Assistência

Fundação Relação de Ajuda com auxílio médico e social é inaugurada na capital

A entidade sem fins lucrativos oferecerá atendimento em diversas especialidades médicas para pessoas que possuem deficiência intelectual

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

SÃO LUÍS- Inaugurada no último sábado, a Fundação Relação de Ajuda, localizada na Rua Netuno, no Recanto dos Vinhais, pretende atender pessoas de todas as idades com algum tipo de deficiência intelectual, oferecendo assistência médica nas áreas de psicologia, psicopedagogia, nutrição, fisioterapia e outros.

A entidade foi idealizada pelo psicólogo Carlos Leal, presidente da fundação, inicialmente para funcionar como uma escola comunitária de apoio para crianças carentes com dificuldades de aprendizagem, atendendo 15 crianças. Hoje, a estimativa é que cerca de 30 pessoas sejam atendidas diariamente na instituição que, com a colaboração e incentivo de voluntários, tem desenvolvido novas possibilidades.

"Ela começou aqui, atendendo crianças com dificuldades de aprendizagem e carentes. Pessoas foram chegando, a doutora Crislane, o doutor Igor, a professora Ema, a professora Sofia, agregando ideias e suas contribuições. Nisso nasceu a Fundação Relação de Ajuda que hoje é, não só para ajudar crianças com problemas de aprendizagem, mas outras pessoas que tenham deficiências ligadas ao campo intelectual", explicou.

Entre os atendimentos estão a deficiência de aprendizado, deficiência intelectual, perda de memória, Transtorno do Espectro Autista (TEA), hiperatividade e paralisia cerebral. Buscando promover inclusão social, orientações à saúde, desenvolvimento da afetividade e reabilitação cognitiva destas pessoas, a fundação oferece as especialidades médicas de clínico geral, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, nutrição, além de dinâmicas em grupo e outras metodologias.
Somados, estes atendimentos proporcionam maiores resultados no âmbito intelectual. A nutricionista e voluntária do projeto, Klicia Loureiro, explicou um pouco sobre seu papel na fundação.

"Como vamos trabalhar com pessoas com Autismo, Síndrome de Down, Alzheimer,então hoje já tem alimentos que podem auxiliar no tratamento destas doenças, principalmente alimentos prontos que a gente pode prevenir o Alzheimer. E o Autismo também, alguns alimentos com glúten e trigo que podemos eliminar da alimentação desses pacientes, pelo simples fato de não ter um resultado positivo em relação a sua saúde e oferecer alimentos mais naturais e orgânicos", ressaltou.

Importância
O médico e professor universitário Francisco Veras também se voluntariou ao projeto e destacou a importância da iniciativa. Ele contará com a participação de alunos do curso de medicina nos atendimentos clínicos realizados na fundação. “Nós sabemos que a saúde do Brasil está em deficiência, então quanto mais projetos a gente tem para ajudar o déficit que o governo não consegue fazer, melhor. Essa fundação veio para suprir um espaço para crianças deficientes que serão encaminhadas para cá. A gente vai ajudar na parte clínica com médicos e estudantes de medicina para poder atender essa demanda", contou Veras.

A sede da Fundação Relação de Apoio fica na Rua Netuno, nº 21, no Recanto dos Vinhais. A entidade está aberta para voluntários, colaboradores e empresas que queiram colaborar com o desenvolvimento das atividades.

Quem deseja atendimento pode entrar em contato para agendar avaliações pelos telefones: (98) 98277-6771, (98) 98223-4806 ou email: fundacaoodeajuda@gmail.com. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.