Experimento

E aí, você vive sem açúcar?

Até que ponto você sabe que não está viciado em um tipo de alimento? A professora de inglês e atleta de Crossfit Fernanda Surian pesquisou muito sobre o tema e fez uma experiência com o próprio corpo e afirma: há vida após o açúcar ser banido da dieta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Atleta diz que experiência sem açúcar é positiva
Atleta diz que experiência sem açúcar é positiva (açucar)

São Paulo - Você vive sem açúcar? Essa pergunta é tão importante que você deveria fazer uma lista dos alimentos que consome todos os dias para descobrir a resposta. Para a atleta Crossfit Fernanda Surian, era algo muito difícil até que ela se propôs a uma experiência drástica: “eu pesquisei muito e as informações são alarmantes. Se você não for alguém realmente preocupado com a alimentação e com os resultados dela para seu organismo, certamente você não passa um só dia sem açúcar. E não esqueça que toda farinha branca se transforma em açúcar assim que você a engole. Ficou assustado? Pois devia mesmo”, enfatiza a atleta.

Fernanda conta: “Eu tinha muita inflamação no corpo e, no final de 2017, fiz uma primeira tentativa, quando tirei os doces da dieta. Não deu certo e logo voltei. Agora, estou há mais de 30 dias sem consumir açúcar. Tomei essa decisão depois de fazer o curso Crossfit Level One, no final do ano passado. A ideia é mesmo muito empírica: você tem que retirar um alimento da sua dieta por 3 semanas e depois introduzi-los aos poucos, observando as reações do seu organismo”.

Fernanda também revela que, para ela, funcionou tirar todo o açúcar e não apenas os doces: “eliminei o açúcar mesmo e todo alimentado industrializado em que ele está presente. Na primeira semana tirei também o glúten, e reintroduzi devagar a partir da segunda semana. Não fez diferença! Ou seja, meu problema é mesmo com o açúcar”.

O mais importante dessa experiência, os resultados: “eu sei que é bem complicado, na nossa realidade de hoje, fazer uma dieta 100% sem açúcar, porque isso realmente significa consumir mais produtos in natura. Mas os resultados estão sendo espetaculares. Basicamente, meu corpo ficou mais leve e menos inflamado, o que significa que as dores do pós-treino foram reduzidas e em um nível muito satisfatório!”.

Para Fernanda Surian, está sendo uma experiência extremamente positiva, mas será que funciona para todo mundo? Ela lembra: “cada um responde de forma diferente aos alimentos, então, antes de entrar em uma aventura dessas (acredite, é punk!), tem que entender primeiro o que está te fazendo mal e consultar uma nutricionista!”

A questão é que existe uma série de alimentos que podem causar inflamação crônica no organismo (lembrando que tumores crescem exatamente em ambientes inflamados), e talvez você esteja se sentindo mal porque está comento errado. E apesar de muitos dos alimentos que contém corantes, adoçantes, alimentos feitos com farinha branca, entre outros, serem prejudiciais para todo mundo, é claro que somos únicos e cada caso é diferente. Então, vale novamente lembrar que o acompanhamento nutricional é fundamental.

“O ideal é buscar ajuda profissional, de um nutricionista ou nutrólogo e descobrir juntos os alimentos mais adequados para cada caso”, completa Fernanda Surian.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.