Sem poderes

Corte britânica diz que não pode exigir mudança em lei de aborto da Irlanda

A Suprema Corte diz que não tem poderes para declarar formalmente que a legislação precisa ser mudada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

LONDRES- A Suprema Corte do Reino Unido expressou ontem a opinião de que a rígida lei de aborto da Irlanda do Norte é incompatível com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, mas acrescentou que não tem poderes para declarar formalmente que a legislação precisa ser mudada.

Controlada por Londres, a Irlanda do Norte é atualmente a única parte do Reino Unido ou da Irlanda com um regime tão restritivo sobre o aborto desde que a maioria dos eleitores da Irlanda apoiou o fim de uma proibição em uma votação no mês passado que provocou clamores por mudança na Irlanda do Norte.

Os ativistas pró-aborto classificaram o veredicto sobre a incompatibilidade da lei como "uma decisão histórica" que pressionará o governo britânico a agir, e grupos antiaborto enfatizaram que não existe nenhuma obrigação de fazê-lo.

Quatro dos sete juízes da Suprema Corte britânica que analisaram a questão decidiram que a atual lei da Irlanda do Norte, que proíbe o aborto a menos que a vida da mãe corra risco, é incompatível com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Mas outros quatro juízes determinaram que a Comissão de Direitos Humanos da Irlanda do Norte, que iniciou os procedimentos legais para tentar abrandar a lei, não tem direito de apresentar o caso.

"A corte em si mesma não tem jurisdição para fazer uma declaração de incompatibilidade (com a lei de direitos humanos) neste caso", disse o tribunal em um sumário da decisão.

A Comissão de Direitos Humanos da Irlanda do Norte havia argumentado que a lei deveria ser alterada para permitir abortos em casos nos quais a gravidez é resultante de um estupro ou incesto ou em que o feto apresenta uma anormalidade fatal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.