Cidadania

Ação Global acontece neste sábado, 26, com diversos serviços gratuitos

De acordo com os organizadores do projeto social, a expectativa é de que, em um único dia, sejam realizados cerca de 250 mil atendimentos; corte de cabelo, expedição de documentos, atendimentos médicos, entre outros, estarão disponíveis gratuitamente

Daniel Júnior

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Parte da estrutura montada no Multicenter Sebrae para a realização, neste sábado, 26, da Ação Global 2018
Parte da estrutura montada no Multicenter Sebrae para a realização, neste sábado, 26, da Ação Global 2018 (Parte da estrutura montada no Multicenter Sebrae para a realização, neste sábado, 26, da Ação Global 2018)

SÃO LUÍS - Um número de 50 mil pessoas é esperado na Ação Global 2018, que acontece hoje,26, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, em São Luís, das 8h às 17h. O projeto social, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Rede Globo (TV Mirante), tem o objetivo de prestar serviços essenciais à população de baixa renda.

De acordo com os organizadores da Ação Global, a expectativa é de que, em um único dia, sejam realizados cerca de 250 mil atendimentos à população de baixa renda, que habita nos bairros da área do Cohafuma e adjacências. É esperado um público de 50 mil pessoas, no dia do mutirão, para usufruir de oferta gratuita dos serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, esporte e lazer. Este ano, o evento conta com a participação de 300 parceiros, enquanto foram 258 em 2017.

Este ano, o projeto social Ação Global tem como tema “Sesi: Educando para transformar”. Corte de cabelo, expedição de documentos, dicas de como fazer currículo para conseguir o primeiro emprego, distribuição de livros doados, atendimentos médicos, entre outros serviços, estarão disponíveis à população. Tudo gratuitamente. Mais de 200 serviços estarão disponíveis ao público.

O que é Ação Global

A Ação Global é um programa realizado pelo Sesi, em parceria com a Rede Globo. O projeto visa oferecer serviços relevantes e gratuitos à população brasileira. A união de uma rede única, em todo o país, formada por parceiros do poder público, ONGs, voluntários, pequenas, médias e grandes empresas tem garantido a oferta de mais de 40 serviços diferenciados e de qualidade.

O evento facilita o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Quem nunca teve uma certidão de nascimento, cédula de identidade, CPF ou título de eleitor pode, finalmente, passar a fazer parte das estatísticas oficiais do país. Também se viabiliza a união pelo casamento ou a separação pelo divórcio, marcos que hoje custam caro para qualquer um.

FIQUE POR DENTRO

Espaços e Serviços

- Espaço Saúde: clínico geral, pediatria, ginecologia, geriatria, psicologia, mastologia, biomedicina, massoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, vacinação, testes rápidos, ações preventivas, odontologia, primeiros socorros e segurança

- Espaço Relax: serviços de cabeleireiro, penteado, limpeza de pele, maquiagem, design de sobrancelha e orientações

- Espaço Educação: rodas de leitura, jogos, oficinas, orientações, palestras, produções culturais, entre outros

- Espaço Esporte: avaliações físicas, oficinas, esportes recreativos e apresentações

- Espaço Alimentação: oficinas, atividades de educação alimentar, cursos de nutrição e degustação de produtos

- Espaço Cidadania: abertura de contas, informações, emissão de documentos, inscrições para casamento comunitário, agendamento de audiências, consultas judiciais, entre outras

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.