Celebração

Procissão Luminosa reúne fiéis e marca o Dia de Corpus Christi

Além da grande procissão, várias celebrações foram realizadas durante a tarde, marcando um dos dias mais importantes do calendário católico; missa solene foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Belisário

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

A Arquidiocese de São Luís celebrou ontem, 31, no Aterro do Bacanga, no Centro, a solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário católico e, portanto, uma das mais esperadas.

Neste ano, a festa trouxe como tema "A Eucaristia nos alimenta para sermos construtores da paz". O tema diz respeito à Campanha da Fraternidade de 2018, que propõe uma cultura de paz para enfrentamento e superação das diversas formas de violência presentes na sociedade.

O evento teve início às 14h30, concentrando caravanas de diversos bairros e comunidades da região metropolitana de São Luís e outros municípios, reunindo milhares de fiéis.

A missa solene foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da SIlva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e por bispos convidados, presbíteros, diáconos e todos os cristãos-católicos, representando as 54 paróquias que compõem a Arquidiocese.

Após as celebrações campais, milhares de fiéis saíram em uma procissão luminosa, percorrendo a Avenida Beira Mar, no começo da noite, carregando velas, celebrando com louvor e adoração o dia de Corpus Christi. No fim da caminhada, os fiéis voltaram para o Aterro do Bacanga, onde o arcebispo metropolitano deu a bênção solene com o Santíssimo Sacramento, por volta das 20h.

Corpus Christi
A festa ddo Corpo e Sangue de Cristo, embora seja uma data móvel, é celebrada em todo o mundo. É considerada uma ocasião para louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia.

A solenidade em celebração ao dia de Corpus Christi, que acontece sempre na segunda quinta-feira depois do dia de Pentecostes, teve origem em 1243, no século XIII.

Corpus Christi 2018

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.