Cidadania

Ação Global 2018 atrai milhares de pessoas para atendimentos

Corte de cabelo, expedição de documentos, dicas de como fazer currículo para conseguir o primeiro emprego, campanha para arrecadação de livros, atendimentos médicos estavam disponíveis gratuitamente no evento

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Atendimentos de corte de cabelo foram realizados na Ação Global
Atendimentos de corte de cabelo foram realizados na Ação Global

São Luís - Milhares de pessoas usufruíram no último sábado dos mais de 200 serviços oferecidos pela Ação Global 2018, evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Rede Globo (TV Mirante), que aconteceu no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, em São Luís. De acordo com organizadores, ao todo, 53.759 atendimentos foram prestados a 22.261 pessoas. O projeto social começou a atender à população por volta das 8h e se estendeu até às 17h.

Corte de cabelo, expedição de documentos, dicas de como fazer currículo para conseguir o primeiro emprego, campanha para arrecadação de livros, atendimentos médicos, entre outros serviços estavam disponíveis, gratuitamente. A professora Ana Carla Costa Teixeira Rodrigues foi à Ação Global em busca de serviços de saúde. Já tive a oportunidade de aferir a pressão e recebi orientações, com dentistas, sobre o meu aparelho ortodôntico, que está me causando um certo desconforto. Agora vou tentar outros atendimentos médicos”, explicou Rodrigues.

A pedagoga Janete Abreu, de 53 anos, aproveitou o evento para aprender um pouco de artesanato e cortar o cabelo. “Cortei o meu cabelo e agora vim entender mais como se faz artesanato. Gosto muito da Ação Global, porque é uma oportunidade para aprender coisas novas e ter acesso a serviços que não temos no dia a dia”, relatou Abreu.

Acompanhando a esposa que trabalhava na Ação Global, o bancário Flávio Vale aproveitou para levar a filha para ser divertir nos brinquedos. Minha esposa está trabalhando aqui e vim espera-la. Trouxe nossa filha para se divertir um pouco nos brinquedos. É muito legal a Ação Global. Um momento de lazer e cidadania, principalmente para quem não tem acesso aos serviços aqui ofertados”, disse Vale.
Este ano, o projeto social Ação Global teve como tema “Sesi: Educando para transformar” e contou com a colaboração de 3.300 voluntários.

Atendimentos ligados à saúde marcaram os serviços
Atendimentos ligados à saúde marcaram os serviços

SAIBA MAIS:

A Ação Global é um programa realizado pelo Sesi em parceria com a Rede Globo. O projeto visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade.

O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.

Espaços e Serviços da Ação Global 2018:

Espaço Saúde: clínico geral, pediatria, ginecologia, geriatria, psicologia, mastologia, biomedicina, massoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, vacinação, testes rápidos, ações preventivas, odontologia, primeiros socorros e segurança

Espaço Relex: serviços de cabeleireiro, penteado, limpeza de pele, maquiagem, design de sobrancelha e orientações

Espaço Educação: rodas de leitura, jogos, oficinas, orientações, palestras, produções culturais, entre outros

Espaço Esporte: avaliações físicas, oficinas, esportes recreativos e apresentações

Espaço Alimentação: oficinas, atividades de educação alimentar, cursos de nutrição e degustação de produtos

Espaço Cidadania: abertura de contas, informações, emissão de documentos, inscrições para casamento comunitário, agendamento de audiências, consultas judiciais, entre outras.

Mais de 300 casais estão inscritos em união comunitária

Cerca de 80 voluntários trabalharam neste sábado (26) inscrevendo casais para o Casamento Comunitário de São Luís, realizado pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA). As inscrições foram feitas durante a 25ª Ação Global, no Multicenter Sebrae, com a habilitação de mais de 300 casais para formalizarem a união na edição deste ano do Casamento Comunitário de São Luís, que acontece dia 22 de setembro, mês em que o projeto completa 20 anos de implantação e já conta mais de 110 mil uniões.

Esta foi a primeira oportunidade de habilitação para os casais que desejam participar do Casamento de São Luís. As inscrições serão reabertas por outros canais, cujas informações serão divulgadas oportunamente na página da CGJ-MA. O Poder Judiciário também participou da 25ª Ação Global por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC-TJMA) e da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER/TJMA), que orientaram os visitantes sobre os serviços de conciliação e combate à violência contra a mulher e distribuíram materiais informativos.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho Silva, acompanhou e agradeceu o trabalho dos voluntários da CGJ e das cinco zonas de Registro de Civil de Pessoas Naturais de São Luís, durante a realização dos processos de habilitação dos casais, e ressaltou a importância do projeto Casamentos Comunitários tanto para a população quanto para o Poder Judiciário, oferecendo uma oportunidade gratuita para que centenas de pessoas legalizem sua situação civil e contribuindo no fortalecimento da cidadania. Esse ressaltou o caráter visionário, humanista e progressista do criador do projeto Casamentos Comunitários, desembargador Jorge Rachid. “Neste momento o Poder Judiciário fica mais próximo do cidadão e atua em nome do Estado, na execução do seu papel de resolver conflitos sociais”, avaliou.

Legalizado
O jovem casal Felipe Barbosa (25) e Bruna Nunes (24) decidiu aproveitar a oportunidade para legalizar a união estável de seis anos, que gerou duas filhas pequenas. “É uma data em que todos estão de folga do trabalho e podemos nos inscrever para casar gratuitamente, achamos uma oportunidade interessante”, declarou o noivo.

Segundo Rafael Duarte, coordenador das Serventias da CGJ, as inscrições para o casamento comunitário são feitas por meio do esforço dos voluntários, que são treinados previamente para realização do processo e buscam esclarecer todas as dúvidas dos casais. "Lembramos que hoje é apenas o primeiro dia de inscrição, outras formas serão disponibilizadas para que todos os interessados tenham oportunidade", enfatizou o coordenador.

A registradora da 2ª Zona de Pessoas Naturais de São Luís, Rosseline Rodrigues, ressaltou a importância da legalização da união pelos casais, como forma de resguardar direitos e situações da vida civil. “Muitas pessoas já vivem há muitos anos em união estável, e esta é uma grande oportunidade de regularizarem essa situação”, observou.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), juiz Alexandre Abreu, esteve presente na Ação Global 2017 e conversou com os noivos para prestar orientações e tirar dúvidas. A juíza auxiliar da Corregedoria, Francisca Galiza, acompanhou o corregedor no evento. Os registradores das Zonas de Pessoas Naturais de São Luís Maurício Carvalho Santos (1ª); Idália Abraão (3ª); Enoch Ribeiro (4ª); e Núbia Silva (5ª), parceiros do casamento comunitário, também estiveram presentes durante o dia de inscrições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.