ÁLCOOL x DIREÇÃO

17,6% da população adulta de São Luís bebe álcool em excesso

Levantamento, feito por O Estado, leva em conta percentual divulgado pelo Ministério da Saúde; órgãos de fiscalização, porém, informam queda no número de flagrados com percentual de álcool no sangue e dirigindo

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Bebida  alcoólica e direção não combinam
Bebida alcoólica e direção não combinam (bebida)

Dados repassados pelo Ministério da Saúde (MS) a O Estado mostram que 17,6% da população adulta de São Luís ingere bebida alcoólica em excesso. Segundo a pasta e considerando o último Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 132 mil pessoas ingerem de quatro a mais doses de bebidas em uma mesma ocasião, o que é considerado pelo MS como uso fora dos padrões. Mesmo com o dado alarmante, órgãos públicos de fiscalização informam que houve queda no número de pessoas que foram flagradas com percentual de álcool no sangue e dirigindo. Dois fatores podem justificar esse número: rigor na legislação e número de fiscalizações.

Ainda de acordo com a pasta federal e considerando o perfil adulto da cidade, o número de homens que ingerem álcool em excesso ainda é bem superior ao das mulheres. Segundo o MS, 27% do público masculino consome bebida acima do limite estabelecido pelo Governo. Enquanto o percentual das mulheres é de aproximadamente 9,9%.

O levantamento do MS fez parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), feito pela pasta de forma periódica em várias cidades brasileiras. O percentual de pessoas que ingerem álcool em excesso em São Luís é superior ao de várias capitais, como São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Curitiba (PR), por exemplo.

LEIA TAMBÉM

Mortes: famílias foram destroçadas, vítimas de motoristas embriagados


Em contrapartida, cidades superam a capital maranhense no percentual de pessoas que consomem álcool, como Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). Atualmente, Salvador (BA) é a capital brasileira com maior percentual de pessoas que ingerem álcool fora dos padrões estabelecidos. De acordo com o MS, na cidade baiana 24,9% do público adulto ingere bebida de forma excessiva.


Dentre as principais implicações estão a queda na qualidade de vida, suscetibilidade da população a doenças cardiovasculares, além da sujeição de acidentes para os casos dos motoristas que ainda insistem na combinação álcool/volante. O MS esclarece que a pesquisa da Vigitel serve para controlar os possíveis fatores de risco e proteção de doenças crônicas na capital maranhense.

Número de infrações por influência de álcool tem redução na capital

Atualmente, “dirigir sob a influência de álcool” é apenas a 17ª infração mais cometida pelos motoristas na cidade, com apenas 0,48% das infrações

Levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) aponta que, até quinta-feira (31 de maio), houve queda significativa no número de infrações de motoristas flagrados sob a influência de álcool na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com o órgão estadual, no total, 187 foram notificadas por esta prática. O número, de acordo com pesquisa feita por O Estado, é 86,5% inferior ao registrado durante todo o ano passado, quando 1.367 motoristas foram flagrados dirigindo com índices proibidos de álcool no sangue, o que representou uma média de quase 3,74 infrações por dia em 2017.

Atualmente, “dirigir sob a influência de álcool” é apenas a décima sétima infração mais cometida pelos motoristas na cidade, ficando atrás, por exemplo, de outras condutas irregulares, como “avançar o sinal vermelho” ou dirigir “sem o cinto de segurança”. Das 38.460 infrações registradas este ano nas ruas e avenidas da cidade, apenas 0,48% é relativo a conduta irregular referente ao uso de álcool e direção.

Em abril deste ano, foram divulgadas mudanças na legislação que trata de coibir a prática de dirigir sob efeito de álcool. Uma das principais alterações foi a pena prevista para quem for apontado como responsável por morte no trânsito. Se antes o (a) autor (a) estava sujeito (a) a uma pena que previa entre dois e quatro anos de reclusão, agora a pessoa poderá ser sujeita a uma punição entre cinco e oito anos de prisão.

SAIBA MAIS

Sobre o alcoolismo
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o alcoolismo é considerado no rol de doenças psiquiátricas ou como “doença com componentes físicos mentais”. Segundo a entidade, apensar de aparentemente representar uma dependência fisiológica, muitas vezes existem fatores psicológicos envolvidos. Enquanto a maior parte das pessoas consegue beber esporadicamente, sem grandes problemas, outras pessoas ultrapassam o limite do casual e/ou do permitido, oferecendo riscos à sua saúde e até mesmo a de outros indivíduos.

Preocupação com as férias
Com as férias de junho, aumenta a preocupação dos órgãos de segurança quanto à fiscalização de trânsito na capital maranhense. A Polícia Militar do Maranhão (PM) deverá intensificar as barreiras em pontos estratégicos da cidade, em especial aqueles com maior aglomeração de bares e restaurantes.

Campanhas educativas
Uma das principais ações educativas para coibir a violência no trânsito na Região Metropolitana foi o Maio Amarelo, ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil envolvendo os mais diferentes segmentos da sociedade. Além de inserções na TV e entrevistas nos principais veículos de comunicação, representantes de entidades ligadas à proteção do bem-estar no trânsito destacaram a importância da boa conduta, tanto de motoristas como de pedestres, nas ruas e avenidas, evitando assim quaisquer riscos de acidentes.

RANKING

Percentual de capitais com maior percentual de adultos que consomem bebidas alcoólicas em excesso
Salvador (BA) – 24,9%
Cuiabá (MT) – 24,1%
Palmas (TO) – 23,6%
Distrito Federal (DF) – 22,6%
Vitória (ES) – 22%
Rio de Janeiro (RJ) – 21,8%
Aracaju (SE) – 21,7%
Belo Horizonte (MG) – 21,7%
Goiânia (GO) – 21,4%
Teresina (PI) – 21,1%
Maceió (AL) – 20,7%
Florianópolis (SC) – 20,3%
Recife (PE) – 19,6%
Campo Grande (MS) – 19,5%
Macapá (AP) – 19,3%
Natal (RN) – 19,2%
Belém (PA) – 18,3%
Boa Vista (RR) – 18%
São Luís (MA) – 17,6%
Fortaleza (CE) – 17,1%
Porto Velho (RO) – 16,4%
São Paulo (SP) – 16,2%
Curitiba (PR) – 15,9%
Porto Alegre (RS) – 15,5%
Manaus (AM) – 15,1%
João Pessoa (PB) – 14,8%
Rio Branco (AC) – 14,5%
Fonte: Ministério da Saúde (MS)

Principais infrações de trânsito em São Luís em 2018

Transitar em velocidade superior à máxima permitida em ate 20% - 22.881
Transitar na pista da direita com circulação exclusiva de um veículo - 4.813
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 20% até 50% - 3.876
Não registrar veículo em 30 dias quando for transferida a propriedade - 747
Conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado – 520
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50% - 499
Dirigir veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir – 458
Condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos do Art. 277 - 417
Estacionar em local proibido – 371
Avançar o sinal vermelho (flagrado pela fiscalização eletrônica) – 295
Uso irregular de película – 269
Dirigir veículo usando o telefone celular – 247
Deixar de usar o cinto de segurança – 225
Avançar o sinal vermelho (sem necessariamente via fiscalização eletrônica) – 220
Deixar de usar luz baixa nas rodovias – 219
Estacionar no passeio – 204
Dirigir sob a influência do álcool -187

Fonte: Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.