Livro

Chuva de poemas com a pena de Adriana Gama

Historiadora e professora lança hoje, às 19h, na Livraria Poeme-se, “Mural de nuvens para dias de chuva”, obra publicada pela paulista Penalux, reunindo parte da extensa produção da autora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Adriana Gama lança livro hoje, em São Luís
Adriana Gama lança livro hoje, em São Luís

A historiadora e professora da rede pública de ensino Adriana Gama está estreando na literatura com a primeira publicação voltada para a poesia. Hoje, às 19h, na Livraria Poeme-se (Praia Grande), ela lança o livro “Mural de nuvens para dias de chuva”, com 38 inspirações que escolheu dentre inúmeros escritos. A obra traz poemas de 2009 até 2018. São reflexões acerca da percepção da autora a respeito do mundo, da existência, do cotidiano, entre outros temas. Há inclusive poemas premiados em concursos no estado.

Adriana Gama faz o que se poderia chamar de uma estreia madura. Seus poemas trazem a marca do conhecimento da ferramenta que maneja, fruto da longa e intensa convivência com a poesia de quem escreve desde os 15 anos, embora seu primeiro livro saia aos 38.

Uma convivência alimentada pelo temperamento quieto e observador adquirido na adolescência e pela leitura de vários autores (entre os quais, Carlos Drummond de Andrade), reinou soberano durante a maior parte do tempo, dividindo o amor da poetisa com a obra do paulistano Roberto Piva. “Foi a leitura que mais me desestabilizou das minhas ‘certezas’ literárias. Eu senti o desejo de sair do meu lugar comum de ‘moça comportada’”, rememora.

Daí pra frente, poetas como Ana Cristina Cesar e Chacal foram ampliando um leque cada vez mais diferenciado, onde cabem desde os maranhenses Fernando Abreu (que assina o prefácio dolivro), Celso Borges e Salgado Maranhão, aos grandes nomes da poesia portuguesa atual: Sophia de Melo Breyner, Antonio Ramos Rosa, Matilde Campilho, Adília Lopes, Eugênio de Andrade e Herberto Helder, entre outros.

Adriana Gama vive e trabalha no município de Raposa. É uma das autoras mais prolíficas de sua geração, produzindo quase que diariamente. O que faz crer em uma presença cada vez mais intensa na cena poética nacional. Seus poemas não parecem uma promessa, mas uma entrega.

Serviço

O quê

Lançamento do livro Mural de nuvens para dias de chuva”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Livraria Poeme-se

Preço do livro: R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.