São Luís

Vereador cobra cumprimento de lei do botão de alerta

Chico Carvalho diz que Lei Municipal nº 6213, que pode reduzir número de assaltos a ônibus, foi sancionada pela Prefeitura em agosto do ano passado, mas não vem sendo cumprida

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Autor da proposta, Francisco Carvalho diz que cobrará da Prefeitura de São Luís fiscalizações
Autor da proposta, Francisco Carvalho diz que cobrará da Prefeitura de São Luís fiscalizações (chico carvalho)

Nove meses depois de sancionada pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a Lei Municipal nº 6.213 que determina às empresas de transporte público a instalar o botão de alerta, dispositivo que permite motoristas, cobradores e até usuários a informar que está ocorrendo um assalto no coletivo. As empresas tinham 60 dias para fazer as adaptações.

A cobrança para o cumprimento da lei foi do vereador Francisco Carvalho (PSL), autor da proposta que se transformou em lei em agosto de 2017 quando o prefeito Edivaldo Júnior sancionou o projeto de lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de São Luís.

Segundo o vereador, os números de assaltos em São Luís ainda são elevados e o dispositivo ajudaria a reduzir estes dados. De acordo com Carvalho, o botão de alerta já é usado em outras capitais como Belém, Natal e Fortaleza e nestes lugares houve redução acima de 30% nos casos de assaltos no transporte público.

“Eu tenho discutido muito a questão de violência em nossa na cidade. É de nossa responsabilidade o transporte coletivo, por isso, devemos proteger a nossa população da violência é diária e nós já temos uma lei que poderia ajudar a reduzir os assaltos, mas não vem sendo cumprida”, disse o vereador.

De acordo com o Sindicato das Empresas do Transportes (SET), em São Luís, não há registros de qualquer empresa que tenha adotado o botão de alerta. Chegou-se a comentar sobre a possibilidade de adotar o dispositivo, mas não há práticas neste sentido.

Cobrança – Chico Carvalho garante que voltará a cobrar da Prefeitura de São Luís a fiscalização sobre o cumprimento da lei do botão de alerta. Pelas regras, os empresários que descumprir a determinação pode levar multa de R$ 5 mil.

Mais

Os números de assaltos ao transporte coletivo em São Luís já chegou a 199 nos quatro primeiros meses de 2018. Ano passado, foram registrados 580 assaltos o que leva a 1,5 assaltos por dia em 2017. Os números são os repassados pelo Sindicato dos Rodoviários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.