Literatura

Resistência cultural

Livro “Nas Entranhas do Bumba meu boi” será relançado neste domingo, às 11h na Feirinha de São Luís; obra traz uma análise política e estratégica para o bumba meu boi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Marla Silveira pesquisou o Boi de Leonardo
Marla Silveira pesquisou o Boi de Leonardo (Marla Silveira)

SÃO LUÍS- O livro “Nas entranhas do Bumba meu boi”, da pesquisadora Marla Silveira será relançado neste domingo, às 11h, na Feirinha de São Luís (Praça Benedito Leite). O evento terá a participação do Bumba meu boi de Leonardo, sotaque de zabumba, que foi objeto da pesquisa.

“Nas entranhas do Bumba meu boi” é uma pesquisa etnográfica realizada com o Boi da Liberdade, popularmente conhecido como boi de Leonardo, por ser este, criador do grupo e reconhecido mestre da cultura popular brasileira, símbolo e eminência de grande prestígio junto à tradição do bumba meu boi e do tambor de crioula do Maranhão.

O estudo revela políticas e estratégias, internas e externas, realizadas para garantir a existência desse grupo. Nesse percurso, aborda a cultura organizacional empreendida pelo fundador Leonardo e atualizada por sua filha e herdeira do Boi, Claudia Regina, revelando a dinâmica de uma organização familiar cultural de tradição, incorporada à lógica moderna do empreendedorismo ao qual as manifestações da cultura popular estão submetidas, mostrando, com isso, a incansável luta desse bumba meu boi pela preservação do prestígio e do valor simbólico adquiridos. Uma vivência de crescente contradição.

O objetivo é identificar as relações de poder e controle da representante legal desse grupo, revelando, a partir da pesquisa, a história de uma mulher negra que aprendeu a comandar um grupo predominantemente formado por homens, nascidos e criados num meio machista, mas que soube impor sua autoridade e reivindicar a sua legitimidade para representar e liderar o bumba boi herdado do pai. Com base na teoria das trocas sociais de Marcel Mauss, na tradição e cultura organizacional como categorias de análise, destacam-se práticas pouco conhecidas, mas significativamente importantes para definir o perfil de uma organização cultural e tradicional. Evidencia-se os desafios da legítima depositária da continuidade dessa tradição, para manter e renovar os valores simbólicos garantidos ao bumba meu boi, influenciada por outras orientações da contemporaneidade, dos meios empresariais de sua formação e trabalho, em um tempo de grandes exigências institucionais.

A obra é uma publicação da EDUFMA, com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), através do edital APUB para publicação de livros. O fotógrafo Albani Ramos assina a capa e as fotografias. O lançamento será em parceria com a Livraria Saci Pererê.

Sobre a autora
Marla Silveira é mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Gestão da Cultura pela Faculdade São Luís e Bacharel em Biblioteconomia (UFMA). Coordena o arquivo e a biblioteca do Memorial Cristo Rei da Universidade Federal do Maranhão e atua como docente junto ao Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA / SECTI). Integra, como pesquisadora, o Grupo de Estudos Culturais do Maranhão (GECULT) e o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC/MINC).

Serviço

O quê: Relançamento do livro Nas entranhas do Bumba meu boi, de Marla Silveira

Quando: domingo (03/06), 11h

Onde: Feirinha de São Luís, Praça Benedito Leite, Centro – São Luís/MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.