Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O Sesc promoveu na última sexta-feira, na Sala Sesc de Exposições, o lançamento do livro “Azulejos de Fachada em São Luís”, organizado pela pesquisadora Zelinda Lima. O evento foi prestigiado pela Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral; Diretor Regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes e pelo vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelino Ramos Araújo; bem como representantes da cultura maranhense, entidades empresariais e de classe. A obra, apoiada pelo Sesc Maranhão, faz um estudo da azulejaria da capital maranhense. Na foto, Zelinda Lima ladeada pela Diretora de Programas Sociais Regina Soeiro e pela Diretora Regional Rutineia Amaral
O Sesc promoveu na última sexta-feira, na Sala Sesc de Exposições, o lançamento do livro “Azulejos de Fachada em São Luís”, organizado pela pesquisadora Zelinda Lima. O evento foi prestigiado pela Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral; Diretor Regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes e pelo vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Marcelino Ramos Araújo; bem como representantes da cultura maranhense, entidades empresariais e de classe. A obra, apoiada pelo Sesc Maranhão, faz um estudo da azulejaria da capital maranhense. Na foto, Zelinda Lima ladeada pela Diretora de Programas Sociais Regina Soeiro e pela Diretora Regional Rutineia Amaral
O Vice-Presidente do Sistema Sesc-Senac, Marcelino Araújo e o Diretor Regional do Senac José Ahirton Lopes
O Vice-Presidente do Sistema Sesc-Senac, Marcelino Araújo e o Diretor Regional do Senac José Ahirton Lopes

Rédeas de Maracanã
Quem assiste às apresentações dos grupos de bumba meu boi do Maranhão, nem imagina o trabalho que dá para conceber um batalhão sempre animado, organizado e enérgico, para brilhar nos terreiros.
Nos bastidores, sempre há aquelas pessoas que se doam, de corpo e alma, incansavelmente, para que a tradição não morra e a fogueira não se apague.
Um exemplo surge de uma das mais expressivas manifestações folclóricas maranhenses, por representar um projeto centenário, carregado de simbolismos e que revela a cultura de massa. Chama-se Maria José de Lima Soares, presidente do Boi de Maracanã, uma personalidade marcante dentro do grupo folclórico, entre as vozes ressoantes que hasteiam a bandeira da cultura local.
Maria José, certamente, muito aprendeu com o amo Humberto de Maracanã, que foi para o andar de cima em 2015.

Tanque cheio
Desde o começo do imbróglio envolvendo o impeachment de Dilma Rousseff, as Forças Armadas vêm reafirmando: a linha está traçada pela Constituição e se chama garantia da “coesão social”.
A expressão abarca significados amplos, mas limites claros.
Se houver ameaça de caos e convulsão, o tom das reuniões de comando será outro. O Exército é hoje uma das poucas instituições coesas e fortalecidas no Brasil.
Quando faltam comida, água, gasolina, quando a fumaça e o fogo são usados para desenhar o quadro de medo, tudo soa como um convite.
Perdão pela obviedade: não torço, apenas olho o quadro e analiso. O que vejo é muito claro. Quanto mais vazios os tanques, mais aplaudidos serão os tanques.

Semelhança
A Broadway, em Nova Iorque, tem 40 teatros com 500 poltronas cada um. Seu lema é o show não pode parar.
No fim de semana, a revista IstoÉ publicou revelações do ex-ministro Antônio Palocci, feitas em sua delação premiada.
A nova bomba atinge os ex-presidentes Lula e Dilma, além de Gleisi Hoffmann. Ele revela em detalhes a trilha do dinheiro da propina até os petistas.
No Brasil, a política virou show que também não pode parar.

Derrapou na curva
Torna-se cada vez mais evidente que o governo entregou o comando da estatal a um tecnocrata, competente nos números, mas descompromissado com a gestão de problemas do dia a dia do País.
Aumentar e diminuir o preço dos combustíveis com muita frequência deu chance a comerciantes irresponsáveis e desonestos, prejudicando os consumidores.
A propósito: o preço do barril de petróleo está hoje em 80 dólares. Bateu recorde em 2008, chegando a 145 em 2008. Caiu para 110 em 2014. Registrou a mínima de 30 dólares no início de 2016.

Lençóis e Glória Pires
Quem acompanha Glória Pires pelo Instagram, sabe que a atriz, uma das mais completas do cast da TV Globo, só faz elogios ao Maranhão. Recentemente, ela postou foto anunciando o início das férias, ao lado do marido, Orlando Moraes, após o período intenso de gravações da mais recente novela que protagonizou na Rede Globo. Os dois têm empreendimento em Barreirinhas e adoram a prática de rally, uma atividade de aventura que encanta os turistas naquela região.

TRIVIAL VARIADO

A ex-governadora Roseana Sarney era só alegria na segunda-feira. O motivo era o transcurso do aniversário de 17 anos do seu neto Rafael Sarney Murad Muniz, filho Rafaela Sarney Murad Amorim e Carlos Muniz Filho. No dia 1º de junho é ela quem muda de idade.

É raro o brasileiro que desconheça: a inflação arruína tudo e deve ser erradicada se quisermos ter um futuro como nação próspera. Quando o abastecimento de produtos voltar à normalidade, vamos conhecer nos preços os efeitos da paralisação dos caminhoneiros.

Sem o WhatsApp, a paralisação não chegaria nem à metade do que foi alcançado. Com o país dividido em regiões, os coordenadores deram as ordens por mensagens via telefone celular.
Faltando pouco mais de 100 dias para as eleições, a previsão em Brasília era de que toda a atenção ficasse voltada à Copa do Mundo. Depois, o recesso parlamentar e o início formal da campanha. A greve dos caminhoneiros muda a rota.

Achar tempo – e gasolina – para ir ao cinema no meio da confusão passou a ser, também, um ato de bravura, no fim de semana.

Cai o argumento: não dá mais para alguns grupos falarem em perseguição política. Além do ex-presidente Lula, também está preso Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais e tucano até debaixo d’água.

Em momentos de crise, o Senado e a Câmara dos Deputados viram uma cozinha especializada em requentar nada mais do que omeletes.

Reflexo do escândalo envolvendo o Facebook. Entrou em vigor a lei de proteção de dados do usuário. Na Europa.

Cide é a sigla do nome pomposo Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico. Traduz-se como mais uma mordida no bolso dos consumidores. Criada em dezembro de 2001, é cobrada na comercialização de todos os combustíveis. Do total arrecadado, 71 por cento vão para o orçamento da União, e os outros 29 por cento são distribuídos entre os Estados. Os recursos devem ser aplicados em programas ambientais para reduzir os efeitos da poluição; como subsídios à compra de combustíveis e à infra-estrutura de transportes. Nenhum deles é cumprido.

DE RELANCE

Advocacia Pública
O Maranhão marcará presença no II Encontro Nordeste de Advocacia Pública, de 4 a 6 de junho, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), com a presença de procuradores de vários estados do Brasil. O procurador Bruno Tomé Fonseca, que integra a Comissão Científica do evento, proferirá palestra, em Petrolina, durante o painel-sarau “Direito e Arte”, quando abordará a relação entre direito e cinema. O encontro é destinado a procuradores, advogados, estudantes e profissionais do meio jurídico e visa trazer para debate temas atuais e de grande importância para a advocacia pública.

Na região tocantina
Logística e os desdobramentos do setor frente à crise que o Brasil enfrenta em decorrência da greve dos rodoviários foram assuntos discutidos no município de Imperatriz, no fim de semana, por alunos e professores do MBA de Engenharia de Manutenção da Faculdade de Negócios Faene. A instituição, com sede em São Luís, tem braços na região tocantina, oferecendo os MBAs de Engenharia de Manutenção, Projetos, Auditoria, Pessoas, Gestão Empresarial, Engenharia de Automação, Qualidade e Produtividade e Logística e Supply Chain.

Festa com dinheiro público
Haverá saque de 1 bilhão e 716 milhões de reais do Tesouro Nacional para custear despesas das campanhas eleitorais. As maiores participações serão: MDB (234 milhões); PT (212 milhões); PSDB (185 milhões); o PP (131 milhões) e PSB (119 milhões). A lista segue com partidos menores.

Situação
A pauta dos grevistas mostra-se difusa e heterogênea nas reivindicações, encaminhando para uma chantagem à qual o governo não pode se submeter. Significa repassar à população a uma conta que não lhe cabe. Mesmo com o anúncio da trégua, feito domingo à noite, não há unidade entre os caminhoneiros e é difícil prever qual o percentual que voltará a trabalhar.

Glândula tireoide
O diagnóstico de doenças da glândula tireoide tem aumentado consideravelmente no Brasil. Trata-se de um órgão importante, pois possui a capacidade única de captar o iodo ingerido dos alimentos e o reutilizar para produzir o famoso hormônio da tireoide. As alterações estruturais da tireoide consistem nos nódulos que a glândula pode apresentar. Dr. Stênio Roberto, cirurgião Cabeça e Pescoço e um conhecedor do assunto em São Luís, revela que, aproximadamente 85% das vezes, os nódulos são benignos.

Celebridades do eSport no Brasil
O maior campeonato de esportes eletrônicos do Brasil, o WPCUP, será realizado no Shopping São Luís, de 31 de maio a 3 de junho, tendo como uma das apresentadoras, a maranhense Juliana Lopez. O torneio terá vasta programação, com competições de League of Legends, Dota 2, Counter Strike, Fifa 18 e Clash Royale, reunindo alguns dos maiores influenciadores e atletas virtuais da atualidade, jogadores que são verdadeiras celebridades no mundo do eSport no Brasil.

Ensaios no museu
As tardes e noites de sábado, até o dia 2 de junho, são de integração entre grupos folclóricos e os visitantes no Museu Casa de Nhozinho, na Praia Grande. A direção da Casa transformou o pátio em espaço democrático, onde acontecem os ensaios dos grupos de bumba meu boi, de cacuriá e das demais atrações artísticas de danças do período junino. Os ensaios são realizados de forma gratuita por grupos que representam as mais diversas manifestações culturais e que têm relação direta com o período junino maranhense. Os turistas aplaudem.

Na Casa Louvre
A Urban Arts São Luís, dos empresários Fred Guerra e Fernando Cabrera, estará presente em oito ambientes da Casa Louvre, que acontece até o dia 17 de junho, no São Luís Shopping. Estarão em exposição peças do seu diversificado acervo de quadros, que se tornam cada vez mais indispensáveis na composição de um ambiente. Fundada em 2009, a Urban Arts é uma galeria de arte diferente, que oferece um gigantesco acervo.

Para escrever na pedra:
“Boa literatura é aquela que diz algo que não poderia ser dito de outra forma”. Mario Vargas Llosa, Prêmio Nobel de Literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.