Primeiro-ministro

Deputados italianos autorizam governo de Giuseppe Conte

Com voto de confiança dos deputados, o advogado, de 53 anos, pode tomar posse oficialmente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
O advogado Giuseppe Conte fala na Câmara dos Deputados da Itália
O advogado Giuseppe Conte fala na Câmara dos Deputados da Itália (Giuseppe Conte fala na Câmara dos Deputados da Itália)

ITÁLIA - Os deputados italianos votaram ontem pela confiança no governo populista de Giuseppe Conte, que já havia obtido na terça-feira,5, a aprovação do Senado e, assim, pode tomar posse oficialmente.

A Câmara dos Deputados, onde o governo de união do Movimento 5 Estrelas (M5E, antissistema) e da Liga (extrema-direita) têm uma maioria confortável, votaram a confiança por 350 a favor, 236 contra e 35 abstenções.

Novato em política, o advogado de 53 anos enfrentou na terça o Senado, onde fez seu primeiro discurso de política geral, antes de pedir a confiança do Parlamento. No discurso, defendeu com ardor a política "populista" que colocará em prática: luta contra o "negócio" da imigração, reativar o crescimento e a abertura para a Rússia.

Processo difícil

Depois de quase meses de negociações, com direito a idas e vindas inéditas mesmo para um país acostumado a crises políticas como a Itália, o M5S e o Liga chegaram a um acordo com o presidente Sergio Mattarella, que exigia garantias para a permanência do país na zona do euro.

Conte fez o juramento como primeiro-ministro perante o presidente na última sexta-feira, mas antes de governar deve receber os votos de confiança das duas casas.

Ele é visto como um advogado e professor sem experiência política, já que nunca ocupou cargo de administração pública. Seu currículo gerou polêmica depois que vários meios de comunicação informaram que ele não realizou alguns cursos que figuram no documento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.