Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
A NOVA MULHER mais bonita do Brasil é uma jornalista: a amazonense Mayra Dias, coroada no concurso realizado sábado, no Rio de Janeiro. Ela é, também, veterana em concursos de beleza. Já participou de vários, perdeu alguns e ganhou outros. Como agora, quando quebrou um jejum de 61 anos de seu Estado no concurso. A última vez em que uma representante do Amazonas venceu a disputa foi em 1957, com Terezinha Morango (hoje, Terezinha Pitigliani), que foi vice-miss Universo daquele ano
A NOVA MULHER mais bonita do Brasil é uma jornalista: a amazonense Mayra Dias, coroada no concurso realizado sábado, no Rio de Janeiro. Ela é, também, veterana em concursos de beleza. Já participou de vários, perdeu alguns e ganhou outros. Como agora, quando quebrou um jejum de 61 anos de seu Estado no concurso. A última vez em que uma representante do Amazonas venceu a disputa foi em 1957, com Terezinha Morango (hoje, Terezinha Pitigliani), que foi vice-miss Universo daquele ano

Facam e Meio Ambiente
Na noite de hoje, a FACAM, do ex-deputado César Bandeira, instala o seu II Simpósio de Ecologia e Meio Ambiente, que reúne em torno do tema as Coordenações dos Cursos de Engenharia, Análise de Sistemas, Segurança do Trabalho, Serviço Social e Administração.
A palestra de abertura será proferida pelo professor PhD Márcio Vaz dos Santos, abordando a questão da balneabilidade de nossas praias e por toda a semana os alunos desses cursos estarão empenhados nas atividades de coleta e descarte de lixo eletrônico, tendo o Colégio Adventista como parceiro nesse projeto.
Fechando a jornada, será exibido filme documentário de Sidney Ramos retratando problemas ambientais do Maranhão, seguido de pé de conversa do premiado repórter da TV Mirante com os alunos.

São João eclético
Os festejos juninos de São Luís este ano contarão com uma miscelânea musical, um cardápio de atrações para todos os gostos.
Além dos convidados já anunciados para o São João da Thay – como Pablo Vittar, Preta Gil, Fernando & Sorocaba e Lucy Alves – o governo do Maranhão já tem a sua programação gratuita.
O cantor e compositor Fagner tem show agendado para 26 de junho na Praça Maria Aragão.
Além do cearense, estão na lista dos arraias abertos ao público os cantores Alceu Valença, Jorge de Altino, Agnaldo Timóteo, Cláudio Fontana, Flávia Bittencourt, Nando Cordel e Lairton dos Teclados.

Eleição na Academia
A Academia Maranhense de Letras já bateu o martelo quanto à data da eleição para a cadeira 25, vaga com o falecimento do jornalista, roteirista e escritor José Louzeiro.
Será no dia 21 de junho, em plena efervescência dos festejos juninos do Maranhão.
Como já divulgado por esta Coluna, o jornalista e escritor Félix Alberto Lima é candidato único à vaga de Louzeiro.
Por falar em Félix Alberto, ele desembarcou sábado com a família em Ribeirão Preto (SP) para comemorar nesse dia os 15 anos do filho João Vitor – que integra a equipe de base do Botafogo paulista.

Caminhões parados
Uma das músicas mais executadas nas rádios do Brasil nos últimos dias seguramente foi “Caminhoneiro”, de Roberto e Erasmo Carlos.
Tudo por conta da paralisação nas estradas que travou a economia do país.
Apesar dos transtornos causados a diferentes segmentos da sociedade, não é exagero afirmar que a greve dos caminhoneiros – que decidiram peitar a destrambelhada política econômica do governo – contou com uma mãozinha da classe média brasileira.

Greve dos caminhoneiros
A paralisação nacional dos caminhoneiros mobilizou os governos estaduais e municipais em busca de medidas emergenciais para evitar o agravamento da crise e o desabastecimento de serviços essenciais e combustíveis.
Tudo para definir ações de contingenciamento no uso de combustíveis, priorizando saúde, segurança e transporte público.
Na maior parte das grandes e médias cidades, a frota do transporte público foi reduzida de 30% e 40%, a exemplo de São Luís.
Os atendimentos hospitalares limitaram-se às emergências e ambulâncias.

Vídeo Bumba Belfast
Nas últimas duas semanas, viralizou nas redes sociais um vídeo gravado em Belfast, na Irlanda, com o auto do bumba-meu-boi de orquestra do Maranhão. As imagens não são novas. Na verdade, foram feitas há uns quatro anos, quando o maestro Francisco Padilha trabalhou como professor visitante na universidade de Belfast. Lá ele deu aulas de cultura brasileira aos irlandeses e conseguiu montar a coreografia do bumba-meu-boi com a interpretação da toada “Como é bonito”.

TRIVIAL VARIADO
Procons começarão a receber hoje reclamações contra postos que morderam o bolso. Prática Abusiva é prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor que trata da elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa.

Se for verdade, merecem cadeia. Comentava-se ontem que em alguns bairros de São Luís, a gasolina vem sendo vendida em garrafas de plástico a 10 reais o litro. Precinho de liquidação…

No mundo da lua: o País enfrenta greve de um sindicalismo selvagem. E o site da Câmara dos Deputados destaca como principal notícia: “Plenário pode retomar nesta segunda-feira votação sobre cadastro positivo.”

Quando os ônibus param por falta de combustível, quem paga o salário dos horistas e diaristas que não chegam aos locais de trabalho? Com que dinheiro vão honrar os compromissos no final do mês?

Há reclamações procedentes dos caminheiros, mas isso não pode levar à transgressão das leis. O direito de ir e vir, por exemplo. Onde fica o interesse público? É crime apedrejar, dar tiros e furar pneus dos que não querem aderir à greve. São atitudes que extrapolam o tolerável.

A Assembleia Legislativa do Maranhão acenderá a fogueira para São João. Para tanto, organiza seu tradicional arraial, onde receberá diversos grupos folclóricos. Este ano, a festa acontecerá em suas instalações, no Cohafuma.

Em pelo menos 14 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) faltou combustível para abastecer as aeronaves no fim de semana. A empresa é responsável por 54 aeroportos em todo o Brasil.

A escassez de combustíveis nos postos de São Luís prejudica inclusive o andamento das aulas nas instituições de ensino. A Universidade Federal do Maranhão, por exemplo, comunicou que não haverá aulas hoje.

As contas de luz em junho terão bandeira tarifária vermelha no patamar 2. Com isso, haverá cobrança extra nas contas de R$ 5,00 a cada 100 quilowatts/hora.

Faltando pouco mais de 100 dias para as eleições, a previsão em Brasília era de que toda a atenção ficasse voltada à Copa do Mundo. Depois, o recesso parlamentar e o início formal da campanha. A greve dos caminhoneiros muda a rota.

DE RELANCE

Odontologia em ação
Alunos do curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior estão desenvolvendo um interessante projeto de extensão. Intitulado “Odontologia em Ação” é posto em prática nas tardes de terça-feira, na Creche Escola Caminho do Saber, onde estudam crianças carentes da Ilhinha. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Luciana Malheiros, as atividades têm como finalidade levar informações sobre saúde bucal, de maneira educativa e preventiva.

Turismo cultural
O curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura, promoverá o I Encontro de Turismo Cultural do Baixo Parnaíba Maranhense, entre os dias 27 e 29 de junho, com o tema “O Quilombo Saco das Almas”. O objetivo é mostrar a culinária, a dança, o canto e a cultura de comunidades tradicionais do Baixo Parnaíba maranhense, destacando o quilombo Saco das Almas, como possibilidades de turismo cultural na região, para que não fique estagnada ou esquecida.

Ação preventiva
Profissionais da Fundação Antonio Dino, instituição que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizam, desde março, ações integradas para a prevenção do câncer de colo do útero em moradoras de bairros carentes da Grande São Luís. Custeado com repasses feitos pelo Certificado de Contribuição Maracap, o Consultório Móvel Amigos da Vida leva atendimento preventivo a comunidades urbanas e rurais de baixa renda.

Reunião da FGV IBRE
Na semana passada, quem esteve em São Luís foi o superintendente-adjunto de Pesquisa de Campo da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Conte, acompanhado da coordenadora de Núcleo da FGV IBRE, Luciana Pereira. Os dois foram recebidos pela representante da FGV IBRE no Maranhão, a supervisora de Pesquisas Econômicas Gisele Lopez. A reunião de alinhamento entre os representantes da mais importante instituição de pesquisa do Brasil aconteceu no hotel Blue Tree Towers, no Calhau.

Reunião da FGV IBRE 2
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) tem a missão de pesquisar, analisar, elaborar e divulgar índices macroeconômicos e pesquisas econômicas aplicadas, que sejam relevantes para a melhoria das políticas públicas ou da ação privada na economia brasileira, estimulando o desenvolvimento econômico e o bem-estar social do país. É o responsável por desenvolver importantes estatísticas econômicas nacionais, tais como os Índices de Preços e as Sondagens Econômicas, utilizadas como principais referências por estudiosos, analistas da economia brasileira e gestores nas esferas pública e privada.

Um teste de paciência
Entre todas as implicações, a greve dos caminhoneiros foi importante para um detalhe: testar a paciência de muita gente. Com as filas quilométricas, muitos condutores precisaram esperar por várias horas para abastecer nos postos. Em São Luís, alguns bateram o recorde de quase cinco horas de espera. Para reabastecer o meu carro enfrentei quase três horas de fila na manhã do último sábado.

Workshop de desempenho
As empresárias Juliana Monteles e Inez Serejo, da FinGest Consultoria, promovem, hoje, o workshop “A pessoa certa no lugar certo”. O objetivo é discutir métodos para melhorar a performance da equipe de trabalho e o desempenho pessoal voltados para a atividade empresarial. O evento terá início às 19h, na sede da Fingest, no São Francisco.

Junho com evento de moda
São Luís vai virar a capital da moda, com a realização do Criative Fashion Show, de 1º a 3 de junho, no Golden Shopping Calhau. A proposta revelará o trabalho de estilistas talentosos e contará com nomes consagrados da alta costura, além do casting de new faces e modelos veteranos nas passarelas no Maranhão, entre eles, Deise D’anne, Júnior Walladão, Larissa Pires, Davi Castro e Carol Sousa.

Para escrever na pedra:
“Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem”. De Jhon Quincy Adams.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.