Dino e Bolsonaro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

O governador comunista do Maranhão, Flávio Dino, tem um incômodo claro e público com a candidatura presidencial do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ). E suas tentativas de esvaziamento do evento que o presidenciável fará em São Luís, no dia 14, mostram esse incômodo. Dino tem feito sucessivos adiamentos de eventos de sua chapa para tentar coincidir com a presença de Bolsonaro no Maranhão, como se quisesse dividir as atenções.
Dino e Bolsonaro têm perfis parecidos. Ambos têm traços de autoritarismo e de imposição desmedida de pontos de vista, sem aceitação de contraditórios. E ambos estão nas extremidades do espectro político, com teses radicais de esquerda e de direita.
Talvez por isso o embate entre os dois tem sido duro e agressivo. E talvez por isso ambos tentem evitar o confronto direto, apenas com as ações de esvaziamento de lado a lado, sem declarações pessoais.
Se, por um lado, o governador do Maranhão mostra teses radicais, de defesa de ditaduras como a da Coreia do Norte e da Venezuela, por outro, Bolsonaro se mostra tão radical quanto na perseguição às minorias e agressividade contra mulheres, negros, gays e indígenas.
Os dois terão um encontro no Maranhão - ainda que não pessoal - daqui a oito dias. É oportunidade de se ver em ação os dois lados de uma mesma moeda do radicalismo político.

Implicância
A cúpula da campanha de Jair Bolsonaro marcou, primeiro para o dia 16, a visita dele ao Maranhão, mas acabou por mudar a data porque o governo marcou evento no mesmo dia.
O evento foi antecipado para o dia 14, dois dias antes da data anterior, que Dino pretendia utilizar em um evento do PPS.
Mas não é que os comunistas decidiram remarcar seu evento para o mesmo dia 14 agora escolhido por Bolsonaro?

Pressão
O PT maranhense continua fazendo pressão para ter a vice na chapa de Flávio Dino.
Foi o que levou ao adiamento do evento em que Dino apresentaria sua chapa de candidatos majoritários.
Para o PT, com a inelegibilidade do vice Carlos Brandão - que Dino insiste em ignorar - a vaga deve ser, naturalmente, ocupada pelo partido.

Tavares fora?
O PSDB dá sinais de que vai mesmo substituir José Reinaldo por Waldir Maranhão na disputa pelo Senado.
Tavares se queimou com a cúpula tucana ao defender a candidatura de Eduardo Braide (PMN), que nem mostra convicção se entra ou não no pleito.
E Waldir aproveitou o racha para tentar se mostrar ao eleitor como um dos nomes do PSDB para a disputa senatorial.

Preferido
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) chegou a manifestar o desejo de ter como vice o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Rodrigues.
Para ela, o gestor mostra coragem, tem simpatia pública e é líder na Região Tocantina, além de estar pronto para o embate eleitoral.
O problema é que o prefeito não se desincompatibilizou a tempo de entrar na disputa majoritária.

Batendo boca
O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), tem enfrentado uma realidade diferente em sua terceira passagem pela Prefeitura.
Ele agora é abertamente cobrado pela população pela falta de ações de sua gestão em bairros, povoados e comunidades de Ribamar.
E, vez por outra, acaba batendo boca com eleitores e comunitários, numa desgastante tentativa de explicar a falta de obras na cidade.

Sem câmeras
A Secretaria Municipal de Trânsito nega que as câmeras anunciadas há menos de seis meses estejam desligadas em São Luís.
As câmeras são responsáveis pelo monitoramento de veículos nas principais avenidas, inclusive com alcance para detectar uso de celular e ausência de cinto de segurança.
A Prefeitura tem balanços mensais da quantidade de autuações flagradas nas câmeras.

DE OLHO

R$ 2,4 milhões É quanto o Ministério Público cobra da ex-prefeita de Matões Suely Pereira, mãe do deputado federal Rubens Pereira Júnior, por irregularidades no pagamento de precatórios.

E MAIS

• O deputado estadual Adriano Sarney (PV), por meio do Requerimento nº 274, exige informações dos processos judiciais que a Secretaria de Transparência impetrou contra o governo passado e também contra o governo atual.

• Trocando em miúdos, Adriano Sarney está cobrando transparência da Secretaria de Transparência.

• Enfrenta forte repercussão negativa nas redes sociais a decisão do governo comunista de contratar Agnaldo Timóteo para fazer show em pleno São João do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.