Dividido

Marcio Jardim afirma que ala petista vai apoiar Roseana

Ex-secretário da gestão Flávio Dino admitiu que o comunista não terá apoio integral da legenda, que ainda busva espaços na chapa majoritária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O ex-secretário de Estado de Esporte, Marcio Jardim (PT), afirmou na última quarta-feira que o Partido dos Trabalhadores deve ir rachado para a disputa das eleições 2018.
Apesar de a sigla estar oficialmente atrelada ao projeto político de Flávio Dino (PCdoB), que mantém militantes no primeiro e segundo escalões do Executivo, ala da sigla deve apoiar a pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

"O PT vai fracionado, muita gente vai com Roseana", afirmou.

Marcio Jardim admitiu que a divisão na legenda deve ocorrer por falta de uma candidatura majoritária para o Senado da República ou para o cargo de vice-governador. São justamente esses, os espaços que alguns militantes buscam - sem sucesso -, na chapa de Flávio Dino.

Nas eleições 2014 o PT apoiava oficialmente a candidatura de Lobão Filho (MDB) ao Governo do Maranhão. Mas, uma ala liderada justamente por Marcio Jardim tumutou a legenda e lançou comitê independente em apoio a Dino.

Crise - Logo após eleito, Flávio Dino nomeou Jardim como secretário de Esportes do Poder Executivo.

O petista ficou na pasta até o ano passado, quando foi exonerado do cargo. Dino utilizou a pasta em troca de apoio do Partido Progressista (PP), comandado pelo deputado federal André Fufuca.

Desde então, a legenda segue na base de apoio ao comunista.

Jardim, por outro lado, reagiu e ensaiou uma pré-candidatuta ao Senado da República, e passou a pressionar o Governo por busca de espaços da legenda na chapa majoritária para a disputa das eleições 2018. Dino, contudo, não recuou.

A demissão de Jardim e a nomeação de dois filiados Terezinha Fernandes e Lawrence Melo (este último filiado apenas para receber o cargo, segundo denunciam petistas), para cargos menores e sem indicação do partido, chegou a provocar a reação da corrente Construindo um Novo Brasil, a maior da sigla.

A ala petista alinhada ao Palácio dos Leões, por outro lado, conseguiu 'abafar' a reação dos correligionários e manteve o partido atrelado ao projeto comunista.

Sem espaços de maior importância na estrutura do Governo, o PT segue oficialmente com apoio a Dino. Mas, segundo o próprio Marcio Jardim, deve ir fracionado para as eleições.

“Governadora da Juventude”, declaram

conselheiros em visita à Roseana

Representantes de todos os segmentos que compõem o Conselho Nacional de Juventude visitaram ontem a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) em sua resid~encia, e reforçaram o caráter de apoio à juventude dado a ela em seus quatro mandatos no Maranhão. Os jovens, que participam da reunião do Conjuve, em São Luís, estiveram com a emedebista a convite do secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.

Durante a reunião com Roseana, Assis Filho lamentou que o governo Flávio Dino (PCdoB) até hoje não tenha nomeado os conselheiros estaduais da Juventude, e lembrou que, nos quatro mandatos de Roseana, havia espaço para os jovens.

“Um governo que se constitui em diálogo e, quando chega ao poder esquece o diálogo, é um govenro mentiroso”, declarou Assis, para revelar que deixou à vontade para quem quisesse visitar Dino no Palácio.

“Ao que se vê, muita gente preferiu estar aqui”, lembrou.

Ex-membro do governo Roseana Sarney no setor de juventude, o advogado Ruy Pires também falou em nome da juventude presente e garantiu que estará à disposião da ex-governadora durante a campanha.

“A gente que convive com Roseana sabe o quanto ela valoriza a juventude”, disse Ruy.

Outros representantes de jovens, do interior maranhense e de outros estados também se manfiestaram no encontro, que se deu em total descontração.

A reunião do Conselho da Juventude segue nesta sexta-feira, 8.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.