Vacinação contra gripe

Horário de atendimento em postos de saúde será estendido

Determinação busca facilitar a imunização contra gripe, daqueles que ainda não receberam as doses

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Para garantir a vacinação contra gripe, postos ficarão abertos até mais tarde
Para garantir a vacinação contra gripe, postos ficarão abertos até mais tarde (A vacina da gripe está liberada para toda a população a partir desta segunda)

Após divulgação feita pelo Ministério da Saúde, do prolongamento da campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho, a Prefeitura de São Luís estendeu o funcionamento de algumas unidades de saúde da capita até as 18h, durante a semana.

A determinação objetiva viabilizar a imunização para cerca de 30% da população que faz parte dos grupos de risco, mas ainda não recebeu a vacina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a meta é que 90% do público-alvo, 209.975 pessoas, seja imunizada na capital até o fim da campanha.

Entre as unidades de saúde com horário de funcionamento estendido até as 18h, estão os centros de saúde Paulo Ramos, Turu, Cohab, Genésio Rego, Liberdade, Bezerra de Meneses, São Francisco, Djalma Marques, Fabiciana, Janaina, Clodomir Pinheiro e Vila Bacanga.

Segundo a Semus, além desta determinação, outras ações serão mantidas para que o maior número de pessoas possa ser protegida.

É importante destacar que, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o maior número de imunizados pela vacina refere-se a crianças, idosos e trabalhadores da saúde. Professores, puérperas e gestantes eram os grupos com menores números de imunização durante o período regular da campanha.

Vacina da gripe
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Para o ministério da saúde, o acréscimo da proteção contra o H3N2 acontece após a infecção de 47 mil pessoas no hemisfério norte, em janeiro, mas no Brasil, segundo Carla Domingues, coordenadora-geral do programa de imunização do ministério, “não há nenhuma evidência que teremos uma circulação forte do H3N2”.

SAIBA MAIS

Quem deve tomar a vacina

- Pessoas a partir de 60 anos;
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Trabalhadores da área de saúde;
- Professores das redes pública e privada;
- Mulheres gestantes e puérperas;
- Indígenas;
- Pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas);
- Profissionais do sistema prisional;
- Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.
A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.