Intercâmbio

EUA e Cuba restabelecem serviço postal entre si

Apesar de divergências envolvendo Trump, serviço foi estabelecido de forma permanente nesta sexta, após 2 anos de testes. Ligação direta entre os países foi bloqueada por quase meio século

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

EUA/CUBA - O correio direto entre Estados Unidos e Cuba foi estabelecido nesta sexta-feira (1º), após quase dois anos de testes e em meio à inflexibilidade do governo de Donald Trump a respeito da ilha.

Correos de Cuba e o Serviço Postal dos Estados Unidos "acordaram implementar de forma permanente, em voos diretos, o intercâmbio do correio postal entre os dois países", afirmou a empresa cubana em um comunicado.

A decisão foi adotada "após a implementação por mais de um ano do Plano Piloto para o intercâmbio direto do correio postal entre os dois países, como havia sido anunciado em março de 2016", completa.

O correio direto entre os dois países foi bloqueado por quase meio século e só era possível por meio de outros países, o que encarecia e atrasava as postagens.

De acordo com a 'Correos de Cuba', o procedimento estabelecido "leva em consideração as exigências técnicas, operacionais e de segurança identificadas pelas partes durante a execução do Plano Piloto".

Tensão política

O retorno do correio direto foi um dos primeiros passos do degelo entre os países iniciado pela administração de Barack Obama em 2015, quando Raúl Castro governava a ilha.

O anúncio desta sexta acontece em meio a tensões políticas e diplomáticas entre os dois países, após a chegada ao poder de Donald Trump, que endureceu o embargo vigente e freou a histórica aproximação estimulada pelo presidente anterior.

Quase dois milhões de cubanos e seus descendentes vivem nos Estados Unidos e mantêm contato com parentes e amigos na ilha.

O uso das novas tecnologias digitais e a internet suplantaram o envio de cartas, mas não os pacotes de remédios, alimentos e outros artigos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.