Capacitação

Oficina sobre o Edital Prêmio Culturas Populares em São Luís

Evento é gratuito e corre hoje, das 9h às 13h com o objetivo de orientar interessados em se inscrever no edital do Ministério da Cultura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
(bumba-boi)

A capital maranhense recebe oficina gratuita para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Edital Culturas Populares do Ministério da Cultura (MinC). O evento é promovido pelo ministério em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e será realizado hoje, das 9h às 13h, na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (Praia Grande).

Para participar não é necessária inscrição prévia. Representantes do MinC estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições. As oficinas serão ministradas nas cinco regiões do país.

O 6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados concedida pelo MinC, desde 2007. Lançado em 27 de abril, em Recife (PE), o prêmio homenageia a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015.

Nesta edição, serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba meu boi, entre outras. Cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017.

O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

Serviço

O quê

Oficina sobre Edital Prêmio Culturas Populares

Quando

Hoje, das 9h às 13h

Onde

Escola de Música Lilah Lisboa de Araújo – Praia Grande

Evento gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.