Pergentino Holanda

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O CANTOR e compositor Toquinho com Glícia Gentil, Glauber Gentil, Marluce e Antonio Gentil e Glênia Gentil
O CANTOR e compositor Toquinho com Glícia Gentil, Glauber Gentil, Marluce e Antonio Gentil e Glênia Gentil
Toquinho com a nova geração de fãs – Giovana e Gael (filhos de Glauber), Gabriella e Rafael (filhos de Glênia)
Toquinho com a nova geração de fãs – Giovana e Gael (filhos de Glauber), Gabriella e Rafael (filhos de Glênia)

Festa em cenário paradisíaco
Em minha última visita a Lisboa foi apresentado a um local belíssimo e moderno pelo empresário maranhense Antonio Cordeiro Filho: o Sud Lisboa, um bar-restaurante que não é um restaurante. Também não é um bar, uma pista de dança ou um rooftop com uma piscina panorâmica. O Sud Lisboa, em particular o Sud Terrazza, é tudo isto e muitíssimo mais.
Dispensemos os rodeios: é difícil descrever o Sud Lisboa. Não que falte identidade nos dois edifícios que compõem o projeto — Sud Terrazza e Sud Hall — ou porque haja pouco a dizer. É precisamente o contrário que está em jogo nos dois empreendimentos instalados na zona ribeirinha do bairro de Belém, para criar de raiz dois edifícios irmãos na aparência, complementares no serviço.
A arquitetura e a decoração do espaço são também um elemento surpresa. O latão está um pouco por toda parte, desde a escadaria a alguns candeeiros suspensos, e um dos bares é acompanhado por uma estrutura de vidro impressionante, que parece descer dos céus ao encontro do balcão adornado por listas de néon.
No Sud Lisboa tudo é “íssimo”, de tanta que é a oferta e a ambição. Enquanto o Sud Hall, de dois pisos e 1.600 metros quadrados, se destina a eventos privados, o Terrazza está aberto ao público das 8h da manhã às 2h da madrugada. Lá dentro está um mundo: se por um lado há um mesmo restaurante com dois ambientes distintos — um mais intimista e sóbrio, outro mais descontraído com cocos e candeeiros suspensos –, por outro, subindo uma imponente escadaria em caracol, toda ela trabalhada em latão, fica uma piscina panorâmica debruçada sobre o Tejo com direito ao já habitual rooftop.
É muita informação a reter, é certo, e ainda nem falamos dos bares ou da música ao vivo, incluindo um DJ residente. Ou da ponte que une os dois Sud. Talvez o mais importante a decorar seja a onipresença do rio, uma vez que ambas as estruturas são parcialmente ladeadas por janelas largas que dão destaque permanente a um dos cenários mais típicos da cidade. O fato de estarem à beira-rio quase faz dos edifícios dois cruzeiros prestes a navegar.
Pois bem, foi nesse ambiente deslumbrante que o jovem empresário Glauber Gentil comemorou em grande estilo, na noite de 15 de maio, seus bem vividos 40 anos. E o fez reunindo toda a família e alguns amigos para ouvir e aplaudir um exclusivo show do cantor e compositor Toquinho, que foi a Lisboa especialmente para essa celebração.

Brinde para Roseana
Hoje é dia de festejar uma grande amiga. Uma grande guerreira. Uma incontestável liderança política feminina - a maior de minha geração neste Estado.
Com um brinde do melhor champagne, saúdo a nova idade da ex-deputada federal, ex-senadora e ex-governadora (por quatro mandatos) Roseana Sarney.
Em ano político, ela preferiu não fazer festa. Reuniu a família e foi passar o fim de semana na Ilha de Curupu.

Para conferir
O Tribunal Superior Eleitoral fará, a 7 de outubro, auditoria em tempo real das urnas eletrônicas dos 26 estados. Haverá escolha aleatória e todos poderão acompanhar.
Será possível verificar, antes do início da votação, se contém os dados incluídos e lacrados pelo Tribunal.
Persiste em alguns a dúvida se são suscetíveis a fraudes. Cabe lembrar o tempo das cédulas impressas dos candidatos, a contagem manual dos votos, o preenchimento de boletins com resultados e manipulações frequentes.

É preciso separar
Quando surge a pergunta sobre greve é preciso saber qual delas. A dos caminhoneiros teve as reivindicações atendidas. Talvez, no futuro, voltem com outro pedido: óleo diesel grátis.
A outra greve é de infiltrados e de colorações partidárias definidas.
Esses deveriam ter paciência e esperar até 16 de agosto, quando começará a campanha eleitoral. Faltam 76 dias.

Para baixo
A economia brasileira acelerou ligeiramente no primeiro trimestre deste ano, marcando o quinto período seguido no azul.
A agropecuária se manteve como carro-chefe, mas sofreu prejuízos brutais com a greve dos caminhoneiros.
Comprova que há sempre uma pedra no caminho do desenvolvimento.
Desta vez, foi o anarquismo.

Fórmula para enxugar
Trocar nove tributos por um, o Imposto Sobre Operações de Bens e Serviços. Se a proposta for aprovada, substituiria o ICMS, o ISS, o IPI, o PIS, a Cofins, a Cide, o Pasep, o IOF e o Salário-educação.
A nova proposta da reforma tributária está em gestação há nove meses numa comissão especial da Câmara dos Deputados.
Já está na hora de nascer.

Enlace no Blue Tree São Luís
O grande acontecimento social deste fim de semana é o casamento do médico Gustavo Rêgo Cavalcanti Valadão com Luciana Castro, em cerimônia religiosa na Catedral Metropolitana de São Luís, amanhã, às 19h30. A noiva é filha de Gabriella Castro Carreira Paulo e Aurito Tavares da Silva Júnior. O noivo é filho de Maria Aparecida Rêgo Cavalcanti Valadão e José Aparecido Valadão. A recepção, logo após a cerimônia, é no Blue Tree São Luís. No Calhau.

DE RELANCE

Conta pesada
Leitor envia à coluna documento de cobrança de empresa que vende TV por assinatura. Valor mensal: 232 reais e 69 centavos. No total estão embutidos 38 reais e 56 centavos de ICMS; 6 reais e 98 centavos de PIS e 1 real e 51 centavos de PIS. Seu comentário: “Quando sento no sofá da sala para assistir a um filme, fico com a impressão de que está ao meu lado um sanguessuga tirando mais tributos do meu bolso”.

Devem explicar melhor
Tesoureiros acordam hoje satisfeitos: o total de 63 milhões e 642 mil reais do Fundo Partidário será depositado nas contas bancárias. Dinheiro que sai do Tesouro Nacional e cuja transparência na prestação de contas é mínima.

Abrir um atalho
Até o fim de junho, o Supremo Tribunal Federal julgará ação sobre mudança do sistema de governo para o parlamentarismo por meio de uma Proposta de Emenda Constitucional.Não dá para dizer que garantirá estabilidade.A Itália é um exemplo: em 70 anos, mudou 61 vezes o gabinete.

Flagrante
A carga tributária brasileira está entre as mais altas do mundo com um sistema ao mesmo tempo complexo e confuso. Representa peso difícil de ser superado.

Baforadas perigosas
Ontem foi o Dia Mundial Sem Tabaco. Dados da Organização Mundial da Saúde demonstram que o tabagismo custa aos cofres públicos mais de 1 trilhão e 400 bilhões de dólares em gastos com tratamentos e perda da produtividade. No Brasil, o consumo de cigarros causa prejuízo de 5 bilhões e 690 milhões a cada ano.

À espera de respostas
Alguma universidade, que gosta de tratar de assuntos atuais, poderia promover um seminário para responder à pergunta: quem bagunçou mais a Petrobras?

Banalização do desrespeito
Odesrespeito a decisões da justiça do trabalho em questões importantes, como greves de serviços essenciais, estaria, segundo a voz de experientes advogados, levando a que muitas vezes esta justiça especializada deixe de decidir, temendo que sua decisão seja desrespeitada. Tal como ocorre agora com o TST, no caso da paralisação dos petroleiros.

Efeito dominó
A greve pode estar acabando, mas não terminou. O efeito cascata das paralisações será sentido durante meses, com reflexos diretos na inflação e no emprego.

Tempo ao tempo
Ao pedir que os caminhoneiros voltassem ao trabalho para não quebrar o Brasil, Jair Bolsonaro confirmou o acerto das coberturas jornalísticas que projetavam exatamente esse quadro. E que foram duramente criticadas por ele.

Insensibilidade
É realmente um deboche da Petrobras, que insiste em continuar com a política que atrela o preço dos combustíveis ao mercado internacional, aumentando a venda de petróleo cru e a importação do refinado, e reduzindo, assim, a utilização de suas refinarias. O País passa a comprar no mercado internacional um bem que poderia produzir no Brasil e, em meio a toda essa crise, ainda promove mais um reajuste do preço da gasolina. É muito deboche, é muita insensibilidade, é muita falta de compromisso com a população.

Para escrever na pedra:
“Ame, grite, cante, sorria, dance, iluda-se, odeie, viva, chore, brinque… Não tenha limites para as ações e atitudes. Seja Feliz, isso basta!”. De autor desconhecido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.