Cemulher

Judiciário realiza III Semana Estadual de Valorização da Mulher

No dia 8 de junho ocorrerá a abertura oficial do evento com o lançamento da campanha “ElesPorElas” (HeForShe), inspirada no movimento criado pela ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - Começa no dia 8 de junho, no Fórum de São Luís, a III Semana Estadual de Valorização da Mulher, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher), com o apoio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Escola Superior da Magistratura (Esmam) e da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma).

Na abertura oficial do evento, ocorrerá o lançamento da campanha “ElesPorElas” (HeForShe), inspirada no movimento criado pela ONU Mulheres, uma entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O movimento é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Até o dia 15 de junho, a programação segue com atividades direcionadas às mulheres encarceradas, diálogo com os cidadãos em feiras livres, exposição artística e cultural, orientações à comunidade com distribuição de materiais informativos sobre prevenção e combate à violência contra a mulher, palestras e ações educativas nas comarcas da capital e do interior do Estado.

No dia 9 de junho (sábado), haverá distribuição de folhetos e cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, no ensaio geral do Boi de Maracanã, zona rural de São Luís. No domingo, dia 10, a distribuição de material informativo será na Feirinha de São Luís, na Praça Benedito Leite.

Seminário

Como parte da III Semana Estadual de Valorização da Mulher, será realizado o Seminário “Violência de Gênero - Desafios e Perspectivas para a Proteção Integral das Mulheres", nos dias 11 e 12 de junho, reunindo palestrantes de renome nacional e local, no âmbito das questões sociais e legais que envolvem a efetividade dos direitos fundamentais femininos.

São 240 vagas disponíveis, sendo 50 para magistrados e 40 para servidores do Judiciário. As inscrições vão até o dia 1º de junho, pelo sistema Tutor, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam) – e outras 150 para instituições parcerias.

Foram reservadas vagas para promotores de Justiça (30), defensores públicos (30), delegados de polícia (20) e advogados (20), cujas inscrições serão realizadas nas próprias instituições de origem em listas a serem encaminhadas à Cemulher. Já os representantes da Rede de Amparo às Mulheres (25) e estudantes (25) podem se inscrever por meio de mensagem enviada ao e-mail seminariocemulher@gmail.com, com nome completo do participante, CPF, cargo, instituição e telefone para contato. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (98) 3221 4500 e 3261 6284 (Cemulher).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.