Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
uM REENCONTRO de ternura marcou o jantar que Ana Lúcia e Amaro Santana Leite ofereceram, no bistrô Alameda Trinta, em homenagem a Murilo Albuquerque e Elvira Bona. Murilo chegou acompanhado do seu amigo de adolescência Joe Trinta, pai do Chef Warwick Trinta, que nos brindou com um menu soberbo. Foi a primeira vez que Joe visitou o bem sucedido empreendimento do filho. Acima, Murilo, Warwick e Joe.
uM REENCONTRO de ternura marcou o jantar que Ana Lúcia e Amaro Santana Leite ofereceram, no bistrô Alameda Trinta, em homenagem a Murilo Albuquerque e Elvira Bona. Murilo chegou acompanhado do seu amigo de adolescência Joe Trinta, pai do Chef Warwick Trinta, que nos brindou com um menu soberbo. Foi a primeira vez que Joe visitou o bem sucedido empreendimento do filho. Acima, Murilo, Warwick e Joe.
Warwick posa com Ana Lúcia Albuquerque, Rosário Saldanha e Elvira Bona, que faz os melhores doces bem-casados e crocks do Brasil
Warwick posa com Ana Lúcia Albuquerque, Rosário Saldanha e Elvira Bona, que faz os melhores doces bem-casados e crocks do Brasil
A Câmara Municipal de Imperatriz aprovou ontem a concessão do título de Cidadão Imperatrizense ao executivo do Grupo Mirante Alan Kardec Salomão Mota Neto. O projeto é de autoria do vereador Hamilton Miranda. Natural de São Luís, Alan Neto mora desde 2006 em Imperatriz, onde constituiu família e dá enorme contribuição para a cultura e turismo da cidade, apoiando projetos e idealizando vários outros
A Câmara Municipal de Imperatriz aprovou ontem a concessão do título de Cidadão Imperatrizense ao executivo do Grupo Mirante Alan Kardec Salomão Mota Neto. O projeto é de autoria do vereador Hamilton Miranda. Natural de São Luís, Alan Neto mora desde 2006 em Imperatriz, onde constituiu família e dá enorme contribuição para a cultura e turismo da cidade, apoiando projetos e idealizando vários outros

Pânico em hotel
Os hóspedes do antigo hotel Rio Poty, em Teresina – hoje com a bandeira Blue Tree Tower – viveram momentos de pânico na tarde de ontem, por conta de um grande incêndio iniciado no primeiro andar e que logo se alastrou até o último andar.
Todas as unidades do Corpo de Bombeiros foram deslocadas até o hotel. E os bombeiros conseguiram apagar o fogo e resgatar pessoas que estavam presas nos andares que ficaram em chamas.
O último andar foi o mais atingido pelas chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros tentou resgatar os dois homens usando uma escada magirus, mas a água armazenada no caminhão do Corpo de Bombeiros acabou e a equipe teve que rever a estratégia para salvar as duas pessoas.
Uma mulher chegou a utilizar uma corda feita por lençóis para descer de um dos andares superiores até o terceiro piso.

Luiza perde
Minha amiga Luiza Brunet sofreu um revés na Justiça ao perder uma ação que move contra seu ex namorado Lírio Parisotto.
A ex modelo, que queria reconhecimento da união estável, pedia R$ 100 milhões ao empresário, que correspondem a metade dos bens ganhos por ele durante o período em que o casal ficou junto.
Segundo a Forbes, Parisotto tem uma fortuna estimada em 1.43 bilhões de dólares.
Com a decisão, Luiza terá que pagar as custas do processo. Segundo estimativas, o valor beira 1 milhão de reais.
Mas a decisão ainda cabe recurso.

Descrença nas instituições
As estimativas de várias fontes chegaram à conclusão, de que o prejuízo desde o começo da greve já atingiu mais de 30 bilhões de reais.
São mais de 10 bilhões de empresas da iniciativa privada e mais de 20 bilhões em tributos que deixarão de entrar nos cofres públicos, além dos subsídios para conter o aumento dos preços.
Deve ser acrescida a redução de 126 bilhões de reais da Petrobras em valor de mercado. Suas ações se desvalorizaram, provocando a maior queda da Bolsa de Valores em um ano.
Os autores dos crimes contra a nação ficarão impunes, fazendo com que aumente a descrença nas instituições.

Incentivo
O Itaú Unibanco está com inscrições abertas para a 2ª edição do programa “Aceleração Itaú Mulher Empreendedora”.
A iniciativa, realizada em parceria com a FGV-EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, tem como objetivo aprimorar as habilidades de gestão empresarial e desenvolvimento do talento empreendedor de mulheres.
Gratuito, o programa acontecerá entre agosto e novembro deste ano e contemplará 30 participantes (mesmo número da edição passada, realizada em 2017).
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho.

Rua Aziz Heluy
Quem desembarcou ontem nesta Capital, especialmente para testemunhar a homenagem que a Câmara Municipal de São Luís vai prestar hoje, às 19h30, à memória do meu saudoso amigo Aziz Antônio Miguel Mettre Heluy, foi sua filha Odila Mubárack Heluy, que há muitos anos mora no Rio e estará ao lado do irmão Miguel, filhos e netos para receber a homenagem.
Por iniciativa do vereador Honorato Fernandes, a Câmara Municipal renomeou a Rua 34, na Ponta do Farol, para Rua Aziz Heluy, em reconhecimento à sua inestimável contribuição para o crescimento da sociedade Líbano-Maranhense.

Furtado no PCR em Paris
O cardiologista Raimundo Furtado marcou presença num dos maiores eventos de cardiologia intervencionista do mundo: o famoso PCR, realizado sempre na primavera de Paris, quando grandes profissionais dos quatro cantos do mundo trocam informações e experiências. Na edição deste ano, foram apresentadas importantes inovações na área da cardiologia intervencionista, novas técnicas e materiais a serem utilizados em procedimentos cirúrgicos, avanços no implante percutâneo da Valva Aórtica, e no tratamento das lesões do tronco da coronária esquerda e nas bifurcações coronárias.

TRIVIAL VARIADO

Elvira Bona e Murilo Albuquerque têm recebido muitas manifestações de carinho em sua atual temporada maranhense. A mais recente foi proporcionada por Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, que receberam para jantar, sexta-feira, em homenagem ao casal.

Os maranhenses que se habilitem: até o próximo dia 30 de junho, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta no 10º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão – uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais.

Empresários, que foram forçados a suspender as atividades por falta de produtos e estão sem dinheiro em caixa, pedirão aos governos para adiar pagamentos de impostos. Não há como deixar de atender.

Em nota pública, a Ordem dos Advogados do Brasil diz que os caminhoneiros precisam ter temperança. Significa moderação, equilíbrio e parcimônia nas atitudes. Dá para pedir tudo aos grevistas, menos isso.

Palavreado de sempre: a leitura dos pronunciamentos de deputados federais sobre a
greve dos caminhoneiros anteontem, na tribuna da Câmara, levou a uma conclusão: não acrescentaram nada.

A esquerda que apoia a greve dos petroleiros ainda não se deu conta de que está colocando fermento no bolo da extrema-direita. O caos interessa apenas a um candidato: Jair Bolsonaro.

Os cardiologistas José Xavier de Melo Filho e José Bonifácio Barbosa participarão do XXXIX Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, nos dias 31 de maio a 2 de junho, no Transamérica Expo Center.

DE RELANCE

Primeiro a lei
Depois de identificar que o que restou do movimento dos caminhoneiros foi um caldo de sindicalismo e militância de esquerda disposta a tirar um derradeiro proveito da crise, a PF (Polícia Federal) está iniciando operações em vários Estados para prender líderes dispersos da greve que resistem ao fim das paralisações e mantêm os bloqueios. E se a motivação para a permanência do protesto é política (para desgastar o governo e insuflar o discurso dos que pregam intervenção militar) a PF vai aplicar a lei nessas manifestações isoladas, deslocadas do movimento.

Medalha para Ahirton
O Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Lopes, recebeu, na última sexta-feira, a Medalha da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Oficial, honraria que tem como objetivo homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram no Direito do Trabalho ou prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho no país, em especial, no Estado do Maranhão.

Movimento sem dono?
Ninguém desconhece que grandes empresários do setor de transporte de cargas estão por trás da greve sem precedentes no país. Todo o negócio envolve riscos e os empreendedores têm o legítimo direito de reivindicar, mas sem o poder destrutivo de agora.

Duas rodas
O movimento nas lojas de bicicletas de São Luís é intenso nestes últimos dias. A quantidade de “magrelas” vendidas aumentou por conta da falta de combustível. “Estamos fazendo também muitos recondicionamentos em bikes que ficaram esquecidas na garagem e agora estão voltando à ativa”, comemora um afoito vendedor do comércio do centro da cidade. O certo é que nos últimos dias, as bicicletas ocuparam as ruas, poluindo menos e exercitando mais.

Sacrifício e compreensão
Na metade da década de 1990, para que o Plano Real obtivesse êxito os produtores rurais suportaram a âncora verde sem provocar convulsão no país. Os preços baixaram rapidamente, fazendo com que o resultado do setor em 1995 ficasse 25 por cento aquém do que registrou em 1994. Ao mesmo tempo, os produtores arcaram com a taxa de juros em torno de 2,5 por cento ao mês.

Dias da Mãe
Passados 10 anos da mudança da lei que abriu a possibilidade da guarda compartilhada no Brasil, 79% das decisões judiciais indicam a mãe, unilateralmente, como guardiã dos filhos. “Tal circunstância alerta para o total descumprimento das alterações que tornaram a guarda compartilhada como regra geral nas dissoluções afetivas”, destaca um especialista em Direito de Família.

Parece que gostaram
A paralisação prolongada decorre de um poder que muitos caminhoneiros se autoatribuíram. Parar ônibus em estradas, mandar o motorista abrir a porta, entrar, andar pelo corredor com ar de inspeção e liberar depois de algumas perguntas a passageiros são atitudes que demonstram: devem deixar o volante. A verdadeira vocação é de policiais.

Odebrecht vai pagar e investir
A Odebrecht ganhou um bom gás para dar a volta por cima no pós-Lava Jato. Acertou com cinco bancos brasileiros acordo financeiro que disponibiliza R$ 2,6 bilhões em novos recursos e ao mesmo tempo alonga, com juros menores, dívidas que venceriam no curto prazo. Boa parte do financiamento será para investir na sua construtora, a Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), um dos carros-chefes do faturamento do grupo.

Conversa de candidato
Henrique Meirelles diz que “é preciso reduzir as despesas federais e abrir espaço para diminuir os impostos, inclusive dos combustíveis”. Muito curioso: ele foi presidente do Banco Central (de janeiro de 2003 a janeiro de 2011) e ministro da Fazenda (de maio a 2016 a abril de 2018) e não tomou nenhuma iniciativa. Agora, que concorrerá à Presidência, tem fórmula mágica no bolso do colete.

Para escrever na pedra:
“O poder da observação aguda é comumente chamado de cinismo pelas pessoas que não o possuem.” De Bernard Shaw, escritor e dramaturgo irlandês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.