexta-feira.
As médicas pediatras Marynéia Vale, presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, e Patrícia Marques, secretária geral da entidade, comemorando o sucesso da décima segunda edição da Jornada Maranhense de Pediatria e do I Encontro Maranhense Multiprofissional de Pediatria, o evento cuja programação será encerrada nesta sexta-feira.

Morte em Portugal
Convidado pela Sociedade Brasileira de Língua e Literatura, do Rio de Janeiro, participei, em 1986, do XVIII Congresso Brasileiro de Língua e Literatura, quando conheci o
professor e poeta português Albano Martins, homenageado naquele encontro com a medalha Oskar Nobiling de mérito cultural.
Docente da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, Albano Martins tinha 87 anos e a sua obra está publicada em cerca de duas dezenas de livros de poesia e em diversas antologias e obras coletivas.
Ontem, chegou a notícia cortante de que ele morreu, embora sem especificar o dia e o local do acontecido. A Universidade Fernando Pessoa apenas se limitou a dizer que o funeral do poeta estava marcado para ontem, quinta-feira, em Vila
Nova de Gaia, onde residia.

Morte em Portugal 2
Durante algum tempo, tive uma relação de amizade bem próxima com Albano Martins, que tive o prazer de apresentar ao saudoso escritor Jomar Moraes durante uma viagem que fizemos com José Walter Maciel à cidade do Porto.
Licenciado em Filologia Clássica pela Universidade de Lisboa, Albano Martins é autor de obras com títulos belíssimos, a exemplo de Secura Verde (1950), Os Remos Escaldantes (1983), Uma Colina para os Lábios (1993) ou Escrito a Vermelho (1999).

Um prejuízo
O que está ruim, rapidamente pode ficar pior. Vejam só: a greve dos caminhoneiros provocou rombo por volta de 75 bilhões de reais em vários setores, que começarão a ser cobrados. Este balanço se dirige, especialmente, aos que aplaudiram a ação devastadora.
No agronegócio, foram 100 milhões de aves mortas, 120 mil toneladas de carne não exportadas, 300 milhões de litros de leite descartados e 98% das fábricas paradas. União, estados e municípios também tiveram perdas de arrecadação. Cálculo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário aponta 32 bilhões e 500 milhões de reais.
A conta vai aumentar, pois a sociedade ainda terá de bancar os subsídios ao óleo diesel com cortes em programas sociais, saúde e educação, além da reoneração da folha de pagamentos de 39 setores da Economia. Ninguém escapará do prejuízo, pagando mais
pelo que consome.

Geografia escolar
Entre os dias 18 e 20 de junho, a Universidade Federal do Maranhão promoverá o “I Seminário de Pesquisas e Práticas do Ensino de Geografia Escolar do Maranhão”, evento cujo objetivo é discutir a importância da Geografia como disciplina curricular obrigatória e ciência fundamental para a sociedade.
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Educação Básica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino de Educação Básica, em parceria com o Departamento de Geociências da UFMA e o Plano Nacional de Formação de Professores de Licenciatura em Geografia.

Violência é inadmissível
Violência é algo que não deve acontecer de forma alguma. Pior ainda quando a vítima é um idoso. Infelizmente, os números dessa violência nos deixam tristes e indignados. Vejam só: mais de mil casos foram registrados no Maranhão no ano passado. Este ano, de janeiro a abril, a Defensoria Pública do Estado recebeu 426 denúncias, envolvendo maiores de 60 anos.
Esses e outros dados, aliás, foram revelados, recentemente, pelo defensor-geral do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos, que conduziu, no início da semana, o lançamento da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 2018, reunindo dezenas de representantes da rede de proteção do segmento. A campanha está em andamento.

Mercado Financeiro
A UNDB é a primeira instituição de ensino maranhense a criar uma liga de discussão sobre o mercado financeiro, inspirada nos exemplos das renomadas universidades americanas de Harvard e Yale.
E para o lançamento da Liga Mestra ou Liga do Mercado Financeiro do Maranhão, a UNDB realizará a Semana do Mercado Financeiro, de 19 a 21 de junho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
O evento terá ampla programação de debates e palestras, com a participação de alunos e docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da UNDB. Para a palestra magna de abertura, estão confirmados o empresário e técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho, e o economista, administrador de empresas e executivo do mercado financeiro, João Amoedo (RJ).
Os convidados falarão sobre o atual cenário da gestão contemporânea, a importância da liderança e as tendências do mercado financeiro. O evento é aberto ao público.

Estreia do Barrica na Madre Deus
O Boizinho Barrica fará sua estreia oficial no São João do Maranhão 2018 nos próximos dias 12 e 13 de junho, com duas apresentações exclusivas na Casa Barrica, na Madre Deus, e a presença de convidados: Boi de Axixá, Cacuriá de Dona Teté, Boi Lendas e Magias, Boi Upaon-Açu e Forró do Raimundinho.
A festa no arraial começa por volta das 19h, sob o comando do diretor artístico da companhia maranhense, José Pereira Godão.

TRIVIAL VARIADO

Com um cardápio tentador nas barracas, o difícil é resistir às delícias da culinária típica maranhense. É que a festa junina em São Luís tem cheiro de torta de camarão, arroz de cuxá, batata doce, mingau de milho e por aí vai.

Foram inúmeros os prejuízos com a greve dos caminhoneiros. A indústria automobilística deixou de produzir 75 mil veículos, vender 25 mil e exportar 15 mil unidades. O balanço é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

E os respingos continuam: seis mil postos brasileiros recusam-se a reduzir o lucro e ameaçam não vender gasolina. Se isso acontecer, haverá nova paralisação.

As novas fontes de energia e a importância da diversificação da matriz energética brasileira foram tema de debate no 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, realizado em Goiás. Além da extensa programação cultural, o desenvolvimento sustentável foi parte do evento nas oficinas e mesas de conversa.

Nesta sexta-feira tem “Noite do Vinil” no Terrasse, na Península da Ponta d’Areia. No comando, a DJ Vanessa Serra.

DE RELANCE

Colégio de Ouvidores
Ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Eduardo José Leal Moreira recebe, hoje, ouvidores da Justiça Eleitoral em São Luís por ocasião da XI Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, entidade que preside desde agosto de 2017, quando eleito para o cargo por aclamação. Ontem, o destaque foi a palestra proferida por Moreira sobre a Lei 13.460/17, na abertura oficial do evento, no plenário Ernani Santos, na sede do TRE. Ponto para a Ouvidoria do Regional, por dar oportunidade a universitários de participarem da reunião como ouvintes e com
direito a receberem certificados.

Correios no TJMA
O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, recebeu, ontem, a visita de cortesia do superintendente estadual de Operações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Ricardo Melo Barroso, acompanhado do coordenador regional de Vendas, Sílvio Eduardo Silva e Silva, e do assistente Comercial, Rafael Borges. Foi a primeira visita de Ricardo Melo Barroso ao TJMA após
assumir oficialmente o cargo.

Piano e voz
O Quintal Cultural deste domingo, na Casa d’Arte Centro de Cultura, recebe o pianista Rubens Salles e o cantor Cláudio Lima, para um concerto de piano e voz, ao pôr do sol. Cláudio Lima é reconhecidamente um dos maiores intérpretes da música popular produzida no Maranhão, tendo-se aventurado com desenvoltura como compositor em seu disco mais recente.
Já Rubens Salles é pianista aclamado internacionalmente, com sua mistura de jazz, world music e a ginga brasileira, com os discos “Munderno” e “Liquid Gravity Plus” na bagagem. O show terá a participação do percussionista Luiz Cláudio Farias.

Arraiá do Povo
Vem aí o Arraiá do Povo, promovido pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão e que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho, no estacionamento da Assembleia Legislativa, no Cohafuma. A estrutura do arraial já está quase pronta. No espaço, quatro barracas para a venda de comidas e bebidas típicas, mesas e cadeiras, playground para a criançada, além de um grande palco, que receberá as melhores atrações juninas do Maranhão. Amplo estacionamento e toda a estrutura de segurança também estão garantidos.

Sebrae e Faene
A Faculdade de Negócios Faene, com sede no Residencial Pinheiros e braços em Imperatriz e Pará, recebeu, esta semana, a visita de representantes do Sebrae-MA. As representantes reuniram-se com a diretoria para alinhamento de um possível convênio interinstitucional que irá beneficiar toda a comunidade acadêmica. Genaisse Mendes
e Roisanira Leite, do Sebrae-MA, foram recebidas pelo professor Ricardo Carreira, diretor geral da instituição, e também por Silvia Mendes e Célida Uchoa, da coordenação da Faene.

Emprego em queda
A crise econômica que atingiu o país nos últimos anos levou a indústria da construção a perder 432 mil empregos formais entre 2015 e 2016, uma retração de 19% que se deu em todos os segmentos, principalmente na infraestrutura, onde o recuo foi de 15%. Os dados são do IBGE, que divulgou a Pesquisa Anual da Indústria da Construção 2016. O estudo indica que, naquele ano, a atividade da construção somou R$ 318,7 bilhões em incorporações, obras e serviços da construção.

Problemas visuais
Programas de assistência à saúde de alunos, como o Saúde na Escola, devem priorizar a identificação e correção de problemas visuais e auditivos, com acesso aos recursos necessários. É o que prevê projeto aprovado no Senado, mas ainda terá de passar por turno suplementar de votação. O texto tramitava em conjunto com outras proposições. E um detalhe: muitos alunos, especialmente os de menor poder aquisitivo, têm vergonha de dizer que não estão enxergando bem e, consequentemente,
não estão conseguindo ler.

Para refletir com Seth Godin:
“Se a sua equipe estiver cheia de pessoas que trabalham para a empresa, logo você será derrotado por grupos de pessoas que trabalham por uma causa”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.