Eleições 2018

Waldir Maranhão aproveita crise para tentar abrir espaços no PSDB

Deputado federal defende pré-candidatura e apoio incondicional a Roberto Rocha para o Governo do Maranhão

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Waldir Maranhão é deputado federal pelo PSDB
Waldir Maranhão é deputado federal pelo PSDB (WALDIR MARANHÃO GABINETE )

O deputado federal Waldir Maranhão tem aproveitado a crise política instalada no PSDB para tentar consolidar-se como via alternativa ao nome do deputado José Reinaldo Tavares para a disputa do Senado da República.

Zé Reinaldo, que ainda goza da condição de pré-candidato ao Senado, passou a incomodar a cúpula da sigla por insistir no apoio ao deputado estadual Eduardo Braide (PMN) para o Governo do Maranhão.

A legenda tem como pré-candidato ao Palácio dos Leões, o senador Roberto Rocha.

Em meio a todo esse imbróglio, Waldir Maranhão tenta aproximar-se de Rocha e do secretário-geral da legenda, Sebastião Madeira.

“Coloco o meu nome nesta pré-campanha ao Senado, porque acredito que, com o nosso pré-candidato a governador, Roberto Rocha, podemos juntos fazer mais pelo Maranhão”, publicou ontem em seu perfil em rede social.

Waldir também tem acompanhado Rocha na agenda política pelo interior do estado. No último fim de semana, por exemplo, esteve em ato realizado em Pedro do Rosário. Zé Reinaldo, por outro lado, ficou de fora.

No município, ele conversou com pescadores e aproveitou para posar para fotos ao lado de Roberto Rocha e do deputado estadual e também pré-candidato ao Senado pela sigla, Alexandre Almeida.

Coincidência – Os atores que agora protagonizam a crise interna no PSDB e que disputam espaços nas eleições 2018, foram todos rejeitados e por isso dissidentes do grupo político do governador Flávio Dino (PCdoB).

Roberto Rocha foi eleito senador na chapa de Dino em 2014. Um ano depois, contudo, passou a ter atrito com o comunista, o que resultou no rompimento político entre ambos.

Zé Reinaldo também foi eleito em 2014 [deputado federal] ao lado do comunista. O ex-governador, contudo, tinha uma relação mais profunda e duradoura com Dino. Em 2006, quando o comunista foi eleito deputado federal, Zé Reinaldo foi considerado o seu “padrinho político”, uma espécie de mentor do ex-juiz.

O rompimento ocorreu há alguns meses e estremeceu as bases de Dino. Prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas do interior do estado hoje aliados do chefe do Executivo, manifestaram solidariedade a Zé Reinaldo.

Outro nome de força política no PSDB que rompeu com Dino foi Sebastião Madeira, ex-prefeito de Imperatriz. Madeira chegou a classificar o comunista de “desastre político”.

Saiba Mais

A O Estado, o deputado estadual e pré-candidato ao Senado, Alexandre Almeida (PSDB) rechaçou a possibilidade de abrir mão da pré-candidatura ao Senado da República em meio a crise que abala o partido. Ele assegurou que vai disputar uma das vagas que serão abertas em outubro. Waldir Maranhão e Zé Reinaldo disputam a outra vaga na chapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.