Suspeito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, declarou-se suspeito para julgar uma ação popular formulada pelo ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, contra membros do Governo do Maranhão.
Entre os alvos do processo estão o governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, ambos do PCdoB.
Murad deu entrada no processo para barrar o uso de R$ 49,7 milhões, que seriam destinados à ampliação do Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, mas estão sendo empregados, na verdade, na construção, no mesmo local, de um novo Hospital do Servidor.
Segundo a ação, ao alterar o projeto inicialmente contratado, os comunistas estão violando a Lei de Licitações. Além disso, acrescenta, o próprio Sistema Único de Saúde (SUS) e a Constituição Federal vedam a utilização de recursos públicos para atender a interesses privados. No caso, recursos originalmente da saúde pública estadual - disponíveis para o atendimento de todos os maranhenses - estão sendo empregados em obra para atender a apenas uma categoria de cidadãos locais.
Com a suspeição de Martins, o caso agora deve ser julgado por um juiz substituto.

Outro caso
Não é a primeira vez que o juiz Douglas Martins declina da competência de julgar um caso envolvendo o governo Flávio Dino (PCdoB).
Em março, ele também declarou-se suspeito e deixou de analisar uma ação popular protocolada contra o então presidente do Procon-MA, Duarte Júnior (PCdoB).
O comunista foi acionado pelo advogado Thiago Brhanner por estar supostamente utilizando a estrutura do órgão para promoção pessoal.

Auto fake news?
Os comunistas do Maranhão podem ter inaugurado durante a semana uma nova modalidade de notícia falsa: a auto fake news.
Um post falso, com um link falso de um blog, foi publicado em um grupo de WhatsApp. A suposta notícia falsa citava a morte do governador Flávio Dino (PCdoB) em acidente automobilístico.
Armado o circo, sabe-se lá por quem, o comunista foi às redes desmentir a falsa notícia falsa, que ninguém publicou, mas que, segundo ele, é prova de "como será a eleição deste ano". Esse Flávio Dino...

Empolgado
O ex-vereador Paulo Roberto Pinto Lima, o “Carioca”, anda empolgado com a chapa de pré-candidatos do seu partido, o PRTB.
Pré-candidato a deputado estadual, ele acredita que a sigla consegue eleger três parlamentares: “Dois direto e um na sobra”, avalia.
Entre os “puxadores de voto” da legenda estão figuras como os vereadores Marcial Lima, Ricardo Diniz e Gutemberg Araújo.

Censurado
Censurado pela Justiça Eleitoral a pedido do PCdoB, o prefeito Lahesio Rodrigues (PSDB) disse já não conseguir mais definir os limites entre os poderes no Maranhão.
Segundo ele, Executivo e Judiciário têm se confundido.
- Sinceramente, não sei até onde vai o limite dos poderes no Maranhão. Os poderes Executivo e Judiciário parecem se confundir nos últimos tempos no nosso estado. E isso me parece prejudicar a democracia”, afirmou o gestor do PSDB - declarou.

Cobrança
O jornalista Jorge Aragão fez um importante registro jornalístico em seu blog: cobrou da Polícia Militar o resultado da sindicância aberta para apurar o caso de espionagem de adversários.
O prazo inicial dado pela cúpula da Segurança Pública para concluir os trabalhos era de 30 dias. Mas este já passou.
A questão é: engavetaram o resultado depois de os depoimentos apontarem que era um coronel filiado ao PCdoB o tal “coordenador das eleições” que determinava a espionagem?

Campanha
O MPMA lançou durante a semana a campanha "Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?" nos municípios de Sambaíba e São Raimundo das Mangabeiras.
Os eventos reuniram autoridades religiosas, sociedade civil, militares, estudantes, conselheiros tutelares e de direitos, promotores de Justiça, professores e demais profissionais da área da educação, membros do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
Iniciada em 2013, a campanha tem como objetivo principal prevenir o uso de drogas por meio de palestras e atividades artísticas, como os concursos de redação, poesia e desenho.

DE OLHO

R$ 2 milhões é quanto o Governo do Maranhão estima gastar com a contratação de empresa para monitorar veículos de comunicação no estado.

E MAIS

• A Assembleia Legislativa manteve expediente normal durante todo o dia de ontem, quando a maioria dos órgãos públicos “enforcou” o feriado.

• O presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, assinou acordo com o Detran-MA para desenvolver ações ainda referentes ao “Movimento Maio Amarelo”.

• O Ministério Público Federal no Maranhão está preocupado com a utilização de trabalho infantil durante as eleições deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.