Artes

Teatro de bonecos e máquinas no meio da rua

Espetáculo-instalação “Automákina-Universo Deslizante” chega a São Luís e será apresentado hoje, às 14h30 e às 19h30, na praça da Casa do Maranhão, na Praia Grande; programação terá continuidade amanhã e sábado, no Araçagi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Momento da apresentação do espetáculo-instalaçãoem praça
Momento da apresentação do espetáculo-instalaçãoem praça (espetáculo Automákina-Universo Deslizante)

O Maranhão vai conferir o espetáculo-instalação “Automákina – Universo Deslizante”, a ser apresentado pelo grupo gaúcho De Pernas pro Ar, na praça da Casa do Maranhão (Praia Grande). A programação terá início hoje, 31, às 14h30 (instalação) e às 19h30 (espetáculo). Amanhã, 1º, haverá atividade de intercâmbio com o grupo Xama Teatro e artistas locais, na sede do grupo, no bairro Araçagi, das 19h30 às 21h30. No sábado, 2, será a vez da oficina “O ator inventivo”, também na Xama Teatro, das 15h às 19h.
Em parceria com o Ministério da Cultura, “Automákina – Universo Deslizante” é um espetáculo de teatro de rua que trata de uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: a arte da sobrevivência. Com uma linguagem que mescla o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos, numa metáfora à existência humana, a montagem traz o virtuosismo das técnicas circenses. Seu cenário móvel, a “automákina”, é resultado de pesquisa na qual o grupo se propõe a levar para a rua um aparato cênico com qualidade visual e sonora: uma máquina gigante medindo sete metros de comprimento, por oito metros de altura, potencializando a dramaticidade do espetáculo.
A música, criada exclusivamente para o espetáculo, complementa o aparato cênico e a atuação de Luciano Wieser, o ator que comanda a “Automákina”. Executada ao vivo com efeitos de som mecânico e com instrumentos musicais construídos pelo grupo, enriquece e ilumina o trabalho cênico. O trabalho do ator e sua relação com os bonecos, com o cenário móvel, com a música e os instrumentos, além da relação com o público, determinam o desenvolvimento de uma dramaturgia dinâmica e de grande impacto sobre as pessoas.
O espetáculo/instalação começa antes. Na verdade, é um processo de nove horas desde sua montagem e apresentação. A montagem e a desmontagem são abertas à comunidade, tornando todo o trabalho parte de um todo. “Automákina - Universo Deslizante” foi feito para ganhar as ruas e chegar aos espaços inusitados e apresentar o mundo do Duque de Hosain'g ao público: um mundo portátil, pessoal e impenetrável.
Concebido pensando no olhar do próprio personagem como arquiteto, construtor do seu mundo, o processo de construção da nave foi desenvolvido simultaneamente com a criação do personagem. Um universo sobre rodas para um só homem, uma máquina gigante construída pelo próprio Duque de Hosain’g, num trabalho solitário e disciplinado que durou três anos, nos quais nasceram engenhocas funcionais, bonecos manipulados por fios e automaticamente, instrumentos musicais adaptados e criados exclusivamente para esta viagem, movimentos corporais adaptados à densidade deste novo mundo. Pronta a máquina, criada a vida, inicia-se a viagem.
Com um trabalho continuado em artes cênicas desde 1988, o grupo De Pernas Pro Ar desenvolve seus trabalhos na sua sede batizada “Inventário – Espaço Criativo”, na cidade de Canoas (RS). Conquistou vários prêmios do governo federal e tem circulado pelos principais festivais de teatro do país.
Em 2015, circulou pelo Sesc Palco Giratório em 24 estados e é um dos grupos artísticos de referência do Rio Grande do Sul. Seus espetáculos propõem novas formas de se comunicar com o espaço urbano e com o público, utilizando uma linguagem característica, que borra as fronteiras da arte, fazendo uma compilação entre o trabalho do ator, o teatro de animação, o circo, a música e as artes visuais, num processo que se caracterizou pela forma simples, simbólica e poética de se comunicar.

Serviço
O quê
Espetáculo instalação “Automákina – Universo Deslizante”

Quando Quinta, 31, sexta, 1º e sábado, 2

Onde Praça da Casa do Maranhão (31) e sede do grupo Xama Teatro, no Araçagi (1º e 2)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.