Vice

Vera Cruz bate o Sampaio em jogo decisivo e fica com título da LBF

Vera Cruz bateu o tricolor maranhense por 66 x 59 no ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP) e conquistou o título da LBF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Sampaio Basquete perdeu jogo decisivo e ficou com o vice
Sampaio Basquete perdeu jogo decisivo e ficou com o vice (basquete h)

Depois de cinco disputados jogos, o Vera Cruz Campinas pôde, finalmente, erguer o troféu de campeão da Liga de Basquete feminino, na tarde deste domingo. Com o placar em 66 a 59, as donas da casa levaram a melhor em cima do Sampaio para se sagrarem número um da temporada. No ginásio da Ponte Preta, em Campinas (SP), Meli Gretter e companhia, pela primeira vez, celebraram a vitória no campeonato.

Com o apoio da torcida, que encontrou o ginásio de portas abertas para acompanhar o embate final da série melhor de cinco, Ariadna voltou a mostrar sua importância para o Campinas, apesar de erros nos lances livres. Quem brilhou vestindo a mesma camisa foi Meli Gretter, que fez 24 pontos, marcou cesta de três nos minutos finais e foi MVP das finais.

Em seu primeiro ano na Liga, o Vera Cruz Campinas, montado com a base do Corinthians, foi comandado por Antonio Carlos Vendramini e conquistou o título depois de ficar em desvantagem por duas vezes na série.

A equipe de Virgil Lopez contou com bom basquete de Brianna Jackson, que também foi destaque na partida. A norte-americana converteu bons lances e atuou em jogadas que tiraram a bola das mãos das adversárias. Ela atuou em sete rebotes e três assistências. Ziomara foi a cestinha do time e fez 15 pontos.

O jogo - Joice Coelho foi a primeira a marcar. Ela acertou arremesso de dois pontos e colocou o Sampaio à frente nos segundos iniciais. Em seguida, entretanto, a cubana Ariadna fez bom lance para igualar o placar. Assim seguiu todo quarto: pontos lá e cá e boas jogadas táticas de ambos os lados, apesar de os visitantes estarem na dianteira a maior parte do tempo.

Com boas jogadas, as donas da casa viraram o placar e se posicionaram bem em quadra. À frente, o Campinas pôde impor um jogo mais defensivo, apesar de não poupar tentativas de ataque.

As mandantes foram para a segunda etapa com maior consistência. Apesar disso, viram as rivais somarem mais pontos. A partida seguiu acirrada. Com um terceiro set equilibrado, o Sampaio manteve a vantagem conquistada na etapa anterior.

No último quarto, as donas da casa conseguiram segurar as adversárias para igualar o marcador. As visitantes, entretanto, lutaram para retomar a liderança e arriscaram bolas. Investindo na defesa, o Campinas não somava pontos, apesar de evitar jogadas adversárias.

O bem montado e, por vezes, ousado Campinas, não queria decepcionar a torcida em casa. Com desperdício do ataque rival, as comandadas Vendramini conquistaram pequena vantagem e, outra vez, usando a defesa, conseguiu estabilizar o placar para vencer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.